Thaís Khoury
  • Por Thaís Khoury
  • Leia em 2 min.
  • 10/11/2015
  • Atualizado em 02/08/2018 às 13:27

O que significa sonhar com aliança?

Uma aliança corresponde a uma união tanto matrimonial quanto simbólica. Veja significados desse tipo de sonho | Glossário Personare

O que significa sonhar com aliança?

Aliança é aquilo que cria elo, que estabelece ligação, conexão. Em nossa sociedade, a aliança é símbolo da união de um casal, feita em metal nobre para que seja duradoura. Essa ideia carrega preceitos religiosos do casamento eterno. Entretanto, existem também as alianças simbólicas, isto é, alianças entre amigos, entre pais e filhos, com a natureza… A aliança como uma conexão emocional e que pode ser manifestada por qualquer objeto que não necessariamente um anel. Por essa razão, em um sonho, tais aspectos devem ser considerados.

Uma aliança pressupõe uma troca entre duas ou mais pessoas. O Tao, um antigo conceito da sabedoria chinesa, representa bem essa ideia, quando observamos que há um ponto preto no espaço branco e um ponto branco no espaço preto – o símbolo Yin e Yang. Da mesma maneira, em uma aliança entre pessoas, cada uma das partes contém um pouco da outra, emocionalmente.

Uma aliança pode representar uma união benéfica ou maléfica dependendo do contexto do sonho. É importante atentar para outros símbolos conjugados que permitam um entendimento mais amplo.

Perguntas para entender melhor o seu sonho

A interpretação de um sonho, através de perguntas que explorem o seu simbolismo e a relação entre os símbolos nele contidos e as nossas vivências, se chama amplificação. Nesse processo, podemos compreender o que o nosso inconsciente quer nos dizer sobre alguma situação pela qual estejamos passando, seja ela difícil ou agradável.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Como é essa aliança? Ela é um objeto concreto ou ela é sentida pelo sonhador como uma conexão emocional?

Do que ela é feita? Por que ela acontece? Essa aliança une quem ou o que? Que sentimentos esse objeto ou ideia suscitam no sonhador?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  • Com quais aspectos construtivos e destrutivos de minha personalidade estou me unindo para atuar no mundo?
  • De que maneira estabeleço conexões e parcerias em minha vida?
  • O que me permite ou impede de criar laços em minha vida?

Possíveis aplicações

Sonhar com uma aliança num ritual de casamento pode indicar que o sonhador está unindo partes opostas ou diferentes em si mesmo, bem como se conectando a aspectos complementares da personalidade. Podemos dizer que o sonhador está se comprometendo com ele próprio em algum nível.

Uma aliança que é jogada fora pode indicar que conexões antes significativas agora perderam seu sentido, o que pode sugerir uma ruptura ou liberação para novas conexões.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais