Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Constelação familiar: o que é, como funciona e benefícios

Constelação familiar: o que é, como funciona e benefícios

Conheça os principais conceitos da constelação familiar, como ela pode ser aplicada e quais as vantagens de se trabalhar com esta técnica que organiza nosso sistema familiar

Podemos mudar de trabalho e de grupo de amigos, mas a nossa família sempre será a nossa família e por isto é o vínculo mais profundo que temos. No entanto, nem sempre o convívio com estas pessoas é fácil. A constelação familiar toca exatamente nestes pontos.

Na nossa saúde, nas nossas relações amorosas, no nosso trabalho e na maneira de lidar com dinheiro, também somos impactados pelo nosso sistema familiar. A constelação entra trazendo ordem para a nossa vida destravando a nossa capacidade de acessar a abundância em todas as áreas. Saiba o que é e como funciona a constelação.

O que é constelação familiar?

Mais do que terapia, a constelação familiar é um trabalho que busca a reconciliação com todos os antepassados e também suas questões excluídas (dinheiro, sexo, amor, etc) para que nós não precisemos repetir padrões de sofrimento e escassez.

Dizemos que, para que a vida possa fluir, precisamos viver de acordo com as “Ordens do Amor”, as três leis sistêmicas que devemos considerar:

  1. Pertencimento – Todos os membros da família tem direito a pertencer
  2. Hierarquia – Quem veio antes tem prioridade no sistema familiar.
  3. Equilíbrio – Toda troca nos relacionamentos devem ser equilibradas.

Para que as nossas vidas sejam bem-sucedidas, precisamos respeitar estas leis. E como respeitá-las?

Constelação familiar: como funciona

A constelação familiar sistêmica serve para trabalhar qualquer problema de relacionamentos familiares, amorosos, profissionais, questões de saúde, dinheiro, emoções, doenças, entre outros.

constelaçao familiarExistem algumas formas mais conhecidas para utilização da constelação familiar, mas irei abordar aqui as duas técnicas com as quais eu trabalho: Presencial com Representantes Pessoas ou Online com Bonecos.

Presencial com representantes

A técnica funciona como um “teatro sem roteiro” onde o constelando (quem traz o tema) escolhe no grupo de pessoas que participam no dia (representantes) uma pessoa para ser o problema e uma pessoa para representar ela mesma. As pessoas que entram para representar sentem no corpo sensações e o terapeuta ajuda a organizar o sistema. O cliente somente senta e assiste, sem interferência.

Bonecos na constelação familiar

O constelando (quem traz o tema) irá escolher os bonecos que irão representar suas questões e posicionar em uma mesa giratória. O terapeuta irá ajudar o cliente a enxergar os padrões e reposiciona os bonecos. Com os bonecos, eu utilizo tarot com frases sistêmicas para ajudar no processo.

Em ambos os modelos, o objetivo é trazer a ordem respeitando as 3 leis sistêmicas: pertencimento, hierarquia e equilíbrio para que o amor possa fluir novamente.

Constelação familiar online

O online não deixa nada a desejar comparado com o presencial, são somente formas diferentes de fazer a mesma coisa. No presencial eu trabalho em grupo, no Online eu trabalho no individual.

Frases da constelação familiar

Não gostamos de contar histórias porque muitas vezes o cliente se esconde atrás da história que ele acha que aconteceu com ele e não toma atitudes. Na constelação usamos várias frases curtas que ressoam do cliente mesmo depois da sessão. Alguns exemplos são:

  • Eu vejo você.
  • Você é grande, eu sou pequena.
  • Eu por você.
  • Eu tomo a vida de você pelo preço que custou a você e a mim.
  • Vou fazer algo de bom com a vida que recebi.

Honrar pai e mãe

Existe muito equívoco sobre o que é honrar pai e mãe. Muita gente acha que é fazer tudo o que os pais querem ou aceitar relações não saudáveis.

Na verdade, de forma bem simples, honrar pai e mãe é concordar com os pais que você tem. Eles são perfeitos para você porque são os únicos pais possíveis.

Quem deseja que os pais sejam diferentes de quem são, ainda não sabe concordar com a vida da forma que ela chegou até você. Isto é o mais importante.

Outro ponto é aprender a crescer. Quando você se torna adulta e responsável, paga seus boletos, tem sua família e seus projetos, você está horando pai e mãe da melhor forma.

Benefícios

A constelação, além de liberar energeticamente o que está atrapalhando a sua vida, ela traz a virada de chave na forma de pensar, para que você consiga da próxima vez que se deparar com uma questão ter maturidade para agir de forma diferente. Ela é capaz de liberar traumas, tristezas, depressões, medos trazendo uma nova forma de ver a vida.

Curso de constelação familiar

A maioria dos cursos de constelação familiar são uma combinação de teoria e prática. Você aprende as leis, lê os livros, participa do maior número possível de constelações como representante para que você entenda e vivencie a técnica para dai começar a constelar outras pessoas.

Eu mesma comecei o meu processo com as constelações familiares em 2012. Participei mensalmente como representante em diversos grupos e fiz muitas constelações minhas. Conforme minha vida foi se transformando com a técnica, eu me aprofundei ainda até me transformar em uma consteladora.

Constelação familiar é espiritismo?

Existem pessoas que confundem porque os representantes sentem no corpo o que esta acontecendo no campo do cliente, mas a constelação não incorpora os espíritos. Ela capta o que esta no invisível, porque todos somos interligados, mas não tem a ver com religião.
É uma técnica que respeita a crença de todas as pessoas e pode ser feita por pessoas de todas as religiões ou sem religião.

Constelação familiar online funciona?

Todas as terapias holísticas, inclusive a constelação funcionam online. Precisamos entender que todos nós estamos interligados energeticamente e a nossa localização física independe para estarmos conectados e conseguirmos acessar o campo de informação do cliente.

Constelação familiar é perigoso?

A constelação familiar, assim como qualquer outra técnica holística e/ou terapia, não é perigosa. O que é perigoso são os profissionais não qualificados que existem em todas as profissões. Você precisa escolher muito bem o seu terapeuta, alguém que te passe confiança, que trabalhe com integridade, que saiba o que está fazendo. Se você escolher bem, você sentirá tranquilidade para olhar qualquer tema que irá surgir.

Como qualquer terapia, muitas vezes entramos em contato com assuntos que mexem com a gente profundamente. Dai, a minha recomendação é buscar acompanhamento pós constelação seja com psicólogo ou terapeuta holístico para conversar sobre o que você sentiu ao abrir algum tema. Eu mesma gosto de fazer uma sessão pós constelação para acompanhar melhor meus clientes.

Constelação familiar é gratuita?

A constelação não é gratuita, ela é um trabalho que exige muitas horas de estudo e prática e, assim como qualquer profissão, tem um valor.

Semanalmente eu faço uma live às 13 horas no meu instagram para oferecer conhecimento sistêmico gratuitamente para que você vire várias chavinhas na sua cabeça na forma de pensar e entenda até que temas você precisará constelar para organizar.

Dica de livro

  • Onde estão as moedas – João Garrida
Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais