O que significa sonhar com abraço?

Abraços podem simbolizar tanto a existência quanto a falta de afeto e proteção. Conheça significados de sonhos com eles | Glossário Personare

O que significa sonhar com abraço?

Sonhar com abraço pode simbolizar, entre outras coisas, a necessidade de se sentir seguro e acolhido por alguém. É um ato de intimidade capaz de representar aconchego, mas também pode vir a ser falso ou até mesmo desconfortável.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou:

Reflita sobre o contexto de sonhar com abraço

  • O sonhador é abraçado ou observa um abraço?
  • De quem recebe o abraço?
  • Como o sonhador se sente ao abraçar/ser abraçado?
  • É um abraço espontâneo ou carregado de outras emoções?
  • Qual o motivo deste contato no sonho?
  • Quem ou o que o sonhador abraça?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com abraço

  • Como o sonhador lida com suas próprias carências e necessidades afetivas?
  • O sonhador expressa seu afeto de maneira espontânea?
  • Poderia o sonhador estar racionalizando demasiadamente conteúdos de sua realidade sem entrar em contato com ela?
  • O sonhador abraça seus projetos de forma íntegra ou descomprometida?

Confira possíveis aplicações de sonhar com abraço:

Sonhar que abraça uma pessoa

Sonhar que se está abraçando alguém pode revelar certa carência afetiva ou necessidade de compartilhar afeto. A pessoa abraçada pode ter características que o sonhador almeje ou deseje compartilhar. Caso o abraço seja superficial ou impessoal, pode revelar certa dificuldade do sonhador em lidar com a dimensão afetiva e espontânea do contato.

Sonhar que abraça uma árvore

Abraçar uma árvore em um sonho pode indicar que o sonhador se percebe ou tem necessidade de conexões mais vitais, com raízes mais profundas.

Sonhar que abraça a morte

Ser abraçado pela morte pode propor ao sonhador que certas mudanças são inevitáveis.

Diversos tipos de abraços

O abraço é uma das formas mais expressivas do afeto. É um entrelaçamento, um contato em que os corações dos que abraçam se posicionam frente a frente e se aproximam mais intimamente. Abraços podem ter características impessoais, quando não têm o intuito de demonstrar afeto, mas sim polidez e obrigação social. Podem também ter um componente sexual, já que, em geral, trazem intimidade, proximidade e toque.

É um entrelaçamento, um contato em que os corações dos que abraçam se posicionam frente a frente e se aproximam mais intimamente.

Abraçar e ser abraçado podem ser atos aconchegantes, podem trazer segurança, amparo e acolhimento, mas também pode se tratar de um abraço falso, superficial, desconectado e desconfortável.

Essa informação em um sonho é crucial. Certamente o abraço de dois amantes terá significados diversos de um abraço dado em uma árvore ou na figura que conhecemos como a personificação da morte, por exemplo. Um abraço bem dado pode oferecer acalento emocional e nele podem ser projetadas segurança e confiança. Há quem use o abraço de maneira terapêutica, como forma de amenizar sintomas depressivos, já que transmitem emoções positivas e estimulantes.

Abraços são também representações culturais

É também um gesto que varia de acordo com a cultura; alguns povos tendem a abraçar mais do que outros, pela própria forma como lidam com os afetos e emoções. Podemos pensar também no aspecto instintivo do abraço como forma de proteção e união diante de uma situação ameaçadora, como inclusive é observado em animais.

Em “O Banquete”, de Platão, encontramos o mito dos Andróginos, criaturas proto-humanas redondas, dotadas de quatro braços, quatro pernas e uma cabeça com duas faces que, depois de separadas por Zeus em medida punitiva à sua ousadia, se procuravam. Quando se encontravam, mantinham-se abraçadas até que morressem.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais