Thaís Khoury
  • Por Thaís Khoury
  • Leia em 3 min.
  • 09/11/2016
  • Atualizado em 02/08/2018 às 13:06

O que significa sonhar com água?

Sonhos com água pedem atenção a questões emocionais e espirituais. Conheça o simbolismo desse elemento | Glossário Personare

O que significa sonhar com água?

Sonhar com água pode estar relacionado às  emoções. Além disso, o contexto em que esta água se apresenta pode indicar a forma com que estamos lidando com esses sentimentos.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com água

  • De onde provem essa água: de um rio, do oceano, de uma poça, um aquário, um tsunami?
  • Qual a interação do sonhador com essa água?
  • Está limpa, turva, parada, cheia de vida, contaminada?
  • Em que contexto se encontra o símbolo?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com água

  • Que emoções e sentimentos cultivo internamente?
  • Expresso emoções e sentimentos livremente ou os contenho defensivamente?
  • Sou invadido por minhas emoções e fico incapacitado de ver como estou atuando em minhas relações?
  • Como lido com minha própria expressão criativa?

POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES

Para mais interpretações, verifique a série de verbetes sobre este elemento:

Importância da água

A água é o elemento primordial à existência da vida neste planeta. 70% do nosso corpo é constituído por água. Ela está na chuva, nos rios, mares, oceanos e também em nossas torneiras, chuveiros e máquinas de lavar. É um recurso do qual somos absolutamente dependentes e que, muitas vezes, não o reverenciamos devidamente em sua importância.

A água não possui forma. Ela adquire a forma de seu recipiente e sua ação se dá pela fluidez, continuidade e persistência, como diria o famoso ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, isto é, a água não poderia contra uma pedra de maneira imediata, mas sua ação lenta e constante é capaz de transformar os obstáculos e contenções em seu caminho, tornando-os um leito para sua passagem.

Ligação com o emocional

Simbolicamente, a água está fortemente relacionada às emoções e pode nos falar dessa dimensão psíquica em nós. É bastante diferente sonhar com uma poça de água e com um tsunami. Da mesma maneira, nos traz diferentes informações um sonho em que a água está represada e outro em que a água flui. Outro aspecto muito fortemente ligado à água é o da purificação. As limpezas física, mental e espiritual estão presentes no simbolismo da água benta, da imersão na água do batismo, da água energizada do espiritismo, entre outros rituais. A água também pode ser turva, pode conter peixes e outros seres, pode ser um espelho d’água, o que fala de sua dimensão criativa, fértil e profunda, ou o seu contrário.

Contexto histórico

Algumas divindades mitológicas e religiosas estão associadas a esse elemento, como Iemanjá, Poseidon, Narciso, as sereias e Anuket, entre outros. Elas têm em comum suas personalidades inconstantes, furiosas, envolventes, encantadoras, criativas e paradoxalmente destrutivas.

NOSSOS ESPECIALISTAS

– Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

– Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo. Também é autor das análises de Numerologia do Personare.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais