Cris Ventura
  • Por Cris Ventura
  • Leia em 2 min.
  • 20/07/2015
  • Atualizado em 14/09/2018 às 18:36

Dicas de arranjos de flores para decorar a casa

Descubra como trazer boas vibrações para seu lar no fim de ano

Dicas de arranjos de flores para decorar a casa

As flores criam harmonia visual e energética nos ambientes e, por isso, aumentam e melhoram o fluxo da energia vital (chi). Cada flor, com suas formas e cores, transmite uma simbologia que pode ser associada com intenções positivas para as festas de fim e começo de ano. Nessa época, a busca pela decoração natalina e símbolos de boas energias aumentam e os arranjos de flores são grandes aliados, além de belos e criativos.

As flores mais requisitadas são as rosas vermelhas, que simbolizam o amor, e as astromélias brancas e vermelhas, que independente da cor simbolizam amizade e felicidade. Os arranjos mais fartos e com vasos mais bonitos desta flor são atribuídos à vibração da prosperidade. Já o cravo também simboliza o amor, enquanto os lírios protegem a mente. E todas essas flores, quando combinadas em arranjos decorativos com sementes ou trigos verdes e folhagens, como heras, enriquecem o efeito natalino. Mas se a ideia é ter um ambiente mais ousado, alegre e criativo, pode-se usar flores coloridas. Outra opção é fazer uso de orquídeas para oferecer à casa uma energia de amor e, ao mesmo tempo, força.

Para a virada do ano, as preferidas são sempre as flores brancas, que transmitem paz, renovação, purificação. As mais indicadas são as margaridas, os crisântemos e os lírios – que são três espécies que ajudam a purificar o ar. As margaridas representam a inocência das crianças e a felicidade; o crisântemo, alegria e vida longa; e os lírios, virtude.

Os arranjos de flores brancas podem ser combinados com ervas para que fiquem ainda mais energizados. O manjericão atrai prosperidade, o alecrim estimula a alegria de viver e a arruda traz proteção contra negatividades. Os arranjos podem ser compostos em peças que ficam guardadas ou raramente são usadas. Geralmente são peças bonitas e de boa qualidade, como sopeiras, taças, objetos de prata, bowls ou cristais.

Uma boa ideia para as mesas das festas é colocar nelas um arranjo de flores e velas flutuantes. As flores podem ser as gérberas, que simbolizam simplicidade, alegria e pureza, ou flores do campo, que trazem a energia da jovialidade e alto astral.

Na entrada da casa, é interessante ter um arranjo de boas-vindas, composto com fartura e mais elaborado. Um bom exemplo são dálias amarelas para prosperidade.

Boas festas, com a energia das flores!

* Colaboração: Alessandra Lima, designer floral. Site: www.alessandralima.com / email: al@alessandralima.com

Olá, essa matéria foi útil para você?
Cris Ventura

Cris Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas. Saiba mais