Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

Meditação matinal: benefícios e como fazer

Não importa o tempo que você tenha, o importante é que se proponha a fazer

Meditar é uma experiência que vale qualquer esforço para arranjar tempo. A hora mais fácil é assim que acordamos, pois o falatório da mente ainda está suave. Eu acordo sempre uma hora antes do necessário para poder curtir e fazer meu ritual, que inclui a meditação matinal, sem pressa.

Mesmo quando isso não é possível, está tudo bem. Não importa o tempo que você tenha, o importante é que se proponha a fazer. Se preferir meditar à noite, aqui você encontra dicas e exercícios de meditação para dormir, que ajuda a desacelerar a mente e ter boa noite de sono.

Neste artigo, vou falar dos benefícios da meditação matinal e também de como você pode fazer para que ela se torne um hábito, fora a meditação guiada que fiz especialmente para você.

Como você acorda?

Hoje acordei e o sol estava escondido nas nuvens pesadas da chuva. Começar o dia com este visual acinzentado pode me causar certa melancolia. Isso não acontece quando o dia está claro, com o céu azul e o sol em seu total potencial.

A chuva também pode ser linda e bem-vinda, mas as cores de um belo amanhecer enchem de alegria qualquer coração atento.

Da mesma forma que a natureza pode influenciar nossos primeiros sentimentos do dia, nossos pensamentos também são importantíssimos para um decorrer harmonioso e equilibrado.

Acordar atrasada, correndo, sem me dar bom dia, é fatal para o meu humor – e ele é determinante para todo o resto.

Desde criança, quando minha mãe entrava em meu quarto abrindo as cortinas e falando alto, me deixava desorientada e com raiva. Despertador barulhento, então, eu sempre acabo querendo arremessar pela janela.

Sei que nem todos são assim como eu, mas sei também que o tempo me mostrou que estes primeiros minutos do dia fazem toda a diferença na vida de qualquer um, não só na minha, independente das preferências.

Ouça uma meditação guiada matinal

Benefícios da meditação matinal

Nos últimos anos, temos tido a oportunidade de entrar em contato com muitos artigos, matérias e pesquisas falando sobre os benefícios da meditação. Está havendo um despertar real e forte em relação a esta atividade tão pouco utilizada e conhecida nos anos passados.

Fico muito satisfeita, em perceber que pessoas que me procuram em consulta para começar num trabalho de autoconhecimento estão quase sempre procurando meditar também.

Apesar de terem ainda a percepção que meditar é a coisa mais difícil do mundo, elas estão sempre bem dispostas a isso. A imagem de que meditar é coisa de “monge ou guru iluminado” está se diluindo no tempo.

Meditar, fazer foco, ter atenção plena, estar no presente do momento é uma necessidade nos tempos conturbados de hoje.

O ato de meditar é mais simples do que muita gente pensa, mas mais difícil de alcançar em curto prazo, pois domar a natureza da mente é sempre um desafio que vale dedicação.

Para meditar, precisamos apenas nos sentar e ficarmos presentes aqui e agora, observando tudo. Veja bem: observar significa observar, e não dialogar, criticar, julgar, comentar mentalmente tudo que sentimos ou vemos. Aqui neste artigo, você encontra dicas valiosas para aprender como meditar.

Temos o hábito de significar o que vemos relacionando tudo com o que já conhecemos. Esse comportamento foi desenvolvido pelos seres humanos para autoproteção. Mas acontece que acabou criando um hábito estressante de julgar tudo à nossa volta.

Temos um conceito para defender sobre todas as situações a todo momento e isso acaba criando conflito e estresse. Até quando não temos um conceito claro sobre as situações, nós nos estressamos. Isso virou praticamente uma doença.

Por esta razão, silenciar a mente em meditação é vital em nossos dias, pois promove mais paz, discernimento e equilíbrio.

Aqui, neste texto, quero abordar especificamente os benefícios da meditação matinal, que costumo fazer todos os dias assim que acordo.

  • Melhora a disposição para lidar com os desafios do dia
  • Equilibrar o complexo mente/corpo para o decorrer do dia, ativando até o sistema imunológico
  • Aumentar a capacidade de concentração
  • Diminuir o estresse e ansiedade no trabalho
  • Aumentar a autoestima nos relacionamentos
  • Melhorar da memória e estimular novas conexões neurais
  • Desenvolver atenção plena para alcançar os novos objetivos
  • Expandir a consciência de seu poder de realização
  • Estar mais feliz e grata

Como fazer meditação guiada matinal

Se você chegou até aqui convencido dos benefícios e da importância de meditar, mas não sabe como começar, compartilho um simples passo a passo de uma meditação matinal.

  1. Antes de levantar da cama, se alongue, se estique, coloque as pernas para cima, abrace-as, faça movimentos criativos e suaves, afinal, seu corpo está acordando.
  2. Se acaricie, se toque, faça uma leve massagem nas partes que tenham mais necessidade de atenção. Massageie os pés, pernas, coluna, braços, quadril… Pare … e com os olhos fechados se sinta, se observe por alguns segundos.
  3. Agora é chegada a hora de ativar de forma equilibrada o seu cérebro. Sente-se na cama mesmo se achar adequado e feche os punhos. Respire profundamente e dê pequenas batidinhas, ativando todas as áreas de sua cabeça: o intuitivo e o intelecto, para que mais tarde possa contar com um melhor rendimento mental. Repita isso durante o dia caso se sinta cansado ou estressado. Faça as batidinhas na cabeça com respirações profundas, e após um tempo, com os olhos fechados observe-se por mais alguns segundos.
  4. Feito isso e já se sentindo desperto, abra a janela e sinta o sol. Deixe-o entrar em seu corpo e na sua vida.
  5. Se isso não for possível, caso o sol não bata em sua janela, ou o tempo esteja chuvoso – de pé mesmo, com os olhos fechados e as pernas alinhadas e unidas uma ao lado da outra, imagine um sol bem grande te envolvendo por inteiro e trazendo até o nível celular a energia necessária para todo o seu dia.
  6. Energizando, transformando, reorganizando suas moléculas ao ponto de equilíbrio e saúde. Sinta isso por alguns segundos ou minutos, conforme queira ou possa.
  7. Assim que estiver repleto de luz solar, imagine o seu dia leve, fácil e produtivo. Saiba que tudo que pode sentir como verdade neste momento, tem um grande potencial de se tornar realidade.
  8. Respire profundamente, sinta a satisfação de poder agradecer tudo de bom que você já tem em sua vida e a certeza de tudo de melhor que ainda terá. Mantenha-se em silêncio por algum tempo.
  9. Abra os olhos, sorria para o seu dia e vá fazer o que é de costume. Tome seu banho com atenção plena, se alimente com alimentos integrais, frutas e tenha um ótimo dia aproveitando os possíveis novos desafios para se superar com mais leveza sempre. Se entregue aos presentes de estar presente!

Que tal começar agora?

Olá, essa matéria foi útil para você?
Regina Restelli

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Faz atendimentos online no Personare. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação. Saiba mais