Equipe Personare
  • Por Equipe Personare
  • Leia em 3 min.
  • 17/06/2015
  • Atualizado em 18/03/2019 às 16:29

Dicas práticas de meditação

Exercício ajuda a fazer escolhas melhores e mais conscientes

Dicas práticas de meditação

Com a correria do dia a dia, às vezes fica difícil encontrar momentos de calmaria, não é verdade? A prática da meditação pode ser um bom caminho para diminuir a ansiedade e ficar mais relaxado.

O exercício meditativo ajuda a distinguir sentimentos, crenças e pensamentos, contribuindo para que você faça escolhas melhores e mais conscientes ao longo da vida. E incorporar esse método no cotidiano pode ser tarefa simples. Para isso, basta encontrar um lugar calmo, onde não seja incomodado e tenha o mínimo possível de distrações.

Depois disso, deixe o ambiente acolhedor, ajustando a temperatura e a iluminação, por exemplo. Uma outra dica é perfumar o recinto com aromas ou incensos.

A meditação pode ser praticada com a pessoa sentada ou deitada, dependendo de qual posição oferece mais comodidade e conforto.

Não se preocupe caso, no começo, sua mente ficar divagando, deixando você distraído durante o exercício. Nesse momento, é importante não criticar ou repreender a si próprio. Apenas volte novamente sua atenção ao exercício, quantas vezes for preciso.

Vale lembrar que no caso de meditação guiada com áudio, o praticante pode parar ou voltar a gravação a qualquer momento, caso ache que precisa de um tempo maior para determinada reflexão. Se possível, coloque uma venda nos olhos para facilitar a interiorização e utilize um fone de ouvido.

Aproveite o exercício para treinar sua mente a deixar as respostas chegarem de forma livre. Na meditação, não há certo ou errado, a regra é deixar a mente se expressar na forma de emoções, lembranças, imagens ou cores, além de perceber como tudo isso é despertado em você.

Passo a passo para meditação

Caso queira, registre suas impressões por escrito depois de cada meditação. Você pode repetir o exercício abaixo quantas vezes sentir necessidade. A partir da prática contínua, será possível notar que suas percepções podem mudar a cada vez que realizar o exercício. De tempos em tempos, releia suas anotações. Afinal, novas percepções sempre poderão surgir.

Confira abaixo o passo a passo para a prática:

  1. Feche os olhos e volte a atenção para sua mente, com a intenção de observar seu mundo interno.
  2. Respire de modo profundo, porém suave, e foque a atenção no movimento da sua respiração. Imagine o ar entrando pelas suas narinas, passando por suas vias respiratórias, chegando aos seus pulmões e se expandindo. Depois solte o ar, sem deixar de pensar como esse movimento é feito pelas suas narinas. Foque sua atenção e intenção na respiração. Realmente perceba o movimento do ar em sua inspiração e expiração.
  3. Na próxima inspiração, traga todo o ar para o abdome, sentindo sua barriga se expandir no movimento da inspiração. Depois esvazie lentamente o ar da barriga quando for expirar.
  4. Ao soltar o ar, solte com a sua intenção toda e qualquer tensão, tudo que está preso e bloqueado em você. Solte sua resistência e vá relaxando cada vez mais profundamente. Inspire o ar novo e permita que ele vá preenchendo o espaço deixado por todos os sentimentos e pensamentos negativos que você soltou na expiração. Inspira o novo, as novas maneiras de perceber, sentir e vivenciar sua vida. Perceba que para o novo entrar e se manter é preciso deixar ir o que não lhe serve mais, desapegando-se do que está velho. Então traga a sua intenção de se renovar e inspirando as novas possibilidades, percepções e experiências.
  5. Nessa intenção, afirme para si mesmo sua intenção de mergulhar mais profundamente em suas emoções de forma clara e verdadeira. Respire profundamente e relaxe ainda mais. Perceba a sensação de paz e segurança. Sinta-se acolhido e protegido.
  6. Nessa energia, abra-se para perceber qualquer imagem, cena, percepção, memória… Qualquer sensação, emoção ou, sentimento que venha à tona. Não é preciso se preocupar caso não perceba nada neste momento, apenas relaxe ainda mais.
  7. Então agradeça a si mesmo por esta oportunidade de relaxar e entrar em contato consigo mesmo e lentamente venha retornando sua atenção para o aqui e agora. Quando se sentir preparado, abra os olhos, completamente desperto e presente.

Áudios de meditação para praticar

Que tal tornar a prática um hábito diário? No perfil do Personare no SoundCloud, você encontra diferentes áudios de meditação – para ansiedade, para ajudar nos relacionamentos e mais. Experimente os benefícios da meditação!

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