Pesquisar
Loading...

Casa 1 na Astrologia: significado revela quem é você de verdade

Descubra todos os assuntos da Casa 1 na Astrologia e saiba qual signo a primeira impressão que você deixa nas pessoas e a sua forma de se expressar

A Casa 1 na Astrologia se refere ao signo que está na primeira casa do seu Mapa Astral. Sim, esse é o seu ao Ascendente. Em cada casa astrológica moram um grupo de temas que vão ajudar você a entender sua personalidade. Todo mapa astral tem 12 casas. Você pode conhecer todas as casas astrológicas aqui.

A primeira parte do mapa astral representa os seguintes temas na sua vida

  • sua personalidade
  • a maneira como as outras pessoas percebem você, ou seja, a primeira impressão que você passa
  • seu jeito de ser
  • como você se expressa
  • como você cuida da sua aparência física
  • seu ego
  • sua essência

Por ser a primeira casa do mapa astral, a Casa 1 na Astrologia traz o signo que surgia no horizonte no momento de seu nascimento. Isso significa que o signo que está na cúspide da primeira casa do seu mapa é o seu Ascendente. Aqui você pode descobrir seu Ascendente rápido e gratuitamente.

Casa 1 na Astrologia e a “primeira impressão”

A Casa 1 na Astrologia representa a primeira impressão que você deixa nas pessoas. São as características que você transmite quando chega a algum lugar.

“As características do signo ascendente são as primeiras impressões que nós causamos a aqueles com quem temos contato pela primeira vez”, conta a astróloga Márcia Fervienza.

O signo que está na Casa 1 consolida toda a nossa personalidade para apresentá-la ao mundo de uma maneira coerente e concisa.

É utilizando as características desse signo que mostramos o que queremos que o mundo veja da gente. É com a energia do signo ascendente que sempre começamos algo novo.

Vamos pensar em um exemplo que quebra mitos. Você conhece três pessoas do signo de Leão – ou seja, elas têm o Sol, que é o signo mais popular, no signo de Leão. Muita gente acha que pessoas leoninas são egocêntricas e adoram um palco, o que é um grande mito.

A primeira pessoa de Leão tem Virgem na Casa 1. A primeira impressão que ela passa, em geral, é de humildade e praticidade. A segunda tem Áries na Casa 1, que transparece coragem e ansiedade. E a terceira tem Câncer na Casa 1, ou seja, se retrai com facilidade e é bem sensível.

Sol x Ascendente: qual a diferença?

O Sol representa o Ego. O signo que está na Casa 1, seu Ascendente, fala do Eu. Tem diferença? Tem, sim! Márcia explica que o signo solar representa o seu propósito consciente. Você realiza sua missão no mundo a partir das características do seu Sol.

Já as características que você usa para se apresentar ao mundo são as do seu signo ascendente. “Ele é a porta de entrada. É a maneira que encontramos de chegar às outras pessoas, de fazer amigos, nos aproximarmos, nos relacionarmos”, explica.

O famoso Big 3 da Astrologia é formado por Sol, Ascendente e Lua, que são a base da sua personalidade.

Quem é você?

O signo que ascendia no horizonte no momento em que você nasceu é o que está na cúspide da Casa 1 do seu mapa. Ou seja, é seu ascendente. Quando um signo ascende – ou cruza o horizonte pelo lado leste – passa do plano interno para o plano externo.

Astrologicamente, explica a astróloga Márcia Fervienza, esse é “o ponto onde se manifestam as energias do ego, é o nosso ponto de manifestação perante à vida”.

“Por isso, as características do signo ascendente costumam ser a primeira coisa que as outras pessoas notam na gente.

Casa 1 na Astrologia e os planetas

Os Planetas na Casa 1 representam funções psicológicas. Cada planeta representa uma série de questões. Além disso, cada um dos planetas representa potenciais e características da nossa personalidade.

Quando um planeta está na primeira casa, significa que, quando você nasceu, aquele astro se levantava no horizonte e, por isso, as qualidades e características dele estão bem “impregnadas” em sua personalidade.

O astrólogo Alexey Dodsworth explica que é muito simbólico vir ao mundo ao mesmo tempo em que um planeta também nasce porque é como se esse astro anunciasse o seu nascimento e se tornasse seu “padrinho” e você passa a ser um representante vivo daquele planeta.

Entenda um pouco mais sobre cada planeta na Casa 1:

Sol na Casa 1

sol-no-mapa-astralEsse astro revela qual o seu papel no mundo e a consciência que você tem de si. Essa posição no mapa pode significar que você pode ter muita consciência de quais são seus desafios e qualidades.

Também pode indicar que você tem excesso de apego ao seu jeito de ser e sentir que nunca precisa mudarMais sobre o seu sol no mapa astral você pode ler aqui.

Lua na Casa 1

Como você lida com sua sensibilidade e as reações emotivas que você tem são descritas por esse astro. Com a Lua na Casa 1, novos começos tendem a ser vivenciados por você com forte emoção.

Em geral, pode ser uma pessoa muito centrada nas próprias emoções e pode ter dificuldade de ver o mundo com objetividade. Muito mais sobre a lua no mapa aqui, para você entender a fundo suas emoções.

Mercúrio na Casa 1

Fim de Mercúrio retrógradoMercúrio na Casa 1 pode reforçar o lado curioso e versátil da pessoa. Isso porque o planeta está diretamente ligado ao impulso de aprender, interagir e se locomover.

É comum sentir esse estímulo de estar constantemente estudando, fazendo cursos, lendo, trocando informações e conhecimentos com as pessoas.

Vênus na Casa 1

Conhecida como a estrela da manhã, Vênus está ligado à beleza, ao amor e aos relacionamentos — afetivos e de negócios. Na casa 1, pode indicar que você sabe fazer jogos sedutores para conquistar outras pessoas.

Sua autoimagem tende a ser positiva, mas também pode enxergar a si como essencialmente melhor. . Conheça mais sobre Vênus no mapa astral neste artigo especial aqui.

Marte na Casa 1

O planeta Marte representa sua forma de agir, força e manifestação de iniciativa. Na casa 1, Marte pode significar que você enfrenta a vida de peito aberto e anima as pessoas a seguirem seus caminhos com coragem e determinação.

Agressividade é forte em seu mapa — seja para se desenvolver ou para atos impulsivos.

Júpiter na Casa 1

jupiter-em-peixes-2022Júpiter está relacionado diretamente a oportunidades, crescimento pessoal e objetivo de vida. Na primeira casa, indica que você pode causar a impressão de ser uma autoridade.

É preciso ter atenção para não ficar sempre na posição de quem precisa dar lições de moral e como se só sua opinião fosse a certa.

Saturno na Casa 1

Quem nasce com Saturno na Casa 1 tende a iniciar a vida com autoimagem negativa. O planeta fala em bloqueios e grandes responsabilidades.

Na primeira casa, pode sugerir que você tem muita seriedade, maturidade e que não age até ter certeza de que é capaz de levar algo até o fim sem falhas.

Urano na Casa 1

Urano no Mapa AstralEsse planeta representa a área da vida onde você necessita de liberdade para exercer sua criatividade. Na casa 1, Urano pode significar que você não tem vocação para rotina e para o que é convencional.

Por isso, pode se recusar a usar o manual tradicional de instruções da vida — ainda que isso traga problemas com a família e a sociedade.

Netuno na Casa 1

Netuno no Mapa Astral

Sua relação com espiritualidade e autoilusão são representadas por esse planeta. Na casa 1, Netuno pode indicar que você cria ilusão do que as pessoas querem ver e pode usar isso para manipulá-las.

Pode significar também que você observa muito e se desconecte da realidade com muita frequência. Netuno no mapa astral também indica como cada pessoa pode se iludir.

Plutão na Casa 1

Éo planeta que mostra suas fraquezas e revela a parte do seu mapa que você mais precisa ter atenção, que no seu caso são os temas da Casa 1.

Costuma sentir constante descontentação com si, como se precisasse passar por grandes transformações, ao mesmo tempo que pode ter problemas para abandonar quem você é.

É importante bem lembrar que uma pessoa pode ter mais de um planeta na Casa 1 no mapa astral. E a interpretação disso está no seu mapa astral completo.

Signos na Casa 1 do Mapa Astral

Como falamos, o signo que está na cúspide, ou seja, bem no início da casa 1, é o seu Ascendente aqui. Vale lembrar que se você tiver um planeta junto nessa casa, a análise pode ter algumas questões importantes – e mais profundas.

Por isso, veja a análise do seu Ascendente com planetas, signos e aspectos juntos no seu Mapa Astral. Aqui vai uma indicação dos significados de cada signo na casa 1:

Áries na Casa 1

Você levar sinceridade ao extremo e costuma manifestar sentimentos de forma explosiva. Além disso, as pessoas tendem a ver você como alguém que tem poder.

Conheça todos os significados do Ascendente em Áries aqui.

Touro na Casa 1

Costuma levar a vida da forma mais segura possível e pode ter certa dificuldade em lidar bem com mudanças. Ademais, costuma transmitir impressão de segurança para as outras pessoas.

Aqui você conhece mais sobre as características do Ascendente em Touro.

Gêmeos na Casa 1

É comum usar as conversas e seu lado intelectual para abrir caminhos. As pessoas veem você como alguém sociável e com abertura a novas descobertas.

Os significados e as revelações sobre o Ascendente em Gêmeos estão aqui.

Câncer na Casa 1

As pessoas veem você como um foco de segurança e você tenta deixa todo mundo confortável na sua presença. Não gosta de briga e se esquiva de situações de conflito.

As principais características do Ascendente em Câncer estão neste guia aqui.

Leão na Casa 1

As pessoas veem você como alguém que transborda energia, autoridade e vitalidade. Geralmente, atrai olhares facilmente e tem criatividade aflorada. Porém, precisa cuidar com o sentimento de orgulho — que, algumas vezes, pode ser demasiado.

Mais significados do Ascendente em Leão estão aqui.

Virgem na Casa 1

Pode ser uma pessoa reconhecida pela humildade e por demonstrar atenção extra à aparência. Costuma ter bastante disposição para realizar uma nova tarefa e ajudar outras pessoas a resolver problemas.

Tudo sobre o Ascendente em Virgem no mapa astral está aqui

Libra na Casa 1

Seu charme natural costuma encantar as pessoas. Geralmente, preferie estar sempre em companhia do que só.  Além de que indecisão pode ser uma de suas marcas.

Saiba mais aqui sobre o seu Ascendente em Libra.

Escorpião na Casa 1

características do signo de EscorpiãoTende a agir de forma defensiva quando conhece gente nova. As pessoas veem você como uma pessoa observadora e com autocontrole. Além do mais, você pode ter alta capacidade de fascinar quem a conhece.

O lado bom e os desafios de ter Ascendente em Escorpião estão neste guia aqui.

Sagitário na Casa 1

Sua energia fascinante e corajosa inspira as outras pessoas de modo que você pode ter forte influência sobre quem te rodeia. Além do mais, pode sentir que apenas sua opinião é a correta.

Tudo sobre o Ascendente em Sagitário aqui.

Capricórnio na Casa 1

capricórnio no mapa astralAs pessoas veem você como alguém que tem paciência para conquistar objetivos de forma ética. Não costuma se arriscar muito e prefere se dispor a fazer algo apenas se acredita que conseguirá cumprir.

O guia completo sobre o Ascendente em Capricórnio está aqui.

Aquário na Casa 1

As pessoas costumam ver você como alguém independente e original, e que curte transgredir de vez em quando. Tende a ser muito sociável, mas sempre mantendo certa distância.

Você pode ler mais aqui sobre as características do Ascendente em Aquário.

Peixes na Casa 1

As pessoas costumam descrever você pela simpatia, compreensão e facilidade em se adaptar. Costuma ser uma pessoa reservada e discreta. Ademais que, seu idealismo pode atrapalhar o senso prático.

Veja aqui o guia completo sobre o Ascendente em Peixes.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim