Moda verão 2015: saiba o que estará em alta

Estação terá bordados, cores e transparências, além de resgatar peças de outras épocas

Moda verão 2015: saiba o que estará em alta

Curioso para saber o que estará em alta na estação mais quente do ano? Aqui você vai ficar por dentro de tudo o que rolou nas passarelas dos principais desfiles de moda e o que promete conquistar as ruas e o seu guarda-roupa. O verão 2015 trará tecidos fluidos, tecnológicos, metálicos, transparências, flores, saias-lápis, pitadas de preto e branco, franjas, estampas super coloridas e bordados, além de resgatar peças que foram vedetes em outras épocas para voltar com tudo nessa estação.

Ao que tudo indica, as peças do verão 2015 se tornarão desejo de consumo de muitas mulheres e vão propor uma verdadeira atualização no seu guarda-roupa. Preparem-se: essa estação vai dar o que falar! Confira abaixo as minhas apostas das principais tendências de moda que vão estar em alta na próxima temporada. Escolha o que mais combina com você e saia lindo por aí.

Lady Like

Transporte-se para o passado e você terá uma ideia do estilo que vai dominar a moda feminina em 2014. O estilo Lady Like baseia-se nas silhuetas das mulheres das décadas de 50 e 60, que arrasavam em looks ultra femininos, de cintura alta e bem marcada por saias-lápis, midi ou rodadas, que prometem ser o ponto alto da estação, promovendo uma estética romântica e delicada.

Alguns dos maiores ícones da década que servem de inspiração na hora de se vestir são as divas Marilyn Monroe e Audrey Hepburn. As principais peças são as saias rodadas, pregas, plissados, cintura marcada, bolsas pequenas, pantalonas, top croped e calça cigarrete. O estilo Lady Like é traduzido também através de estampas florais em tons pastel.

Nos pés, sapatos de bico arredondado e salto médio ou sapatilhas de laço. Os cabelos podem ser presos por charmosos coques, ter franjas volumosas, topetes ou ondas nas pontas.

A maquiagem pede tons de blush rosado ou pêssego e muito delineador preto. Este é um resumo da tendência Lady Like. Vestir-se como uma perfeita mocinha das décadas de 50 e 60 nunca foi tão atual.

Brasil 40°

O Brasil é o país da vez. Não só por conta da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016, mas o estilo de vida brasileiro está influenciando o mundo inteiro. Temos uma das juventudes mais motivadas de todo o planeta. O momento é de efervescência criativa e de microrrevoluções causadas por inúmeros jovens que não se paralisam diante das dificuldades impostas pela vida e que transformam muros em pontes com projetos socioculturais transformadores, como é o caso do Baixo Augusta, Ocupa Ouvidor, Catarse e tantos outros exemplos de jovens hiperconectados que desejam transformar o mundo a partir de pequenas atitudes que acabam por influenciar muitas pessoas. Por conta disso, cada vez mais a brasilidade está sendo captada e representada nas passarelas das principais semanas de moda.

A nossa natureza está sendo incorporada pela temporada de verão 2015 através das estampas que valorizam a fauna, a flora e a cultura nacional. Folhagens e flores típicas são trabalhadas com coloridos sofisticados e exuberantes, vemos elementos de alta moda e alfaiataria, misturados com o mundo esportivo.

A soma da natureza e arquitetura irá ilustrar as roupas com desenhos de coqueiros, folhagens e favelas coloridas. Essa tendência representa a mulher guerreira, a amazonas, com penas e plumagens que se refletirão nas texturas e caimentos das roupas do verão 2015.

Tricôs e diversos tipos de tressê de tecidos, com pontos mais abertos, como as redes dos nossos índios, além de materiais que remetem aos animais silvestres também estarão presentes. Nos pés, as amarrações para sandálias e rasteiras, tear e tranças serão muito utilizadas. Nesta estação, as pedras brasileiras também ganham destaque, como a água marinha e os quartzos.

O vestido é a peça-chave dessa tendência, além do forte contraste de cores. Efeito cruzado, top cropped, fendas de vários tipos e roupas esvoaçantes também estarão presentes, valorizando ainda mais a beleza natural do corpo da mulher brasileira com decotes generosos e tecidos vazados que prometem elevar o “sex appeal” da estação à máxima potência. Um prato cheio para mulheres femininas e sensuais, que adoram exibir um pouco mais de pele.

Urbanoides

Essa tendência reflete o impacto das grandes cidades na moda e tem uma cartela de cores mais fria, mesmo no verão. É reflexo de um público extremamente urbano, ativistas de redes sociais, dependente dos seus gadgets, celulares, computadores, etc. Precisam de roupas confortáveis que os acompanhem no ritmo frenético da metrópole e que se adaptam facilmente a qualquer lugar.

Diferentes tons de cinza e metálicos misturados com cores fortes como “vermelho sangue”, tons claros, pastel, malharia e diversas modelagens de macacão são os hits desse estilo de vida. Os adeptos desse estilo frequentemente personalizam suas roupas no estilo “faça você mesmo” e vão amar os acessórios feitos em impressão 3D.

Nesse estilo, a modelagem é solta, com peças levemente assimétricas que misturam tecidos, camisa jeans com blazer ou bermuda com blazer, como a calça “boyfriend”, camisaria bem cortada e reta. O jeans, uns dos companheiros mais fieis dos urbanoides, aparece justo ou com modelagem saruel, sempre com elastano, proporcionando o conforto, item indispensável para os adeptos dessa tendência.

Artsy – Dramático e Criativo

A moda e a arte sempre estiveram intimamente ligadas e há algumas temporadas a tendência Artsy vai buscar inspiração no mundo das telas de artistas famosos e inusitados. A ideia é levar a arte a um novo cenário: das galerias para as passarelas. Em outras palavras, ser moderno não está somente na maneira de se vestir, mas também em levar uma vida nada superficial ou convencional, mas ligada às vivências das manifestações artísticas e à intensidade dos grandes centros urbanos.

É uma tendência que se sintoniza com um público mais sofisticado. Eles têm roupas que a maioria das pessoas não tem, vão a lugares que a maioria das pessoas não vai. Gostam de modelagens diferentes das comuns e que confundam os outros, por apresentarem-se de maneira sutil e nada convencional.

O exagero e a mistura de referenciais são o que chamam mais atenção, com estampas chamativas e intensas, se apropriam das formas esculturais ou psicodélicas, mixando o estilo dos hippies dos anos 80 e o hip hop dos anos 2000, aos artistas clássicos e contemporâneos na hora da criação dos looks, cores, cortes e estampas.

Uma boa maneira de representar essa confusão é através do uso de múltiplos tecidos ou materiais inéditos para a construção de looks conceituais inspirados em elementos da cultura pop, como rostos de artistas, personagens infantis e pinturas e fotografias icônicas – que também fazem parte desse divertido universo.

Não há como não se render a esse estilo tão particular que cria peças e acessórios de identidade forte e única. Na correria do dia a dia, o Artsy pode se tornar um grande aliado para compor looks urbanos e cheios de vida e muita cor, com pingos e borrões de tinta, estampas cubistas, grafismos, abstratas, entre outras que serão os hits da estação.

Surpreendentemente, o Artsy também apresenta um toque romântico, pois abusa de vestidos coloridos que, combinados com acessórios divertidos, resultam em looks femininos e modernos e que pedem maquiagens à altura. Use e abuse do Artsy, pois, afinal, é muito bom poder expressar um pouco dos nossos sentimentos e emoções através de nossas roupas.

Sport Couture

Uma das mais fortes tendências para essa temporada no Brasil e mundo afora é o look esportivo, que nasce com a busca por um estilo de vida mais saudável e a cultura de academias. O mundo dos esportes está cada vez mais presente na vida das pessoas, ainda mais por conta da agenda de Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, o que certamente influenciou a moda. A tendência ganhou status de luxo. Materiais nobres, como o couro e a seda, entraram na onda esportiva.

O Sport Couture é ideal para compor os looks inspirados no guarda-roupa dos atletas que dão o tom desta temporada, combinados com acessórios poderosos. Tênis, mochilas, shorts, viseiras, roupas de telinha, tecidos tecnológicos, zíperes aparentes, calças com punho, moletom, bolsos, recortes com tipo nadador e, claro, muitos e muitos números fazem parte do estilo.

Os sapatos também estão sendo influenciados e vistos nos mais diversos desfiles com formas abotinadas e com detalhes de malha. Os “stilettos” ganham releituras atléticas, com tiras grossas nas canelas e solados pesados iguais aos dos tênis.

Outro destaque é para o neoprene, que saiu da moda praia direto para as ruas e aparece como queridinho da tendência. A silhueta bodycon, bem justada ao corpo, é um elemento esporte que pode ser interpretado por meio de calças skinny e motorcicle – cuja modelagem é bem justa e inspirada na estética das roupas dos clássicos e estilosos motoqueiros. Esse estilo foi renovado e ganhou status de elegância e contemporaneidade, com pespontos na altura do joelho, zíperes laterais, recortes e mix de tecidos. A calça motorcycle segue onipresente no estilo esportivo. Sua modelagem skinny é uma das mais desejadas no momento, além de valorizar o corpo feminino. Para equilibrar o excesso de sensualidade da silhueta bodycon, opte usar com blusas de modelagem mais fluida. A modelagem mais solta e confortável aparece com a calça boxer e é elegante. A mistura de peças esportivas com outras mais sofisticadas conferem conforto e praticidade, dando estilo e personalidade ao look. Aposte já, se fizer o seu estilo!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Juliana Naltchadjian

Juliana Naltchadjian

Estilista, especializada em Arte e Moda, atua como Diretora Criativa no Studio Lotus, sua agência de Fashion Business e Marketing Sensorial. E-mail: juliana_studiolotus@hotmail.com Saiba mais