Carolina Arêas
  • Por Carolina Arêas
  • Leia em 2 min.
  • 13/04/2009
  • Atualizado em 10/05/2018 às 15:15

Encare o futuro com confiança

Para momentos de crise, dicas de florais que despertam o otimismo

Encare o futuro com confiança

Se quando você pensa no futuro lhe falta confiança de que dias melhores virão, talvez seja o momento certo para conhecer algumas essências florais que trabalham a fé, a certeza e o positivismo.

A humanidade está passando por um momento de grandes incertezas e transformações – em especial de mudanças econômicas. É normal que surja um pouco de ansiedade diante de um futuro duvidoso e sem garantias, mas o pior que você pode fazer por você mesmo é se deixar paralisar por medo, pessimismo ou desespero.

Mais do que nunca é preciso empenho, criatividade, dedicação. Mas também é necessário ter tranquilidade e confiança em viver um dia de cada vez, sem ficar se deprimindo com a idéia fixa de que será demitido assim que chegar no escritório.

Estes florais trazem a mensagem de que é possível confiar no amanhã, limpando padrões mentais como o pessimismo, a incerteza, a insegurança.

  • Borage, da Califórnia: faz brotar a fé de que tudo vai dar certo apesar dos desafios que a vida apresenta. É um excelente tônico para o coração, deixando-o mais leve e otimista.
  • Scotch Broom: também da Califórnia, ajuda a perceber os aparentes obstáculos decorrentes de problemas sociais e mundiais como uma oportunidade de crescimento pessoal. Desperta na pessoa sentimentos positivos e otimistas em relação ao futuro.
  • Gentian, de Bach: traz perseverança aos que desanimam e desistem diante dos obstáculos, deixando-se contaminar por pensamentos negativos. O floral traz de volta confiança e determinação para atingir seus objetivos, ajudando a recuperar rapidamente do desânimo que os reveses trazem.
  • Ambrosia, de Minas: é uma essência indicada para os que têm medo da falta de recursos vitais e trabalha a confiança da Providência Divina.
  • O Bluebell, do Bush australiano: é para os que não acreditam na abundância universal, de que tudo será provido sempre que necessário. Pode ser tomado sozinho ou no composto Abund Essence, indicado para os pessimistas e para aqueles com consciência de escassez muito arraigada. Este buquê libera as crenças negativas (incluindo os padrões familiares) daqueles que temem a falta de tudo: dinheiro, emprego, oportunidades.

As essências podem ser misturadas para compor uma receita. Dr. Bach recomenda que se use no máximo seis tipos diferentes. De maneira geral, o floral deve ser tomado embaixo da língua, cinco vezes ao dia. Mas em casos urgentes podem ser ministrados em intervalos menores, até que se perceba a melhora do paciente. Também pode-se tomar com um pouco de água, suco, em aspersões ou banhos. Entre em contato com um profissional para saber a melhor opção para você.

Onde encontrar:

Rio de Janeiro
Florescentia – (21) 2285-6826
Nova Era – (21) 2539-2266
Quintessência – (21) 2205-0505
http://www.quintessencia.com.br/

São Paulo
HNCristiano – (11) 2979-9868
http://www.hncristiano.com.br/portal/
Equilíbrio – (11) 3815-1386.
http://www.equilibrio.com.br/

Belo Horizonte
Officinalis – (31) 3296-8917/3344-2922
Chlorantha – (31) 3241-5212/3224-8533

Fortaleza
Farmácia Farmaverde – (85) 3261-1566

Nota importante sobre a escolha dos florais:

A automedicação de florais parece bem fácil. A pessoa procura por palavras-chave e escolhe as essências. Você não precisa se identificar com 100% das características de uma essência para tomá-la. Eles não apresentam contra-indicação, mas para fazer a escolha correta é preciso conhecer os sistemas florais e, ao mesmo tempo, ter capacidade de perceber claramente as questões pessoais ou das pessoas próximas, o que nem sempre é simples. Por isso, um profissional capacitado é sempre a melhor opção.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Carolina Arêas

Carolina Arêas

Iniciou sua formação como terapeuta floral através do Healing Herbs, da Inglaterra, estudando as essências de Bach. Também trabalha com Reiki nível II e massoterapia ayurvédica, e é co-criadora do projeto "Word Rocks". Saiba mais