Melissa Setubal
Por Melissa SetubalLeia em 2 min.03/12/2014 

Depoimento: pais com energia feminina

Especialista fala sobre lado cuidador de homens, na criação dos filhos

Dia desses meu sobrinho Arthur de quase dois anos colocou sua mãozinha na testa de meu irmão Cássio e falou: “quentchi”. Meu irmão estava com febre e meu sobrinho repetia o gesto que, uma semana antes, aprendera com os pais, quando ele é quem estava doente. Para mim, esse gesto singelo e espontâneo simboliza uma conexão que, acredito, muitos pais experimentam, de uma forma ou de outra.

Meu irmão compartilhou comigo que esse sentimento único de pai e filho, de companheirismo e cuidado, é o maior orgulho e realização de sua vida. A forma como ele vive a experiência da paternidade é um motivo de orgulho para mim também. Coisa que meu próprio pai profetizou quando meu irmão ainda era adolescente: “você será um excelente pai um dia”.

Pai também pode ter alma feminina

O jeito especial que testemunho meu irmão se relacionar com meu sobrinho me surpreende de muitas formas, principalmente no que diz respeito aos estereótipos masculino e feminino. Vejo, hoje em dia, muitos pais que, como ele, se sentem bem confortáveis em desempenhar seu lado suave, cuidador e sentimental, normalmente associados às mulheres. Algo que vai bem além de apenas fazer atividades como trocar fraldas, dar banho ou mamadeira.

E vejo o resultado desse tipo de comportamento na forma como meu sobrinho age, como quando ele procura meu irmão para obter conforto, quando ele se sente livre para expressar suas emoções e frustrações, e como no exemplo que eu dei no início deste texto.

Admiro profundamente esses pais-maternos, que sem medo de usar seu lado feminino ou de invadir o sagrado papel das mães criam uma conexão emocional muito mais profunda e livre com suas crias. Dessa forma, contribuem para co-criar pessoas com muito mais autoconfiança e senso de si mesmas.

Meu sobrinho é mesmo muito abençoado com o pai e mãe que tem. E concordo plenamente com a profecia de meu pai, que citei acima: meu irmão é um excelente pai. E tudo vai ficar melhor ainda, agora que o segundo sobrinho está a caminho.

Melissa Setubal

Melissa Setubal

Profissional pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, criou sistemas que apoiam mulheres que sofrem com sintomas do ciclo menstrual e com sua imagem no espelho. Atua como coach de saúde, com atendimentos individuais e em grupo.