Adriana Mangabeira
  • Por Adriana Mangabeira
  • Leia em 3 min.
  • 08/07/2016
  • Atualizado em 01/06/2018 às 16:32

Como identificar suas principais dificuldades na vida?

Inspire-se em 5 dicas para combater adversidades e alcançar melhores resultados

Como identificar suas principais dificuldades na vida?

Algumas áreas em nossa vida são naturalmente simples, lidamos com elas com facilidade. Alguns têm mais jogo de cintura na área profissional, outros já conseguem lidar melhor com os relacionamentos, e ainda há aqueles que são bem-sucedidos em assuntos relacionados à própria saúde, disciplina, rotinas, e por aí vai.

Da mesma forma, algumas áreas são nosso grande desafio de aprendizado e evolução. Através da dificuldade natural que temos nelas, conduzimos nosso processo de autoaprimoramento, desenvolvimento. Reavaliamos conceitos, desenvolvemos novas habilidades, flexibilizamos expectativas, mudamos ângulos e pontos de vista.

Quando passamos por sofrimentos repetidamente com algum tipo de insucesso, é sinal de que é preciso amadurecer desta forma: flexibilizando. Afinal, teremos sempre os mesmos resultados se nos mantivermos com o mesmo posicionamento ou agindo da mesma maneira.

Quando passamos por sofrimentos repetidamente com algum tipo de insucesso, é sinal de que é preciso amadurecer desta forma: flexibilizando. Afinal, teremos sempre os mesmos resultados se nos mantivermos com o mesmo posicionamento ou agindo da mesma maneira.

A disposição para mudanças é o grande diferencial para o sucesso. A maneira como lidamos com os insucessos, com as portas fechadas, com a rejeição ou com outras dores será determinante para a repetição ou superação das dificuldades.

A repetição é escolha dos rígidos, daqueles que não experimentam novas perspectivas. A superação representa a escolha por crescer, por não se perguntar “por que”, e sim “para que”. É experimentar outra perspectiva, ouvir e desenvolver cada vez mais novas capacidades. O nome disto é crescimento.

Trago algumas dicas para você perceber como está reagindo às adversidades que se repetem e, claro, formas de alcançar melhores resultados na sua vida.

Você acha fraqueza não ser escolhido ou selecionado para alguma posição a que aspira (profissional ou afetiva)? O sentimento de rejeição é algo que vem de dentro de quem sente e não exatamente do fato ou da pessoa que supostamente lhe preteriu. É importante encarar e acolher-se para que a repetição futura não seja necessária, através de terapias e processos de autoconhecimento. Desta forma, você estará pronto(a) para construir uma realidade diferente em novas oportunidades.

Você pergunta claramente às pessoas envolvidas o que esperavam de você? É saudável e indispensável a prática de pedir o feedback em quaisquer áreas da vida e um grande tesouro para sua evolução pessoal.

Você sente-se invalidado(a), inadequado(a) ou menos competente quando algo não sai conforme planejou? É importante saber que todas as partes têm interesses e participação em uma situação ou acontecimento. Muitas experiências são fontes de aprendizados para alcançarmos novas empreitadas, mas podem não ser a melhor opção para nosso real propósito naquele momento. Saber que cada pessoa tem seu lugar em cada fase da vida e ter clareza de seu propósito e do que, de fato, é importante para você, poupa muito sofrimento. Além disso, traz a compreensão de que a cooperação, numa percepção mais panorâmica, é muito mais madura e construtiva do que a competição.

Se estes questionamentos lhe deixaram reflexivo(a), é um ótimo sinal, de que há mudanças a fazer. Sendo assim, confira abaixo cinco dicas para você iniciar uma lapidação de si mesmo(a), com maturidade emocional e mente aberta para o sucesso.

  • Liste pelo menos dez itens do que é mais valioso na vida para você. Por exemplo: liberdade, honestidade, ética, respeito, etc.
  • Liste o que as pessoas mais elogiam em você.
  • Liste o que você sabe que tem de maior valor (habilidades, virtudes, diferenciais).
  • Liste situações em que não se sentiu valorizado(a) de alguma forma e não conseguiu processar muito bem isso.

Agora olhe bem para sua lista e reflita sobre o motivo pelo qual as situações do li 4 não estavam em sintonia com os itens das primeiras listas. Exemplo: Você acha que teve uma boa performance em uma tarefa no trabalho, mas não recebeu o reconhecimento do seu chefe. Ao mesmo tempo, listou que agilidade e criatividade são pontos fortes em sua personalidade. Isso significa que pode ser ágil na resposta proativa e na criação de nova realidade, que leve tal situação a um resultado que seja interessante para você. Seja adaptando, respondendo ou aproveitando feedback para grandes revisões e percepção. O importante é sair da reação e escolher pela criação de uma nova realidade que lhe seja interessante. A partir disto, conclua que substituições você deseja em lugar destas experiências do li 4.

É importante a lealdade em relação a seus valores e identidade. Tendo isto como seu norteador, você estará sempre em posição de comando na engrenagem da sua vida e será grato(a) por não ocupar lugares que não lhe pertencem ou não ter seu posto ocupado por outras pessoas. O sucesso só vem para quem está em seu lugar e permite que outros estejam nos espaços que lhes pertencem.

Saber essas respostas faz com que você tenha mais força, otimismo e autoconfiança para seus novos projetos de vida e profissionais. Mas lembre-se que para isso é necessário conhecer-se e estar disposto a crescer hoje e sempre, em muitos momentos.

Releia suas listas e conclusão algumas vezes. Assuma responsabilidade e comprometa-se consigo mesmo para não querer todos os lugares e sim o SEU lugar, o MELHOR lugar. Seja feliz hoje.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Adriana Mangabeira

Adriana Mangabeira

Terapeuta, Master Coach e facilitadora de caminhos pessoais, organizacionais ou empreendedores. Promove palestras e treinamentos. Contato: www.adrianamangabeira.com.br Saiba mais