Equipe Personare

O que significa sonhar com amigos?

Da disposição para ampliar o seu ciclo social ao medo de se impor. Entenda mais || Glossário Personare

Da disposição para ampliar o seu ciclo social ao medo de se impor. Entenda mais || Glossário Personare

O que significa sonhar com amigos?

Como se diz, amigos são a família que nós escolhemos. É o grupo ao qual decidimos pertencer e participar. Consequentemente, a nível simbólico, quando se sonha com amigos, isso pode representar uma predisposição a fazer parte de um grupo, a sentir o prazer de estar ao lado de quem se gosta e a viver uma época de maior socialização.

+ Você dá atenção aos seus sonhos?

Nessa mesma linha de interpretação, na vida, muitas vezes, nos sentimos solitários ou até mesmo desamparados. Sonhar com amigos pode denotar, então, a vivência desta fase existencial mais introspectiva, a qual evidencia uma necessidade de pertencer a um círculo social e, assim, aplacarmos o vazio existencial da solidão.

+ Como lidar com a solidão?

Nossos amigos indicam ainda muito sobre nossos gostos e valores. Dessa forma, o sonho com a “nossa tribo” pode revelar detalhes sobre a importância de enaltecer aquilo que apreciamos no ser humano e na vida. Além disso, pode nos mostrar também o quanto estamos tão identificados com determinados valores que acabamos por desmerecer outras perspectivas.

Há inclusive a possibilidade de esse tipo de sonho nos alertar para a repressão interna de certos desejos que irão contra o grupo, para não sentirmos a dor da exclusão, do preconceito e a angústia de bancar ideias divergentes das que a maioria das pessoas defende.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Você está sendo excluído de algum grupo de amigos, com dificuldades de fazer amizade ou se desentendendo com seus amigos? Está acatando passivamente o que a maioria decide? Você deixa de seguir algum caminho para ir junto com os amigos?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  1. Você se sente solitário e desejando fazer parte de algum grupo? Almeja ser aceito pelas pessoas de uma “tribo”?
  2. Vem questionando suas amizades e sua postura interpessoal? De que forma você pode ser mais solidário e fraterno?
  3. Está almejando certos projetos que inevitavelmente desagradarão a alguns amigos e poderão gerar discordâncias e atritos com certas pessoas?
  4. Até que ponto pertencer a um grupo lhe permite ser fiel a si mesmo? Vale a pena calar a sua voz para seguir incondicionalmente os princípios da maioria? Ou a fase em que se encontra pede uma maior renúncia pessoal para a harmonia do grupo?
  5. Você está sofrendo preconceito ou mesmo sendo preconceituoso? De que forma pode valorizar as diferenças e ainda assim construir laços de amizade mutuamente satisfatórios?
  6. Seus valores são realmente seus ou você está reproduzindo uma forma de agir apenas para ser aceito socialmente? Que tal refletir sobre o que verdadeiramente valoriza e é importante ser mantido, e se desapegar de conceitos que já não fazem mais sentido?

Possíveis aplicações:

Quando no sonho a pessoa está com problemas de interação com os amigos, isso pode representar uma fase em que ela não está concordando com a maioria nem com a tribo da qual faz parte no seu dia a dia. Será importante, então, refletir até que ponto lhe fará bem reprimir suas discordâncias ou aceitar prontamente valores preconceituosos.

quando o sonhador sofre uma exclusão, isso tende a indicar que em suas interações sociais cotidianas há algum tipo de inadequação ou desconforto diante dos outros. Essa situação também sugere a necessidade de desenvolver uma postura mais flexível diante de suas amizades, a fim de ter a sua própria identidade resguardada e respeitar as opiniões e valores alheios.

+ 5 dicas para quem é dependente dos amigos

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais