Equipe Personare

Fique livre do bad hair day

Dicas práticas ajudam a disciplinar fios que amanhecem indomáveis

Fique livre do bad hair day

Quem nunca acordou naqueles dias nos quais nada parece domar os cabelos? Esse tipo de situação é tão comum que já existe até expressão para defini-la. O “Bad hair day”, ou dia no qual a pessoa não consegue ajeitar as madeixas, pode ser solucionado por meio de dicas simples e práticas. Segundo o hairstylist Sylvio Rezende, produtos como leave-in e creme para pentear podem disciplinar a cabeleira em poucos minutos.

“Quando os cabelos amanhecem muito armados ou com aspecto “palha” é sinal de que a fibra capilar precisa ser hidratada. Fios cacheados ou crespos podem ser umedecidos e depois receber a aplicação de cremes sem enxágue, como o leave-in. Para reforçar ainda mais o ondulado, uma boa opção é aplicar um modelador de cachos, do meio para a ponta dos fios. Vale lembrar que esses produtos não devem ser usados na raiz dos cabelos, para evitar o aspecto oleoso”, aconselha o especialista.

Se a franja acordou de mau jeito e parece não querer ficar no lugar, os cremes termoprotetores e as pomadas ou máscaras capilares podem solucionar o problema. “Deixe a franja um pouco úmida e aplique uma pequena quantidade do creme. Depois disso, seque com secador ou chapinha. Esses produtos ajudam a proteger os fios do calor dos aparelhos, mantendo a saúde dos cabelos. Nesta circunstância, é bom evitar soluções a base de óleo, pois podem deixar a pele oleosa também”, ensina o hairstylist.

Quem tem cabelo muito liso pode sofrer com oleosidade excessiva. Nesses casos, é importante usar hidratantes na versão líquida, como o leite para pentear, que são mais leves e não pesam tanto nesse tipo de fio. Segundo o especialista, os shampoos devem ser aplicados somente na raiz, enquanto condicionadores e cremes de tratamento são usados no comprimento e nas pontas. Outra dica importante para evitar um “bad hair day” é usar cremes de tratamento noturno e evitar dormir com eles molhados.

Penteados e acessórios

Se mesmo depois dessas dicas você não ficou satisfeito com o resultado das madeixas, alguns acessórios podem deixar seu cabelo livre do aspecto “malcriado”. O hairstylist acredita que grampos, tiaras, bandanas e elásticos, por exemplo, ajudam a dominar os fios. Quem tem franja pode penteá-la para trás e usar um grampo para prendê-la no alto da cabeça, formando um pequeno topete. Os donos de cabelos curtos podem passar uma pomada capilar ou um creme para pentear, que ajudam a domar os fios. No caso das mulheres, ainda é possível incrementar as madeixas curtas com tiaras.

“Hoje em dia muita gente deixa de lado os penteados certinhos e aposta em cabelos mais bagunçados. A tendência é aliar a rebeldia dos penteados da década de 70, com o glamour das décadas de 80 e 90. Quem não tem tempo de disciplinar os fios pode abusar das tranças, coques e rabos de cavalo, que são práticos e estão na moda. A pessoa pode prender somente as laterais do cabelo, torcendo-o em mechas e gomos, ou usar coques com as pontas soltas. É só botar a imaginação para funcionar”, esclarece Sylvio.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais