Cabelos coloridos e com brilho

Veja como combater a opacidade dos fios submetidos à tintura

Cabelos coloridos e com brilho

Louro, castanho, preto, ruivo… Se você gosta de mudar o visual e investe nas tinturas capilares para desfilar com fios diferentes e mais modernos, é importante ter atenção a um problema que atinge quem colore os cabelos: a opacidade. De acordo com o hair designer Mauricio Morelli, as madeixas que sofrem com esse mal costumam ficar desnutridas, frágeis e sem elasticidade e resistência.

“Quando não aplicada corretamente, a tintura resseca e prejudica as cutículas do fio, responsáveis por proteger a parte interna do cabelo e refletir o brilho. Por esse motivo, cabelos opacos possuem cutículas mais finas e dilatadas, deixando os fios desprotegidos internamente. Ou seja, o cabelo tende a ressecar e ficar cada dia mais danificado, além de sofrer com a falta de brilho”, explica Mauricio, que trabalha do Homa Elite Salon, em São Paulo.

Resgatando o brilho

Segundo o especialista, cabelos tingidos que sofrem com a opacidade refletem a falta de cuidado na hora de aplicar a coloração. O hair designer acredita que fios coloridos e opacos geralmente são resultado do uso de produtos de má qualidade, tintas com excesso de amônia, falta de hábito de usar de cremes de reparação e exposição excessiva a produtos químicos.

“A tintura é agressiva à fibra capilar e precisamos ter conhecimento técnico e prático para poder executá-la com o menor grau de sensibilização do fio. O brilho nada mais é que do que a luz refletida em uma superfície lisa e isso só ocorre se as cutículas capilares estiverem seladas. Cabelos tingidos precisam de produtos desenvolvidos para fios com química, como shampoo, condicionador, máscaras ou cremes de tratamento profundo”, ensina o hair design.

De acordo com o especialista, caso a fibra esteja muito sensibilizada, é importante fazer uma cauterização capilar para reconstruir o fio e selar as cutículas do cabelo, preservando os pigmentos por mais tempo. Já uma hidratação semanal repõe a umidade e os nutrientes, ajudando a manter as madeixas com um visual saudável.

Produtos na medida certa

Na hora de escolher os produtos certos para seu tipo de cabelo, o especialista dá a dica: passe os dedos sobre um fio de cabelo, do comprimento para as pontas, e analise a fibra capilar. Estique o fio e confira a elasticidade e resistência do cabelo. Depois disso, é só escolher entre os produtos abaixo:

  • Cabelos sem elasticidade: produtos de reconstrução capilar, para reparar o ressecamento.
  • Cabelos Quebradiços: produtos que ofereçam mais força e nutrição
  • Cabelos coloridos: produtos para cabelos quimicamente tratados, que ofereçam mais nutrição.
  • Cabelos rebeldes: produtos com poder hidratante e controle de volume.
  • Cabelos finos e sem volume: cremes sem enxágue, que dão volume

Depois de resgatar o brilho dos fios, é importante investir na prevenção. Segundo o especialista, os cabelos só voltam a ficar opacos se não forem protegidos e cuidados.

“É importante usar cremes termoprotetores para exposição a altas temperaturas, como secador e chapinha, e sempre que se submeter a algum procedimento químico fazer uma hidratação para repor os nutrientes que os fios perderam. Também é possível usar leave-in ou cremes sem enxágue para reparar a fibra no dia a dia. Além disso, banhos quentes e demorados são extremante agressivos aos cabelos. A água em alta temperatura retira toda a oleosidade natural da fibra, deixando-a desprotegida contra agressões externas e retirando toda sedosidade das madeixas”, avalia.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais