Yubertson Miranda

O que significa sonhar com arma?

Sonho com arma pode representar rebeldia, agressividade e fuga de situações. Saiba como interpretar | Glossário Personare

O que significa sonhar com arma?

Sonhar com arma pode representar a nossa vontade de fazer e acontecer, impaciência e a força impulsiva, agressiva e impositiva que nos move. A arma é um símbolo yang, ou seja, da energia masculina, a qual é voltada para se impor, ir atrás, fecundar, gerar, criar. Portanto, pode ser que este lado de nossa natureza esteja preponderando quando sonhamos com alguma arma.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com arma

  • Você está com uma arma que disfere tiros ou é um punhal ou espada, por exemplo?
  • Você está agredindo ou se defendo com agressividade?
  • É você que atira e usa a arma ou alguém ou algo a usa contra você?
  • Sua arma está funcionando ou tem algum defeito?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com arma

  • Você se sente mais impaciente e irritado com as pessoas? Está agindo de forma muito agressiva ou usando as palavras de forma ferina?
  • Considera-se recebendo muitas críticas e desaprovação? Como está reagindo? Defende-se agressivamente?
  • Está agindo de forma excessivamente impositiva, combativa e impulsiva?
  • Percebe-se mais motivado a realizar o que quer? Há muita vontade de vencer, enfrentar os desafios e conquistar o que você tanto almeja?
  • Está ferindo as pessoas com o modo como vem agindo ou é você quem se sente ferido pelo jeito agressivo e ríspido das pessoas com as quais está se relacionando?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com arma:

Sonhar que está segurando uma arma

Quando o sonhador segura uma arma de fogo, pode ser que ele não queira se envolver diretamente com certos desafios ou conflitos. Já quando se trata de uma arma branca, a disposição para estar presente e notoriamente atuante nas situações desafiantes ou conflitantes é maior.

Sonhar que está usando a arma

Se, em seu sonho, você está usando a arma, preste bastante atenção em qual pessoa é alvo de sua ação armada, porque o que ela representa (suas características, o tipo de situação mais marcante pela qual ela passou ou a fase que ela está vivendo) (link) está de alguma maneira tirando você do sério. Você pode estar inconformado por notar tais características em si mesmo ou por lidar com uma circunstância semelhante à que essa pessoa já viveu ou vive. Está reagindo com rebeldia, impaciência e agressividade diante desses fatos.

Sonhar que é alvo de tiros

Caso você esteja sendo alvo dos tiros ou do uso da arma de outra pessoa, observe o quanto você está se defendendo dessas características. Vamos supor que essa pessoa seja bem disciplinada e ame fazer atividades físicas – a sua reação defensiva no sonho pode retratar a sua resistência em cuidar mais do seu corpo e da sua saúde. Em outras palavras, é uma parte de si mesmo que está lutando.

Sonhar que a arma está com defeito

Nos sonhos em que a arma do sonhador está com algum defeito, pode ser que ele não esteja conseguindo o que quer. Encontra-se com dificuldades para exercer sua vontade e alcançar seus objetivos. Talvez faltem condições mais propícias de ter o que deseja.

Vontade de conquistar objetivos

É interessante notar que a arma – seja um revólver, uma espada, um punhal, uma metralhadora ou qualquer outro objeto que possa atingir e ferir o(s) outro(s) – é uma extensão da nossa vontade. As mãos humanas só chegam até determinado ponto; com uma espada ou um revólver, no entanto, ela alcança uma distância maior. Atinge um alvo mais longe. Por isso, esse objeto tende a representar a expressão do que nós queremos, qual a ação que estamos dispostos a tomar ou o alcance do nosso desejo. Enfim, é uma manifestação da nossa vontade, e, muitas vezes, uma imposição do que desejamos.

Agressividade pode ser autodefesa

Quando precisamos usar uma arma, há uma violência nessa ação, estamos querendo conquistar de forma impositiva e agressiva. O diálogo e o entendimento diplomático não estão sendo usados. Portanto, a arma é um símbolo de agressividade, porque, através do uso desse objeto, nosso objetivo é ferir alguém ou algum animal, por exemplo – tudo em prol da vitória, de se atingir um resultado. Claro que poderemos estar nos defendendo em um sonho no qual usamos uma arma, mas, mesmo assim, é uma defesa agressiva. Sendo assim, simbolicamente falando, usar um revólver, um punhal ou outro instrumento com essa finalidade representa uma ação repleta de agressividade, rispidez. Temos a intenção de ferir, de machucar ou mesmo aniquilar alguma ameaça ou obstáculo.

Não por acaso, há uma forte probabilidade de usarmos as palavras de forma bem virulenta quando ocorrem tiros em nossos sonhos – são as palavras que ferem. Elas alcançam muita gente ao nosso redor, justamente por “soltarmos o verbo” de forma bem agressiva, imprudente e ferina em nossas conversas cotidianas.

Pode ser simplesmente que nossa vontade, nesta fase em que sonhamos com uma arma, esteja fortemente dirigida para uma meta. E estamos predispostos a brigar, lutar e enfrentar os desafios que surgirem nesse processo.

Nossos especialistas

Yubertson Miranda é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo. Formou-se em Filosofia pela PUC-MG.

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista e pós-graduada em Psicologia Analítica. Em seus atendimentos, utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais