Um minuto de silêncio tem grande poder
Entenda como colocar esse hábito em prática na sua rotina
Por Regina Restelli
“Um minuto de silêncio tem um grande poder. Talvez essa seja uma boa maneira de começarmos esta conversa”, Sri Prem Baba.
Como é difícil ficar 60 segundos em silêncio. Como tem sido difícil, neste mundo caótico, fazer a mente se render a serviço do silêncio. Esta é a proposta do Líder Humanitário Sri Prem Baba que recentemente esteve em uma Meditação para o despertar do amor no Brasil, em Ipanema, no Rio de Janeiro.
Tive a alegria de estar presente nesta vivência e experimentar a força da energia gerada por 1500 pessoas, juntas num mesmo propósito. Foi realmente forte e evidentemente poderoso. “Um único minuto.
Quem se compromete em fazer, levanta a mão”, ele dizia. E assim tudo começou e é assim que na verdade toda a mudança que queremos realizar em nossas vidas pode começar.
Venho há anos trazendo em meu trabalho e artigos a necessidade, que acredito ser primordial para nosso equilíbrio geral, da Meditação.
Afinal, estamos esquecidos de nós mesmos devido ao caos externo e interno e isso pode nos causar ansiedade, depressão, tristeza e outras séries de doenças. E acredito que por isso a Meditação, o silêncio e a presença são as prioridades da humanidade atualmente.
Mas a Meditação continua sendo um mito para muitos. Devemos reconhecer que esta atividade requer simplesmente a nossa presença aqui e agora, que se realiza através do nosso natural silêncio interno. Se deixarmos de lado todos os nossos conceitos prévios, veremos que é muito simples meditar.
Costumo usar duas perguntas que auxiliam muito, que são: “Onde eu estou?” e “O que estou fazendo?”. Geralmente, quando respondemos a estas perguntas, constatamos que estamos envoltos em pensamentos e sentimentos que moram no passado ou no futuro.
O que estamos realizando realmente fica quase sempre em segundo lugar em nossas mentes que mentem. O passado não existe mais e o futuro criamos agora. Se não estamos presentes neste momento, afinal, o que estamos criando? O que você esta criando para o seu futuro? O que você quer criar para o seu futuro?
Busque o silêncio no dia a dia
Devemos urgentemente buscar foco nas prioridades de nossas vidas e se você compartilha comigo estas ideias, se já não começou a meditar, poderá começar agora. Estabeleça suas prioridades, sendo a primeira delas um minuto de silêncio antes de cada atividade importante no seu dia a dia.
Se depois de 21 dias você avaliar que a experiência foi boa, continue aumentando a quantidade de minutos e, assim, quem sabe, você se habitue com o bem-estar desta experiência. Este é o verdadeiro movimento que podemos fazer em direção à alegria, diz Prem Baba.
No silêncio temos a oportunidade de lidarmos com nossas situações de vida fora do tempo emocional “passado x futuro”. No “agora” nos livramos dos desejos, que foram criados pelo esquecimento de nós mesmos.
Nosso poder de realização, respostas e direcionamentos positivos estão dentro de nós, devemos agir conscientes disso. Em algum momento no passado rompemos a confiança em nossa sabedoria inata, com traumas e rejeições, que com o tempo nos tornaram inconscientes de nós mesmos. Podemos chamar isso de sono profundo.
Então está mais do que na hora de escolhermos acordar para o nosso mais profundo desejo, que é ser feliz. Chega de ficar se debatendo com doenças, estresses e guerras internas e externas.
É o momento de escolher e seguir na intenção de ir ao encontro desta presença, ou ao menos questionar e experimentar esta proposta. O sofrimento não tem espaço no silêncio e nele a felicidade inata tem como expandir e fluir por todas as áreas de nossas vidas.
Com isso, temos a oportunidade de atuar em nossas situações de vida, colhendo dia a dia resultados mais positivos e prósperos.
Reflita sobre essa proposta de despertar seu silêncio inato e abra uma clareira para ser visitado pela paz, como disse o Líder Espiritual.
Meditação de um minuto
Sente-se confortavelmente com as costas eretas e a respiração livre. Decida usar a sua mente para observar como está seu corpo neste momento. Sinta-se dos pés à cabeça. Dê mais atenção ao ar que entra e sai pelas narinas, permitindo que ele ocupe inclusive o seu diafragma.
Ar pra dentro, barriga para fora e ar para fora, barriga para dentro. Foco absoluto em você neste minuto. Assim que acabar, perceba como está se sentindo e siga com sua vida. Esqueça todas as dificuldades e conquistas provenientes desta prática, pois cada momento é diferente do outro, nunca se repetem.
Em um dia pela manhã pode ser fácil meditar, ao tempo que mais tarde, no mesmo dia, você pode ter mais dificuldade. Mas o que importa é a sua intenção de fazer um minuto apenas de silêncio em direção a sua presença.
Boas conquistas, pois tenho certeza que as terá.
Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Faz atendimentos online no Personare. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação.
Saiba mais sobre mim- Contato: sanatkumara.tera@gmail.com