O que significa sonhar com aranha?

Saiba o que significam sonhos com ataque de aranha, medo de aranha e aranhas grandes ou pequenas, entre outros | Glossário Personare

Sonhar com aranha pode significar, em termos simbólicos, duas polaridades bem evidentes. De um lado, um significado. De outro, o seu oposto.

O primeiro representa a fragilidade de uma teia , obra criada pela aranha que pode ser desfeita facilmente. Simbolicamente falando, pode indicar as ilusões que criamos, os sonhos que tecemos, mas que são facilmente desmanchados pela realidade.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com aranha

  • Você está sendo atacado por uma aranha?
  • Há repulsa ou harmonia entre você e esse animal?
  • A aranha é gigante ou pequena?
  • Você se vê, no sonho, com elementos oníricos que representam ilusão, tais como voando, num mundo mágico e colorido, ou mesmo com animais alados?
  • Ou em seu sonho com aranha você se encontra num ambiente costumeiro, com detalhes práticos que retratam fielmente a realidade em que vive?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com aranha

  • Você está numa fase em que sente poder para criar o seu próprio destino? Considera-se capaz de fazer suas próprias escolhas e mudar sua realidade?
  • Está questionando o quanto de livre-arbítrio possui? Você se vê impossibilitado de mudar determinadas situações? Resta apenas se submeter, se adaptar e cumprir com a realidade que se apresenta neste seu momento existencial?
  • De que maneira pode usar o seu livre-arbítrio para aceitar o seu destino e cumpri-lo com honra?
  • Aquilo que está sonhando não passa de um devaneio, uma fuga da realidade? Ou você considera esse desejo um chamado, um clamor de sua alma, algo para o qual está destinado a viver?

Entenda as possíveis aplicações de sonhar com aranha:

Sonhar que é atacado por uma aranha

O modo como o sonhador reage à presença da aranha no sonho pode revelar muito da sua reação frente a certas situações e à sua maneira de exercer o livre-arbítrio. Por exemplo, se você está sendo atacado por uma aranha, pode ser que seja um eletrochoque psíquico em que o inconsciente chama urgentemente a sua atenção para o fato de que não está percebendo algo que está no seu destino. Algo a ser aceito ou desenvolvido, enfim, vivido.

Sonhar que sente repulsa pela aranha

Se o sonhador sente repulsa pela aranha no sonho, pode representar certa rebeldia em aceitar o destino, a recusa a admitir que não tem o controle sobre tudo. No entanto, é necessário se adaptar a certas circunstâncias que não podem ser mudadas no momento.

Sonhar que interage com a aranha

Por outro lado, se há uma interação harmoniosa entre você e a aranha, pode ser que esteja receptivo a seguir o seu destino.

Sonhar com uma aranha grande

Caso a aranha do seu sonho seja grande, isso pode representar que você não está enxergando a força do seu destino.

Sonhar com uma aranha pequena

E se ela for pequena, seu inconsciente talvez esteja te falando que será nos detalhes do dia a dia que perceberá a importância de certas decisões – as quais te guiarão para o caminho que sua alma clama seguir para se sentir satisfeita, plena.

Sonhar com um contexto mágico

Uma das estratégias para descobrir se o sonho envolvendo a aranha está pendendo mais para uma fase em que você está se iludindo ou em que você está aceitando bem a realidade é justamente a de prestar atenção aos outros cenários e elementos do sonho. Se há uma preponderância de fatores que enaltecem a ilusão, algo muito mágico e nem um pouco verídico, a aranha estará representando os perigos das situações ilusórias.

Sonhar com um contexto real

Se, por sua vez, há muitos elementos que fazem o sonho ser mais visto como uma reprodução de atividades e circunstâncias reais, práticas, aí será um indicador de que a aranha está simbolizando o chamado real do seu destino.

Dualidade entre seguir o destino ou traçá-lo

Um dos significados diz respeito à força do nosso Chamado, a capaidade de seguir as linhas traçadas pelo destino. Basta nos lembrarmos das Moiras, seres da mitologia grega, as tecelãs do próprio destino. Cloto, Átropos e Lachesis se dedicavam à tecelagem que estava por trás de cada Caminho Existencial. Inclusive, nem mesmo os deuses podiam transgredir suas leis…

Interessante é notar essas duas facetas do simbolismo da aranha no confronto entre Aracne (mortal) e Atena (deusa). Enquanto a Deusa da Razão Superior bordava os doze deuses do Olimpo em toda a sua majestade, colocando nas quatro pontas de seu trabalho os castigos sofridos pelos mortais que ousaram desafiá-los, Aracne pôs a representar em seu bordado os amores dos deuses por mortais.

Daí a dualidade desses significados da aranha. Aceitar e seguir o nosso destino ou traçá-lo? Até que ponto é errada a nossa decisão de fazer escolhas, de que “destino é a gente que faz”? Até que ponto devemos nos submeter ao destino que já está traçado? Esses questionamentos podem ser bem úteis quando sonhamos com uma aranha, além, claro, de indicar essa intercessão entre o mundo divino e o mundo humano. Em outras palavras, a aranha representando o animal psicopompo, isto é, que exerce a função de intercessora entre a divindade e o homem.

Início e fim de ciclos

“Todas essas qualidades de criadora, pressagiadora, condutora de almas e, portanto, de intercessora entre os mundos divino e humano fazem com que a aranha simbolize também um grau superior de iniciação.” (página 72, Dicionário de Símbolos).

Em termos práticos, o que seria uma iniciação nos tempos de hoje? Seria uma fase de transição, entre a infância e a juventude, por exemplo. Entre a juventude e a fase adulta. Quando alguém sai de uma faculdade e ingressa no mercado de trabalho. O casamento ou o nascimento de um filho. Ou seja, o fim de um ciclo e o início de outro, com todos os desafios dessas novas experiências. Assim, a aranha também pode representar que o sonhador encontra-se numa etapa de sua vida em que está passando por uma profunda mudança.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo. Também é autor das análises de Numerologia do Personare.

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.