Vanessa Tuleski

Lua nova de dezembro enfatiza amizades e esperanças

Mapa de 29/11 destacará Sagitário, que ressalta otimismo e alegria de viver

Mapa de 29/11 destacará Sagitário, que ressalta otimismo e alegria de viver

Lua nova de dezembro enfatiza amizades e esperanças

A lunação que vai influenciar dezembro começa, na verdade, no penúltimo dia de novembro, 29, às 10h28 do horário de verão de Brasília, gerando um Mapa Astral que trará tendências para um mês, até o dia 29/12. Veja abaixo as principais inclinações para assuntos como amor, dinheiro e trabalho em dezembro de 2016.

Dezembro será um bom mês para quebrar paradigmas (Marte em Aquário bem aspectado, Vênus envolvido com Plutão e Urano), mas talvez tenhamos de lidar com algumas restrições (de finanças ou de esperas). E, ao mesmo tempo em que será ótimo nos empolgarmos e nos abrirmos, encontrando outras pessoas, pois é o mês de Sagitário com ênfase na Casa 11, também teremos que nos adaptarmos quando nem tudo acontecer conforme o esperado (Sol/Lua/Netuno).

Iniciativa e desejo de fazer mudanças

O Ascendente desta lunação será Capricórnio, o que traz um tom de seriedade, foco, trabalho e cuidado com responsabilidades, mesmo em um mês de festas.

Todavia, Marte está na Casa 1, no signo de Aquário, trazendo energia (Marte) para coisas novas, novos comportamentos, mudanças, e também envolvimento com grupo e amigos (Aquário). Marte faz um trígono com Júpiter, favorecendo as viagens e as aventuras e trazendo disposição física! Alto grau de iniciativa, com forte toque de independência, neste mês: fazer, começar, empreender, propor, liderar.

Prazer com amigos e grupos

A Casa mais enfatizada do Mapa é a 11, que vai colocar em evidência a convivência com grupos, coletivo e amigos. A lunação ocorrendo no signo de Sagitário ajuda a descontrair, extroverter e expandir! É tempo, então, de programar atividades com outras pessoas e participar de eventos coletivos (como meditação da Lua cheia, luau na praia, festival), pois há grande potencial para aprendizados e trocas interessantes!

Dicas astrológicas para sair com amigos

Esta é também a casa do futuro, de maneira que seremos inspirados a olhar um pouco mais adiante e pensarmos no que desejamos para 2017. Sagitário nos faz “sonhar grande”. Se em novembro houve crises, em dezembro estas levam a vislumbrar o que realmente queremos para o futuro, os grandes sonhos e projetos, inclusive viagens (que este signo ama). Estaremos voltados para o que nos amplia e estar em grupo ou com os amigos também poderá nos inspirar. Sagitário ainda incentiva passeios ao ar livre, que poderão fazer bem, embora Vênus na Casa 12 também possa indicar prazer em programas mais privativos ou em curtir a própria companhia!

Jogo de cintura para administrar expectativas

Atente, porém, para o fato de que a Lua nova estará em quadratura com Netuno na Casa 2, das finanças, aspecto que por vezes pode nos fazer ficar pouco realistas, seja quanto aos custos para executar algo ou quanto ao tempo que um projeto teria para florescer. Exemplo: achar que um determinado negócio será mais lucrativo do que poderá ser (ao menos não tanto no começo), que dará um retorno mais rápido do que o imaginado ou que o investimento será menor do que aquele que realmente teria de ser feito. Aliás, neste mês será preciso prestar atenção especial ao dinheiro, que poderá escapar sem percebermos e com gastos não planejados.

neste mês será preciso prestar atenção especial ao dinheiro, que poderá escapar sem percebermos e com gastos não planejados.

Também é possível que alguns preços e serviços venham a estar mais inflacionados em razão da época. Sol/Netuno ainda poderá se manifestar como atrasos pelo fato de estarmos um pouco dispersos em alguns momentos ou lidando com eventos de ordem maior. Além disso, dúvidas e ter pouca clareza, como se estivéssemos caminhando em meio a neblina, também é uma expressão deste aspecto.

O fator “engano” tende a estar presente em outras situações, como esperar demais de amigos, pessoas ou eventos. Exemplo: combinar de alugar uma casa de praia com amigos e perceber que nem todos estão colaborando com a limpeza ou com as refeições. Portanto, dezembro poderá trazer muitas possibilidades interessantes e empolgantes, ligadas a Sagitário, mas talvez algumas delas não cumpram todas as expectativas. Com isto, é preciso que o jogo de cintura seja acionado. Ouça também a sua intuição quando ela estiver enviando recados.

Uma outra forma de Sol/Lua/Netuno se manifestar é com mais fé e religiosidade, talvez vivida em grupos, como templos e eventos de natureza esotérica.

Amor em dezembro: intensidade e necessidade de renovação

Astrologia aponta época difícil para relações desgastadas

Vênus ocupa a Casa 12, dos bastidores, segredos, privacidade. Isto significa que o amor ficará mais neste âmbito. Exemplo: se conhecer alguém a tendência será a de guardar isto em segredo durante um tempo. Ou, para quem tem um par, buscar momentos a sós ou em casa. Eventualmente, Vênus na Casa 12 pode significar sonhar com alguém que não está mais (ou nunca esteve) disponível, às vezes até fantasiando um pouco sobre o quanto seria bom ter aquela pessoa. Todavia, Vênus quadra Urano indica a necessidade de deixar o passado (Plutão), viver o novo e reciclar relações.

A proximidade de Vênus com Plutão poderá emprestar um erotismo às novas relações e esquentar as existentes, ou trazer algumas crises. No caso daquelas que ficaram mornas, há chance de reacender a chama se o casal tiver empenho (Capricórnio) e quebrar a rotina (Marte em Aquário), além de ter disposição para zerar/limpar o que não está bem (Plutão), a fim de começar algo novo (Urano). Também será possível que muitos casais cogitem separações e/ou novos acordos no convívio. Mas como a Casa 12 está envolvida, talvez isto ainda seja um projeto ou não seja totalmente revelado neste mês.

Também será possível que muitos casais cogitem separações e/ou novos acordos no convívio. Mas como a Casa 12 está envolvida, talvez isto ainda seja um projeto ou não seja totalmente revelado neste mês.

Esta Casa também destaca as atrações inesperadas, com a formação de triângulos amorosos e questões de infidelidade, também ligados à intensidade de Vênus/Plutão.

O amor terá muitas possibilidades em dezembro. De um lado, intensidade; de outro, um pouco da necessidade de seriedade de Capricórnio, combinada com o pedido de ousadia e mudanças de Urano, com a imaginação e o espaço para sonhar da Casa 12. Estes ingredientes poderão trazer cumplicidade para alguns casais, ainda que com alguns pontos para acertar (Plutão), discutir e mudar (Urano).

Ideias criativas e desejo de passear e viajar

Mercúrio em trígono com Urano na Casa 3 abrirá nossa mente a novos pontos de vista, algo desejável em um mês em que Júpiter está oposto a Urano, aspecto que pede para reciclar nossa visão!

Como cada signo aproveita as férias?

Urano na Casa 3 pode se animar com convites, cursos, passeios e viagens curtas, que, no entanto, eventualmente poderão envolver algumas surpresas e imprevistos, associados a este planeta.

Júpiter na Casa 9 irá destacar o prazer de viajar, mas a quadratura deste planeta com Vênus/Plutão na Casa 12 pode encerrar algumas dificuldades ou desafios envolvendo relacionamentos, ou, ainda, finanças (como gastos elevados). Às vezes, isto acabará acontecendo de maneira indireta. Exemplo: uma pessoa tem uma viagem marcada para o final de ano com a família, mas o evento poderá ter um outro tom se ela tiver acabado um relacionamento, ou, o contrário, se estiver recentemente apaixonada.

Para continuar refletindo sobre o tema

No vídeo abaixo, Vanessa Tuleski, astróloga e autora do artigo, fala mais sobre a lunação de dezembro. Confira!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski mora no RJ e dá consultas astrológico-terapêuticas pessoalmente ou à distância, focando no que o céu tem a dizer, mas também no que o livre arbítrio pode fazer. Saiba mais