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Thanksgiving: como praticar a gratidão e se beneficiar disso

Sentir gratidão é muito mais complexo do que parece nas redes sociais; aprenda mais sobre ela!

Thanksgiving: como praticar a gratidão e se beneficiar disso

Aposto que você já ouviu falar em Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. É uma festividade norte-americana superfamosa nos filmes e séries pelas jantas fartas, mas que é um dia de gratidão.

Neste ano, a data será comemorada nos EUA nesta quinta-feira, 25 de novembro. Que tal aproveitar para aprender a praticar a gratidão? Aposto que se você souber todos os efeitos positivos que pode causar na sua vida, você vai começar hoje mesmo.

Antes de partir para teoria e prática, aproveita para ver aqui as previsões astrológicas para 2022 com base no seu signo e já saber sobre o que você poderá agradecer ao longo do novo ano.

O poder da gratidão

Exercitar a gratidão diariamente aumenta o prazer de cada conquista e ainda ajuda a bloquear sentimentos negativos e o mau hábito de reclamar. A seguir, veja alguns dos principais efeitos da gratidão:

  • Fortalece o sistema imunológico
  • Diminui dores e desconfortos físicos
  • Melhora a qualidade do sono e a disposição ao acordar
  • Ajuda na saúde mental
  • Fortalece as emoções positivas
  • Diminui a sensação de solidão
  • Ajuda a perdoar

Gratidão: como praticar

Sentir gratidão é lindo e escrever nas redes sociais já é quase obrigatório. Mas não é tão simples quanto parece.

Assim como praticar exercício físico diariamente é essencial para fortalecer os músculos, a gratidão deve ser exercida todos os dias para, de fato, trazer todos os benefícios citados acima.

A seguir, veja dois exercícios supersimples que você pode começar neste Thanksgiving para, assim, exercitar o “músculo da gratidão”.

Exercício 1: Diário da gratidão

  • Pegue um caderno novo e anote nele, toda noite, cinco coisas pelas quais você sente gratidão.
  • Mas nada de questões amplas como “agradeço pelos meus filhos” ou genéricas como “agradeço pela vida”.
  • Escreva coisas que aconteceram naquele dia. Mesmo que tenha sido um dia complicado, se esforce para achar algo bom.
  • Quando você agradece por coisas simples, você desperta o poder da gratidão.
  • De tempos em tempos, releia algumas páginas e relembre momentos felizes de sua vida.

Se você quer uma ajudinha para saber o que lhe motiva e o que tende a te deixar mais feliz e satisfeito com sua vida, faça aqui (é gratuito!) o seu Mapa Numerológico.

Exercício 2: Lista do reconhecimento

  • Pegue uma folha e uma caneta. E anote as respostas para as questões a seguir: quais foram as conquistas dos seus últimos 12 meses? O que mudou em sua vida desde o ano passado?
  • Podem ser grandes conquistas, como a casa própria ou um novo emprego, como pequenos fatos que alegraram você, como um elogio do chefe ou uma habilidade nova. Acrescente na lista as pessoas que fizeram a diferença ao longo do último ano.
  • Ao final, tire um momento do seu dia, coloque uma música que você goste, pode acender velas e incensos se curtir.
  • Pegue a sua lista e releia cada item, agradecendo mental ou verbalmente por aquilo, ou por determinada pessoa.
  • Encerre celebrando com um brinde ou fazendo algo que goste muito e reforce o sentimento de gratidão.
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Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais