O que significa sonhar com afogamento?

Afogar-se no sonho indica sacrifício de aspectos da personalidade ou necessidade de aprofundamento em determinadas questões. Entenda | Glossário Personare

O que significa sonhar com afogamento?

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

Um afogamento é a impossibilidade de respiração pelo excesso de um elemento natural, seja a água ou até mesmo o ar (por exemplo, na queda livre), que excedem a capacidade pulmonar humana. Geralmente ocorre por uma invasão do elemento externo ou por uma produção exacerbada do meio interno (líquido nos pulmões). São situações bastante desesperadoras e podem ser ocasionadas propositalmente, como um crime de assassinato, acidentalmente ou até mesmo por motivo de doença. Um afogamento nem sempre culmina na morte, mas certamente é um acontecimento marcante e pode ser absolutamente traumático.

Num sonho, o afogamento como símbolo pode justamente indicar um afogamento da personalidade ou de aspectos da mesma, por causa de demandas sociais exaustivas, de complexos de inferioridade que trazem de maneira inadequada um sentimento de impossibilidade de autorrealização, de relacionamentos abusivos, esgotamento profissional, intensa tristeza etc.. Como o símbolo nunca encerra um significado absoluto, a situação de afogamento em um sonho pode estar ligada a uma mudança de estado, um processo transformativo a partir do contato com o inconsciente.

Possíveis interpretações

Um afogamento criminoso, em que o sonhador ou algum personagem no sonho é submerso pela força de outrem, pode demonstrar que aspectos da personalidade estão sendo sacrificados. O sonhador pode se perguntar qual é o custo disso e o que é preciso observar – à força – que não está sendo notado pela consciência.

Um afogamento acidental pode indicar desatenção e, simultaneamente, uma necessidade de aprofundamento que não está acontecendo conscientemente.

Um afogamento intencional, em que o sonhador submerge por escolha própria, pode indicar aprofundamento em aspectos ainda inconscientes da personalidade.
Aplicações

Para aproveitar um sonho ao máximo, interpretar apenas o símbolo principal não basta. É preciso analisar os outros elementos presentes e o que eles representam para quem sonha. Isso se chama amplificação de sonhos e pode ser feito em duas etapas:

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Como se dá o afogamento? Ele é provocado, acidental ou intencional? Quais sentimentos permeiam o sonhador durante este acontecimento?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  • Sinto-me cercado de demandas que não consigo atender?
  • Sinto-me disposto a um contato mais profundo comigo mesmo?
  • Deparo-me com exigências às quais não desejo corresponder?

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais