Equipe Personare
  • Por Equipe Personare
  • Leia em 4 min.
  • 02/12/2016
  • Atualizado em 17/08/2018 às 16:58

Dicas para quem quer morar sozinho

Daniela Pereira, autora do Apezinho, inspira pessoas a buscarem um lar com sua cara

Dicas para quem quer morar sozinho

As Pereiras. Da esquerda para direita: Gabriela, Daniela e Fernanda (Imagem: Victor Ronccally, Rio Etc)

O momento de sair de casa para morar sozinho, ou pelo menos sem a companhia dos pais, é quase sempre esperado pela maiorias dos jovens, apesar de, na prática, não ser fácil. A jornalista Daniela Pereira e suas filhas, autodenominadas “as Pereiras”, criaram o blog Apezinho em 2013, que reúne histórias de pessoas que deram este primeiro passo rumo à independência, além de dicas para o lar sobre decoração, organização e até mesmo alimentação.

Depois de passar por oito endereços, Daniela fala, na entrevista abaixo, sobre sua experiência com mudanças de residência e, principalmente, o que a motivou a ajudar quem está passando por essa transição.

Quais os temas que você e suas filhas mais gostam de abordar no apezinho?

Daniela Pereira: O Apezinho se presta a muitos assuntos, o arco de temas associados a ele é muito rico. Porém, o que realmente nos encanta é quando encontramos uma boa história ou um bom texto que nós sabemos que pode ajudar as pessoas de alguma maneira.

Não somos especialistas em nenhuma das editorias do blog, como alimentação e decoração, por exemplo, mas temos um bom olhar para o que agrada, transforma e instiga. Se interessar as Pereiras, então será muito bem recebido pelo público também!

Para você, o que significa o momento de sair de casa?

DP: Significa uma fase nova, uma forma de recomeçar. Aquele frio na barriga, planos, crescimento. Apenas coisas boas. Para quem tem 20, 30, 40, 50 anos…

Então, qual dica ou conselho primordial você daria para quem está pensando em sair de casa ou passando por esse momento?

DP: Planeje-se! Não saia no impulso para que não haja frustração e problemas desnecessários, ou até mesmo vontade de voltar atrás porque não se sentiu capaz de dar conta das novas responsabilidades. Existem artigos no blog que falam sobre este assunto, ajudando no planejamento de gastos (clique aqui para aprender a se planejar melhor) e a realizar esta mudança de casa, respeitando seu orçamento, que você pode acessar clicando aqui.

Existe alguma história que você já tenha publicado e gostaria de compartilhar?

DP: Já tive oito endereços e adorei a experiência. Gravei o vídeo abaixo, que fala sobre essas mudanças. Um post do blog pelo qual eu tenho um carinho especial é o que fala sobre colocar seus projetos em prática. Este artigo rendeu um retorno muito positivo, e espero que possa inspirar vocês também. Clique aqui para aproveitar as dicas.

Você utiliza as dicas que oferece no blog do seu dia a dia?

DP: Muitas! Nesse momento estou aprendendo a cozinhar e tentando seguir uma alimentação mais natural. Estou super motivada, pois aprendo muito com o conteúdo que tenho produzido sobre esses assuntos.

O que despertou o interesse por decoração e organização de lar? Você, como jornalista, imagnou algum dia trabalhar com esses assuntos?

DP: O meu interesse, desde sempre, foi formar as minhas filhas e, por tabela, os leitores. Meu objetivo é prepará-las para a vida, e me empenho para isso. Quero que elas tenham condições de criar um canto com a carinha delas, dentro de suas regras de organização, conscientes quanto à alimentação e vida financeira. Enfim, livres para escolherem seus caminhos.

Faço tudo com muito amor, simplicidade e originalidade. Pode parecer que é querer muito, mas também ninguém disse que seria fácil. E, sem falsa modéstia, acho que estou sendo bem-sucedida na minha empreitada.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais