Pesquisar
Loading...

Planetas retrógrados 2022: datas e significados

Os planetas retrógrados de 2022 são: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Veja as datas e entenda cada um deles!

Vamos ter oito planetas retrógrados em 2022. Isso é ruim? Claro que não! Cada retrogradação é uma fase interessante para rever questões da sua vida, olhar para dentro de si e, às vezes, revisar algo do passado que não foi tão bem resolvido.

Em 2022, teremos as retrogradações de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Planetas retrógrados não significam que os astros estão “andando para trás”. A Astrologia interpreta os planetas retrógrados desde a Terra e entende que esse posicionamento pode trazer tendências sobre os aspectos psicológicos que aqueles planetas representam durante essa fase.

Por exemplo, Mercúrio representa a comunicação e é possível que, durante Mercúrio retrógrado, as falas não sejam tão claras, o combinado não saia como o planejado, o que foi contratado tenha de ser repensado.

Aqui você pode ver quais e as datas dos planetas retrógrados em 2022 e entendê-los na sua vida.

Planetas retrógrados 2022

Vênus retrógrado 2022

  • De 19/12/2021 a 29/01/2022

Uma vez a cada um ano e meio, Vênus fica retrógrado por cerca de 45 dias. Em tempos de Vênus retrógrado vale ter mais cautela com procedimentos estéticos não habituais, especialmente os mais intensos e invasivos.

Compras, vendas e negociações tendem a ficar mais difíceis com Vênus retrógrado. Há tensão inerente em relação a assuntos financeiros nesta época.

Também há mais chance de surgirem incômodos e questionamentos nos relacionamentos afetivos e de negócios.

Mercúrio retrógrado 2022

  • 14/1 a 04/02
  • 10/05 a 03/06
  • 10/09 a 02/10
  • 29/12 a 18/01/2023

Geralmente, Mercúrio fica retrógrado três vezes ao ano. Mas em 2022 serão quatro períodos. Mercúrio retrógrado representa uma fase em que não é um bom realizar atos comerciais muito importantes. Contratos, acordos ou planos formais feitos neste período provavelmente precisarão ser corrigidos.

Mas pode ser ótimo para revisar coisas que já fez. Você pode entender melhor Mercúrio retrógrado em 2022 aqui neste artigo para se planejar para o novo ano e aproveitar a fase para revisar a área da vida que poderá ser tocada pelo planeta em cada período.

Marte retrógrado 2022

  • 30/10/22 a 12/01/23

Marte é o planeta que rege a assertividade, agressividade, energia e começos. Quando Marte fica retrógrado (entenda todos os detalhes aqui), algo pode nos deixar com raiva, muita raiva, e bastante tendentes a comprar grandes brigas, problemas e dores de cabeça.

Júpiter retrógrado 2022

  • 28/07 a 23/11

Júpiter retrógrado acontece aproximadamente uma vez a cada doze meses. Júpiter rege os grandes eventos, as viagens, a justiça, a filosofia de vida. Quando esse planeta está retrógrado, pode-se dizer que há certo prejuízo de suas funções externas com ganho nas internas.

As viagens com Júpiter retrógrado pode não ser perfeitas (mas o que é perfeição?). Talvez haja certa dose de imprevisto, dúvida e tensão.

Outra coisa importante: o gigante Júpiter nos convida primeiro crescer por dentro – olhando para os lugares em que não cabemos mais – para depois ambicionar fazer isso fora. Com o planeta retrógrado, você vai terá a chance de fazer um grande voo para dentro de si.

Saturno retrógrado 2022

  • 04/06 a 23/10/2022

Com Saturno retrógrado, responsabilidades e limites envolvendo carreira, profissão e imagem pública entram em processo de revisão.

Urano retrógrado 2022

  • 24/08 a 2023

Urano representa a liberdade e a independência, mas não da maneira como geralmente se pensa. A independência representada por Urano é em relação àquilo que está estabelecido como norma social.

Um trânsito de Urano pode tirar trazer mudanças importantes. Até 2026, Urano está em Touro (só para você entender: na última vez em que Urano esteve em Touro foi entre 1935 a maio de 1942. Sim, durante a Segunda Guerra Mundial, momento que alterou drasticamente o mundo).

Com Urano retrógrado é possível oscilar entre colapsos e rupturas e nos estimular a encarar os obstáculos que precisamos enfrentar. Aquilo que você quer mudar pode ser mais fácil de analisar durante Urano retrógrado (você tem sentido isso?).

Netuno retrógrado 2022

  • 28/06 a 03/12

Netuno tem a ver com repensar e aprofundar sonhos e aspirações. Algo como: “será mesmo que estou conectado com meus sonhos?”, “O que eu faço de concreto pelos meus sonhos?”, “Será que eu me saboto?”. Não raro, pode trazer enganos e ilusões de volta, como se fosse um teste.

Plutão retrógrado 2022

  • 29/04 a 08/10

O fenômeno da retrogradação é algo bastante comum: uma vez ao ano, por quase seis meses, Plutão estará retrógrado. Isso indica que praticamente metade da população terá Plutão retrógrado em seu mapa.

De acordo com alguns astrólogos, Plutão retrógrado será melhor percebido se, nesse período, ficar em oposição ao Sol ou se for o protagonista de alguma configuração astrológica importante. Caso contrário, seus significados estão bem diluídos em outros contextos mais pessoais.

Confira também as Previsões Astrológicas para 2022 aqui e as Previsões para os Signos em 2022 neste artigo especial.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim