Equipe Personare
  • Por Equipe Personare
  • Leia em 2 min.
  • 30/05/2012
  • Atualizado em 16/05/2018 às 18:48

Chocolate para os cabelos

Substância hidrata, diminui volume e dá brilho aos fios

Chocolate para os cabelos

Investir em tratamentos capilares com chocolate é uma boa forma de cuidar da beleza, sem comprometer a silhueta. Rico em nutrientes e ácidos graxos (gordura), o cacau hidrata, diminui o volume e dá mais brilho e flexibilidade aos fios. De acordo com o hairstylist Gilberto Antônio, o chocolate pode ser um aliado no tratamento capilar: “A substância tem um papel importante na restauração da saúde dos cabelos, especialmente os secos e muito volumosos”, revela.

O segredo dos produtos e tratamentos feitos à base de chocolate é o baixo nível de PH que contêm. Também chamado de Potencial Hidrogeniônico, este índice é o responsável por manter os cabelos mais bonitos e sedosos. Segundo o especialista, quanto maior o nível de PH, mais chances dos fios ficarem quebradiços e ressecados. Para ter uma ideia, qualquer tratamento químico eleva o PH capilar em torno de 15, enquanto a taxa normal é de 5. “O chocolate ajuda a reverter essa situação, diminuindo o nível de PH dos fios. Isso significa que o produto é responsável por fechar as escamas dos cabelos, deixando-os macios, fortes e hidratados”, explica Gilberto.

O tratamento certo para você

Além de tratamentos feitos em salão de beleza, como escovas e hidratações, o chocolate também pode ser encontrado em linhas de shampoos e condicionadores. No entanto, antes de adquirir um desses produtos é fundamental conversar com um cabeleireiro para diagnosticar o tipo ideal para suas madeixas. “Existem cosméticos maravilhosos no mercado, mas que podem não atender as necessidades que suas madeixas possuem. Sem esse cuidado, a pessoa pode não conseguir alcançar o resultado esperado nos fios”, alerta Gilberto.

O especialista acredita que o tratamento capilar de chocolate costuma ser muito útil, desde que feitos por profissionais capacitados ou de uma maneira consciente, no caso de quem usa os produtos em casa. O chocolate deixa os fios mais maleáveis, brilhosos e sedosos e esse efeito pode ser percebido imediatamente após o uso. Mas para manter a saúde das madeixas, é importante repetir o tratamento a cada 15 dias. “Cuidar dos cabelos é como regar as plantas para que elas não morram. Precisamos fortalecer os fios com nutrientes para que eles sobrevivam no dia a dia”, aconselha.

Apesar dos benefícios que o chocolate apresenta, não é recomendável usá-lo em cabelos oleosos ou finos, já que o produto é muito gorduroso e pode aumentar o aspecto seboso dos fios, além de reduzir o volume. “Nesses casos, a pessoa pode investir em tratamentos com shampoos à base de acidez, feitos com limão ou ervas”, ensina.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais