Juliana Garcia
Por Juliana GarciaLeia em 6 min.27/07/2012 

Não volte das férias precisando de outras

Período de descanso é ideal para repousar e recarregar as baterias

Período de descanso é ideal para repousar e recarregar as baterias

Para não entrar no time de quem reclama de que voltou das férias mais cansado do que quando foi, é bom cuidar de alguns detalhes. Quando você pensa em férias, o que lhe vem à mente? Esse pode ser um primeiro ponto de reflexão. A origem da palavra férias e da palavra feriado é a mesma e remete a repouso. Você tem conseguido repousar em suas férias? Ou acaba seguindo o velho ditado de “descansar carregando pedra”? Ou talvez você até pense em programas para relaxar, mas a cabeça não descansa um minuto?

Sinta se alguma dessas dicas podem lhe apoiar a ter férias mais frutíferas, ou seja, que funcionem realmente como um momento para recarregar as baterias:

  1. Tome cuidado para não cair na armadilha das férias abarrotadas de passeios, programas e compromissos: isso pode lhe cansar ainda mais.
  2. Tome cuidado também para não cair na armadilha do oposto: não planejar nada e se cansar com tantas desordens e imprevistos.
  3. Encontre equilíbrio entre lazer e descanso, tentando sempre unir um ao outro, pensando em atividades que sejam divertidas e que também reponham as suas energias.
  4. Planeje o retorno de viagem para alguns dias antes de retomar sua rotina cotidiana. É importante ter um tempo para se organizar e até descansar da própria viagem!
  5. Não vai viajar? Isso não precisa ser sinônimo de férias sem graça! Pense em atividades que lhe tragam prazer, bem como aproveite os momentos sem afazeres para simplesmente relaxar.
  6. Quer aproveitar as férias para colocar a vida em ordem? Sem problemas! Mas encontre um ritmo adequado para que haja tempo também para o merecido descanso.
  7. Equilíbrio: eis a chave para que suas férias sejam um período bem gostoso e para que você volte à rotina ainda mais cheio de energia e motivado.
  8. Se você sentir que fica o ano inteiro esperando pelas férias porque a rotina anda sem sentido para você, é hora de refletir para transformar o cotidiano. As férias não podem ser o seu único momento de prazer no ano. Pense nisso!

Excelentes férias e ótimo retorno à rotina! Equilíbrio e qualidade de vida: você merece, durante todo o ano.

Juliana Garcia

Juliana Garcia

Escritora, criadora, consultora, psicóloga, psicodramatista. Seu trabalho gira em torno da Autenticidade e da Criatividade. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Cursou formações em Coaching pela Abracoaching e Condor Blanco Internacional. Foi professora do curso de pós-graduação em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Criadora de diversos cursos livres e conteúdos mais livres ainda. Contato: contato@julianaggarcia.com.br