Pesquisar
Loading...

O que é Ho’oponopono e como praticar

Conheça a técnica havaiana que transforma emoções e ameniza problemas

Atualizado em

Eu queria me sentir mais tranquila, equilibrada, feliz e, com isso, lidar melhor com os problemas do dia a dia. Eu sabia que se conseguisse me manter com um olhar mais sereno, poderia transformar os difíceis momentos de desafios. Para atingir esse objetivo, resolvi testar a técnica havaiana chamada Ho’oponopono.

Muitos a consideram um milagre, mas, na verdade, os resultados só dependem de nossa determinação na aceitação e no desapego de ideias preconcebidas.

A seguir, veremos mais sobre a técnica Ho’oponopono, que pode ser feita na forma de mantra, com a repetição das quatro frases “mágicas”, ou também com a Oração Ho’oponopono e a Meditação Ho’oponopono. Ao final, proponho um passo a passo super simples para você experimentar os resultados.

Como o Ho’oponopono surgiu

Por volta de 2006, se não me engano, recebi um e-mail que falava dessa proposta inovadora de autocura. Era um texto do escritor Joe Vitale, que na mesma época escreveu o livro “Limite Zero”.

  • Ele contava sobre o psiquiatra havaiano Dr. Ihaleakala Hew Len, PhD, que, ao ser encarregado em um hospital de um pavilhão inteiro de pacientes insanos e criminais, resolveu utilizar seus conhecimentos havaianos e acabou curando todos, o que resultou no fechamento do próprio hospital.
  • Sem sequer ver os pacientes, o médico estudava a ficha do preso e, em seguida, trabalhava sobre si mesmo a fim de ver como ele havia criado a enfermidade dessa pessoa.
  • Ou seja, o especialista avaliava quais aspectos daquele paciente ele reconhecia ou conhecia em suas memórias.
  • À medida que o especialista alcançava melhoras, se sentindo ainda mais consciente, o paciente também melhorava.
  • O Dr. Hew Len diz que devemos fazer uma limpeza constante nas situações de vida, pois não sabemos exatamente de onde elas surgiram, e o ideal é chegar ao ponto zero onde tudo é neutro.

Existem várias formas que são dadas nos seminários que ele ministra, e muitas são confidenciais, mas o mais popular são as frases que podemos dizer repetidas vezes, dirigindo-se ao Divino, Self, Eu Superior… ou o nome que quisermos dar:

“Eu te amo.” Sinto muito.” Me perdoe.” “Obrigada.”

Isso é Ho’oponopono que tanto se fala hoje – os resultados em muitos casos torna o Ho’oponopono mágico!

O que é Ho’oponopono

Mas o que significa Ho’oponopono? A técnica se baseia na ideia de que tudo em nossas vidas é de nossa responsabilidade absoluta, só podemos reconhecer o que já conhecemos. Ou seja, tudo em nosso mundo é de nossa criação.

O fato de estarmos curando uma parte nossa, consequentemente cura tudo em volta, pois olhamos além das intenções e nos dirigimos à origem – ao estado onde não existe limite.

Assim que li esse conceito achei bem fora do comum, mas, ao mesmo tempo, parecia que alguma coisa ali fazia sentido para mim. Comecei timidamente a me familiarizar com a ideia de 100% da responsabilidade.

Mesmo assim era difícil aceitar, pois curar criminosos mentalmente enfermos era muito para a minha cabeça. Se a história era realmente verdadeira, eu tinha que saber mais. Me mantive interessada, estudando e praticando.

Sempre acreditei que meus pensamentos poderiam materializar as coisas em minha vida, mas havia algo nesta história que ainda não fazia conexão com minhas limitadas informações.

Colocar a culpa em outra pessoa é muito mais fácil, isso eu já sabia. Agora faltava entender como isentá-la de sua própria escolha.

Como funciona

Com o passar dos anos, comecei a perceber que assumir a responsabilidade pelas coisas que aconteciam comigo facilitava muito algumas situações, além de me trazer um sentimento de paz, respeito ao próximo, aceitação e muito autoconhecimento.

Se sou responsável pelo o que vejo e como vejo as pessoas nas situações, sou responsável também pelo o que estou vendo elas experimentarem.

Esse pensamento é o desafio que muda tudo, abre a mente e paralisa os preconceitos. Leia muitas vezes e compreenda. Nós todos vivemos todo o tempo a partir das memórias, e não da inspiração, que é o contato com o vazio ou o ponto zero/neutro.

Quando olhava os prontuários daqueles pacientes, o Dr. Len simplesmente, permanecia dizendo, uma vez após a outra: “Eu te amo. Sinto muito. Me perdoe. Obrigado” – não importa a ordem em que falamos.

“Só isso?”, você me pergunta. E eu lhe digo: “Só isso”.

Acontece que amar é a melhor forma de melhorarmos nós mesmos e nosso mundo.

Faz algum sentido? Se a resposta foi “não”, evite desistir. Apesar de ser difícil entender, este é um conceito precioso para você poder realmente mudar para melhor tudo em sua vida.

A verdade é essa: se você assume a completa responsabilidade por tudo que olha, escuta, saboreia, toca ou experimenta, pelo simples fato de estar em sua vida, você não só pode como deve se conscientizar quais pensamentos são tóxicos.

Todos os comportamentos repetitivos de memórias passadas que causam situações negativas te levam a experimentar doenças, conflitos, depressão, rejeição e muito mais.

Tudo em seu mundo existe como projeções que saem do seu subconsciente. Até cerca de cinco anos de idade, recebemos as informações sem questioná-las e significamos tudo sem discernimento, apenas como foi possível naquele momento.

Somos apenas crianças adquirindo experiências completamente novas e guardando tudo no inconsciente.

Depois disso é que começamos uma sequência interminável de repetições dos padrões assimilados, reforçando-os ainda mais com o passar dos anos.

Estas informações é que devem ser encaminhadas ao vazio para chegarmos a liberá-las da mente subconsciente para a Inteligência Maior.

Oração Ho’oponopono

Além da repetição do Mantra Ho’oponopono, que são as quatro frases “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grata”, existe ainda, a Oração Ho’oponopono completa, que é a versão criada pela Mestra principal do Ho’oponopono de Identidade Própria, a Sra. Morrnah Nalamaku Simeona, com quem o Dr. Hew Len trabalhou por muitos anos.

“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um.

Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão.

Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute essas energias indesejáveis em pura luz.

Está feito.”

Ouça o áudio do Ho’oponopono guiado a seguir. Se fizer esta Oração Ho’oponopono levando cada palavra para a verdade em seu coração, ela será de grande valia em nosso processo de amadurecimento e autocura.

Parece mesmo tudo muito simples. E é ! Nós temos o hábito de complicar, mas aqui a simplicidade é que vale, pois ela é que é difícil de realizar.

Com praticar a Meditação Ho’oponopono

Meditação é colocar foco, fazer silêncio mental, desenvolver a capacidade de estar presente sem a influência do emocional. Por esta razão, a filosofia do Ho’oponopono tem sido conhecida como meditação da gratidão.

O perdão e o amor nos levam naturalmente até a gratidão.

O Ho’oponopono é uma meditação usada no Havaí há mais de 3 mil anos. Os sacerdotes usavam esta prática com a sociedade no intuito de resolver problemas do dia a dia entre as pessoas. Era feito com toda a comunidade presente e ativa.

Nessas ocasiões, as pessoas tomavam conhecimento dos conflitos que existiam naquele ambiente e repetiam as frases juntas. Com cada um realizando sua autorresponsabilidade diante dos aspectos da situação que havia se apresentado, a comunidade acabava sendo beneficiada e todos se curavam das memórias e programações negativas internas.

“O problema não está nos outros, está em você, e para mudá-los, você é quem tem que mudar”, já dizia a Sra. Morrnah.

Esta é uma realidade muitas vezes difícil de engolir. Mas aceitar essa proposta é o melhor que pode fazer por você.

Diferença entre Ho’oponopono para mulheres e homens

Por fim, algo que as pessoas se questionam e procuram saber: existe diferença entre Ho’oponopono para mulheres e Ho’oponopono para homens?

Gosto de reforçar que as mulheres são uma presença forte quando falamos de Ho’oponopono. Em minhas palestras ou em grupos de estudos, elas são maioria, mas existe interesse entre os homens também. Acho curioso, pois as mulheres questionam mais, e os homens tentam apenas assimilar as informações.

Isso me lembra um grupo de estudos de anos atrás. Estudamos por meses todas as orientações do Dr. Hew Len. Fizemos experimentos.

Vivenciamos o Ho’oponopono para mulheres como os originais Sacerdotes. Foi incrível, cada experiência, cada dia, e aí propus chamarmos um homem que trabalhava com a filosofia para nos mostrar o olhar masculino.

Chamei o Carlos Humber (professor de Reiki) para uma vivência. E para mim foi uma grande e agradável surpresa. Sua forma de abordar, era muito mais feminina do que a minha.

Eu sempre falo sobre por que, como, de onde, e ele apenas abordou a fé, a intuição, a entrega.

O meu olhar era masculino e o olhar dele era feminino para o mesmo assunto. Fomos altamente complementares para o grupo. Esse evento me fez olhar com mais atenção para o meu feminino, para equilibrar as coisas.

Portanto, não existe o mais eficiente ou o menos, masculino ou feminino, apenas focos diferentes do mesmo assunto. Quando os homens e as mulheres entenderem que são complementares e que em cada um existe um homem e uma mulher, tudo no planeta ficará mais equilibrado.

Pense nisso! O Ho’oponopono é uma filosofia de vida para todos.

Meditação Ho’oponopono: quando fazer

A Meditação Ho’oponopono ou simplesmente a repetição das quatro frases do mantra Ho’oponopono devem ser feitas a todo tempo, pois estamos sempre significando as coisas com nossas memórias e como já vimos, isso nos limita a situações repetitivas e nunca ao novo.

A Meditação Ho’oponopono pela manhã pode nos trazer o compromisso de estarmos observadores de nossas escolhas e emoções no decorrer do dia. Quanto mais repetimos, mais acessamos o inconsciente para mudar o que vamos atrair.

E o Ho’oponopono para dormir pode nos colocar em um sentimento bem adequado para adormecer: a gratidão. Ouvir a Meditação Ho’oponopono à noite é bem produtivo quando precisamos mudar situações negativas em nossa vida, como baixa autoestima, falta de dinheiro e até problemas de saúde.

Se você quiser comprar uma placa Ho’oponopono com as quatro frases ou imagens que te remetam à meditação da gratidão, você acordar ou dormir reforçando a aceitação e o desapego de ideias preconcebidas, e intensificando o processo de amadurecimento e autocura.

Passo a passo

Não queira compreender, pedir, determinar ou ter o controle de nada. Simplesmente faça, acredite, experimente, tente realmente vivenciar na entrega total ao amor e a Presença Divina em você.

  1. Reconheça que você é 100% responsável por determinada situação, mesmo quando for difícil. Se conscientize humildemente que você e o outro tem as mesmas características, não importa o percentual disso. Lembre-se que se você reconhece é porque conhece!
  2. Repita as frases abaixo até o problema se resolver em seus sentimentos e situações.
    – Fale “Eu te amo” para declarar amor incondicional ao reconhecimento do Ser de Luz que mora em cada um de nós.
    – Use o “Sinto muito, me perdoe“, quando se desculpar por ter colocado o outro nesta situação, que é de sua total responsabilidade. Até porque é você que esta vendo desta forma.
    – Diga “Obrigado(a) ou sou grato(a)” pela oportunidade de ter se conhecido melhor e por esta razão ter a possibilidade de purificar suas programações inconscientes.
  3. É muito importante fazer tudo isso sem o menor desejo e a menor preocupação de como ocorrerá em sua vida a limpeza ou a transformação de determinados problemas ou situações. Lembre-se que a cura se faz em seu inconsciente, logo seu consciente desconhece a razão mais profunda do problema, e desta forma fica impossibilitado de controlar.
  4. Entregue-se à experiência e pode ter certeza que brevemente vai alcançar benefícios infindáveis exercitando o perdão e o amor sugeridos pelas frases do Ho’oponopono.

Por quanto tempo fazer

Experimente durante um mês ou dois, todos os dias, todas as horas, o tempo todo repetir as frases e, aí sim, poderá sentir o que estou dizendo. Mas lembre-se a Divindade não é um realizador de seus desejos. Apenas faça a sua parte e todo o resto se manifestará.

Recentemente, parece que as portas de minha consciência se abriram para a assimilação desta ideia de uma forma mais profunda, que acaba sendo quase uma filosofia de vida. A minha insistência em saber mais sobre a técnica me trouxe uma perspectiva avançada sobre o que é a minha total responsabilidade, e como isso facilita meus relacionamentos.

Também consegui vivificar, nos momentos difíceis e de perdas profundas, um perdão, um amor e uma compaixão tão fortes que resolvi me jogar de cabeça nesta experiência do Ho’oponopono de Identidade Própria.

Hoje em dia já, acordo dizendo para mim mesma “eu te amo”,”sinto muito”, “me perdoe”, “obrigada”, pois ainda tenho muitos aspectos que me trazem sofrimento. Se estes sentimentos ainda estão presentes é para me dar a oportunidade de purificar e transformar tudo em paz em mim e para o outro.

Sei perfeitamente que este é um assunto para um livro inteiro, e mesmo assim podemos ficar com dúvidas, pois temos a tendência irresistível de complicar tudo que é muito simples, como já disse.  Somos humanos!

Como Dr. Hew Len fala: “Eu lhe desejo Paz além de todo o entendimento. Paz do Eu.”

Usar ou não Japamala no Ho’oponopono?

Por fim, uma questão que pode ser polêmica: o uso ou não do Japamala para fazer a repetição de mantras do Ho’oponopono.

A palavra Japamala significa o ato de murmurar mantras com uma guirlanda ou cordão para ajudar a entrar no estado meditativo. É como se fosse o terço Ho’oponopono para os católicos.

  • Quando o Japamala pode ajudar no Ho’oponopono?
    Ao repetir as frases com atenção, podemos ir cada vez mais profundo nos níveis de consciência.
  • Quando o Japamala não ajuda com Ho’oponopono ou qualquer outro mantra?
    Quando, no decorrer da repetição por 108 vezes do mantra Ho’oponopono, passamos ao automático e começamos a pensar em qualquer coisa menos no que estamos mantrando.
    Isso trará o efeito rebote, pois o que pensamos e sentimos é o que atraímos e materializamos em nossa vida.

Sem termos consciência e foco nas repetições, continuaremos sem a magia do Ho’oponopono.

Por esta razão, eu aconselho a repetir apenas quantas vezes a sua atenção permanecer. É claro que você pode tentar o treino da 108 vezes, mas podemos atingir nosso objetivo fazendo até uma única vez.

Pratique o Ho’oponopono, pois ele é uma filosofia de vida maravilhosa! O Ho’oponopono é mágico!

Regina Restelli

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras e uma das referências em Ho´oponopono no Brasil. Realiza atendimentos online no Personare. Está à frente da webserie Respira e integra o time de especialistas do Programa Medita e Vai.

Saiba mais sobre mim