Leo Chioda
  • Por Leo Chioda
  • Leia em 3 min.
  • 01/06/2019
  • Atualizado em 01/06/2019 às 02:06

Cinco de Copas: arcano do mês para Peixes

Tarot e Astrologia juntos? Confira tendências para amor e trabalho em junho

Cinco de Copas: arcano do mês para Peixes

O zodíaco também é uma roda. Alguma vez você já tinha parado para pensar nisso? O zodíaco da Astrologia é também uma representação do tempo – a mesma simbologia da Roda da Fortuna, arcano regente de  junho. Refletindo sobre isso e tendo por base o arcano do mês, sorteei uma carta específica para cada um dos signos, com o objetivo de  aprofundar as tendências para o período. A carta sorteada para Peixes foi o Cinco de Copas.

TAROT E ASTROLOGIA JUNTOS?

É comum ver associações entre oráculos distintos como Tarot e Astrologia. Há quem leia Tarot junto com as Runas ou conforme as tendências dos astros consultando o I Ching. Mas a verdade é que cada oráculo é um sistema simbólico que funciona por si só, não dependendo jamais de um outro para funcionar devidamente.

Ainda que se façam essas associações, é preciso entender que cada sistema oracular tem suas regras e perfis de expressão das informações que fornece. Assim, uma tendência astrológica pode parecer bastante com uma tendência de um arcano.

É gratificante e até auspicioso quando um oráculo parece conversar com outro, mas é sempre importante ressaltar a autonomia de cada um deles. No caso dos arcanos para cada signo, o zodíaco serve como uma forma de categorizar as pessoas e direcionar melhor os interessados. Não que todos os piscianos sejam iguais, sabemos que não. Mas podemos encarar cada signo solar como uma espécie de grupo de pessoas com características relativas.

Assim, além da Roda da Fortuna, arcano que rege o mês de junho em si, temos um arcano do Tarot para cada signo astrológico. Ainda que o conteúdo seja desenvolvido pensando separadamente em cada signo, as cartas funcionam independentemente da Astrologia e vice-versa.

Confira as tendências de junho para Peixes:

PEIXES – CINCO DE COPAS

AMOR

Se você está em um relacionamento afetivo, o Tarot prevê desequilíbrios consideráveis com a pessoa amada. Cinco de Copas é uma carta difícil porque denota tristeza e falta de propósito para viver ao lado de alguém específico. Você está feliz nesta relação? Reflita com absoluta sinceridade e tome alguma atitude.

Outro detalhe importante é tentar perceber se o vínculo não está desgastado a ponto de fazer com que você e a pessoa sofram em conjunto. Em todo caso, uma conversa franca tende a ser renovador para a relação.

Se você não está em uma relação afetiva, o Cinco de Copas denota tristeza devido ao distanciamento ou ao desinteresse de alguém específico. A verdade é que a desilusão tende a fazer com que você deixe de dar tanta força a quem não quer estar com você. E isso é positivo, pois continuar sofrendo por quem não quer você é injusto de sua parte. Chore, mas não por muito tempo. A vida continua e ainda há milhões de pessoas para surgir em sua vida.

TRABALHO

Se você trabalha, o Cinco de Copas prevê perigos: o seu rendimento pode cair consideravelmente devido a dispersão ou perda de tempo com assuntos ou emoções que não combinam em nada com o ambiente de trabalho.

Sendo uma pessoa de Peixes, você sabe que às vezes é difícil controlar os impulsos, mas para não colocar sua vida profissional em risco, atenção à sua postura.

Se você não está trabalhando no momento, o Cinco de Copas exige total afastamento de todo e qualquer problema ou mesmo de situações negativas que coloquem você para baixo. É tempo de se motivar e não se deixar abater por situações adversas ou por comentários alheios a respeito de estabilidade financeira. Não sofra tanto! Procure soluções.

ORIENTAÇÕES

O Cinco de Copas é o arcano que vem exigir de você uma postura mais firme em relação ao que não está bem. Em vez de alimentar a tristeza, o pessimismo e os empecilhos, o melhor a ser feito é encarar a vida como uma série de situações que tendem a nos deixar mais fortes. O Tarot orienta você a seguir em frente, sem medo e sem lágrimas.

O QUE A RODA DA FORTUNA LHE CONCEDE: sensibilidade e predisposição para analisar erros e desapontamentos. Sendo uma pessoa de Peixes, você sabe muito bem o quanto é importante expressar seus sentimentos.

Em junho você pode e deve demonstrar sinceridade diante do que não lhe agrada e também reconhecer que você também erra, como todos os seres humanos.

Em vez de se entristecer ou se desesperar com a vida, passe a ver as coisas com mais objetividade. Quanto mais seus pés estiverem no chão, mais claras serão as situações que você deve enfrentar.

Releia o arcano do mês para repassar todas as diretrizes do Tarot e fazer de junho um período mais significativo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Leo Chioda

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor do Tarot Direto e Tarot Mensal do Personare. Saiba mais