Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

Primavera 2021: data, saúde e dicas sobre a estação

A primavera é época de florecer, confira as dicas para aproveitar esse momento

Primavera 2021: data, saúde e dicas sobre a estação

Às 16h21, do dia 22 de setembro, começa a primavera 2021. A primavera é geralmente considerada uma estação alegre, feliz, contagiante, especialmente, para aqueles que vivem em locais onde o inverno é longo, frio e escuro.

A estação da primavera traz consigo dias mais longos, com mais sol e mais atividades. Para as plantas é a hora de renascer, de florir, de germinar, porém para alguns humanos, esses meses da primavera também podem trazer irritabilidade, momentos de maior ansiedade, sinusites, crises de alérgicas e até mesmo resfriados.

Como aproveitar a primavera

A estação da primavera é uma época de movimento expansivo e crescimento. É uma época de criatividade e planejamento. Na medicina oriental, a primavera está ligada ao elemento mental, que rege fígado e a vesícula biliar, que estão associados aos tendões, sendo responsáveis ​​pelo fluxo suave de energia e sangue pelo corpo todo.

Ser mais ativo e passar mais tempo fora de casa podem ser ótimas maneiras de fortalecer as energias do fígado e da vesícula biliar durante os meses da primavera.

Uma das orientações para essa estação é imitar as árvores e flores que brotam e emergem, permitindo-nos germinar, crescer, florescer e alcançar objetivos maiores, e quem sabe melhores durante a primavera.

Conheça os benefícios do elemento madeira

O elemento madeira é suave, persistente e repleto de potencial criativo. Detém o poder de ser e de se tornar, de ser fiel à sua própria natureza e se tornar cada vez mais você mesmo, expressando de forma mais clara as suas necessidades e desejos.

Esse elemento penetra suavemente na terra para captar a água, a fonte de toda a vida. A partir das nossas raízes, encontramos a energia para seguir em frente com força e firmeza de propósito, permanecendo flexíveis e fiéis à nossa natureza.

As emoções e sentimentos associadas ao elemento madeira são a raiva, frustração, irritabilidade e reatividade. Quando em equilíbrio, a raiva pode ser uma emoção saudável, pois pode te propor ao movimento, é uma reação natural ao estresse, frustração ou a injustiça.

Quando expressamos em equilíbrio a raiva pode agir como uma tempestade que limpará o ar, e com isso dissipará a tensão e restaurará o equilíbrio.

Em desequilíbrio, a madeira, freqüentemente, resulta em excesso ou esgotamento. Em excesso, se expressa em falas com tons de voz alto, “tiques” ou falas repetitivas, propensão a coragem e a explosões voláteis, irritabilidade, negacionismos, frustações e a tendência de julgar os outros com muita rapidez ou severidade.

Quando está em deficiência, apresenta-se como dificuldade em lidar com a raiva. Engolindo suas emoções, ansiedade, irritabilidade, culpa constante, frustrações corriqueiras, reclamação constante, desistência repetitiva.

Alguns problemas associados a desequilíbrios do elemento  madeira podem ser vistos como tensão muscular, sujeito a lesões nos tendões e ligamentos, dores Ciáticas (irradiando dor da parte inferior das costas para as nádegas e para baixo na perna), dores de cabeça, enxaquecas, irritabilidade  e explosões de raiva, distúrbios visuais, irregularidades menstruais, TPM, miomas, distúrbios digestivos, incluindo azia, síndrome do intestino irritável, úlceras, hipertensão arterial, Insônia e confusão mental.

Como se manter saudável e alegre durante a primavera

Movimente-se

O fígado precisa de movimento e você também, então saia seguramente e faça longas caminhadas, se possível na natureza, observe as mudanças que acontecem ao seu redor e convide mudanças para entrar. Se desafie e inicie exercícios ou yoga.

Aceite a beleza do caos

Organize sua casa, trabalho escritório , home office e desfaça-se das as coisas que você não precisa, daquelas que não conseguiu ou separou no inverno. Doe e crie o espaço para o novo entrar. Permita que coisas novas entrem em sua vida.

Eliminar toxinas e purificar

Na primavera é uma ótima época de começar uma dieta mais saudável e eliminar as toxinas para que o seu elemento madeira possa fazer seu trabalho com mais eficácia. Comece eliminando alimentos que estressem seu fígado e sua vesícula. Não coma demais. Tente comer mais devagar, saboreando os sabores. Desfrute da abundância de alimentos frescos, e de coloração verde.

Flua com seus ressentimentos e comece de novo

Rancores, raivas, frustrações e ressentimentos são indigestos e podem causar danos à energia do Fígado. Pratique o perdão através de praticas integrativas e meditações. Dica: uma ótima meditação é dos corações gêmeos.

Respire e coragem, hora de tentar algo novo

Pense no que você gostaria de tentar, mesmo que pareça bobo ou assustador. O pequeno e delicado broto nunca saberia seu potencial se ficasse seguro dentro de sua semente. Comece a brotar, deixe-se florescer.

Cuide do Seu Corpo

Beba muitos e muitos copos de água diariamente. Use água filtrada, em temperatura ambiente, se possível não gaseificada. Ao adicionar um pouco de suco de limão, folhas de hortelã, e outras ervas que nutram o fígado. O sabor da primavera é o ácido. O excesso ou a falta de alimentos ácidos, como as frutas cítricas, podem desequilibrar a energia do fígado. Use-os com equilíbrio.

Recomenda-se nesta estação o uso de brotos, pequenas folhas verdes como salsa, coentro, cebolinha, manjericão e orégano. O alho-poró, legumes em geral, cebola, aipo, pães com farinha integral, chás de dente de leão ou boldo e espinafre são muito bons para essa época. Além deles, saladas temperadas com limão fresco e sopa de missô.                                                     

Algumas práticas integrativas como Pranichealing, acupuntura, Reiki e florais são instrumentos maravilhosos nesse processo. Sempre é bom reforçar respirações e meditações (como a dos corações gêmeos) para nos auxiliar na adaptação das mudanças de estação.                         

A primavera chega com o florescer, e que tal aprender com ela? Acesse aqui e saiba mais! 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Eric Flor

Eric Flor

Eric Flor Francisco é terapeuta integrativo do RJ formado em fisioterapia, acupunturista e mestre em Reiki. Atendendo em seu espaço na Tijuca com Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxaterapia, Orgoniteterapia, Cristalterapia e PranicHealing para promoção de equilíbrio, vida saudável e bem-estar. Saiba mais