O que significa sonhar com águia?

Foco, poder e espiritualidade. Saiba qual simbolismo da águia predomina em seu sonho | Glossário Personare

Por ser considerada a “rainha das aves”, sonhar com águia pode indicar um grande desejo por evoluir, crescer e ser capaz de estar acima dos problemas. O sonhador talvez esteja numa fase em que se sinta apto a encarar os desafios deste período com um maior distanciamento e, ao mesmo tempo, com um foco poderoso. A águia é capaz de enxergar a sua presa a uma ampla distância e, quando decide mergulhar para captura-la, vem com tudo.

O simbolismo da águia também guarda a conotação de estados espirituais superiores. Em outras palavras, quem sonha com esse animal pode estar num processo intenso de busca pelo autoconhecimento e pela espiritualidade.

quem sonha com esse animal pode estar num processo intenso de busca pelo autoconhecimento e pela espiritualidade.

Tal como o Dicionário de Símbolos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (Editora José Olympio) aponta, “os salmos fazem dela um símbolo de regeneração espiritual, como a fênix” (pg 22-3). Um período de profundas mudanças pode estar por vir na vida do sonhador.

Considerada por muitos como um psicopompo, simbolicamente, a águia é o animal que guia os que desejam iniciar algo ou promover alguma transição na vida. Deixa-se um nível de maturidade e consciência para trás, a fim de alcançar outro patamar. Muitas vezes, essa mudança existencial vem acompanhada de uma nova experiência, tal como terminar a faculdade e ingressar no mercado de trabalho, um casamento ou o nascimento de um filho.

É notório, portanto, o quanto a águia é um simbolismo fortemente associado ao poder. Poder de renascer, de se elevar e conseguir alcançar os objetivos e novos níveis na vida. Enfim, um poder espiritual. Não por acaso, os místicos da idade média comparam a oração às asas da águia, as quais se elevam em direção à luz.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.

O perigo, claro, é o do poder subir à cabeça e ser usado como força dominadora, controladora e impositiva. Dessa forma, valerá a pena o sonhador se observar no dia a dia, a fim de verificar se não está se considerando “acima do bem e do mal”, em um complexo de superioridade, justamente, por estar conseguindo o que quer e por ter alcançado um patamar elevado, seja na sua vida profissional, escolar ou pessoal.

Primeiro Passo: Refletir sobre o contexto do sonho

No sonho, você é a águia ou apenas a observa voando? Ela está no topo de alguma montanha, parada ou vai em direção a alguma presa? Há interação entre você e a águia? Como você se comporta nesta interação? Tem medo? Tem atração pela águia? Você quer e consegue capturá-la ou não tem êxito em sua investida?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  1. Percebe em você um ímpeto de evoluir, crescer, ser importante e reconhecido? Está em busca de poder?
  2. Você vem se sentindo mais focado e corajoso para vencer os desafios, superar os problemas e alcançar seus objetivos?
  3. Você está disposto a se enxergar melhor, dedicar-se mais à espiritualidade e ao autoconhecimento?
  4. Tem vivido uma mudança significativa em sua vida? Está passando por uma fase de transição e transformação, indo para um novo nível em alguma área da sua vida?
  5. Vem exercendo seu poder pessoal de forma autoritária, impositiva e controladora? Ou vem precisando se autoafirmar com mais assertividade e autoconfiança, graças ao estímulo de algum embate de poder com uma figura de autoridade?

Possíveis aplicações

Caso seja a águia no seu sonho,

Você pode estar realmente se sentindo poderoso, corajoso, focado e comprometido com seus objetivos. No entanto, se está apenas a observando voar, perceba se você está refletindo mais a respeito do poder, da espiritualidade e do conhecimento.

 

Se a águia está no topo de uma montanha,

quem sabe você pode estar à espera de uma oportunidade para exercer o poder, sua autoridade… Ou mesmo observando os acontecimentos de um modo mais objetivo e consciente?

 

Se a águia está indo em direção a alguma presa,

 

Valerá a pena conferir no sonho como está esse processo. Quais obstáculos ou eventos ocorrem? Isso pode lhe ajudar a se preparar para superar certos percalços que podem aparecer enquanto tenta alcançar um objetivo que você quer muito e se dedica.

 

Interação

No entanto, se existe uma interação com a águia e há medo, tente observar se você tem medo de seu próprio poder, medo de passar por uma profunda mudança.

 

 

Atração

E, por fim, se há atração pela águia, talvez você esteja com uma maior receptividade para desenvolver os atributos e comportamentos associados a esse animal, salientados acima.

 

 

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.