Bombom de creme de avelã com cacau

Receita leva ingredientes que espantam o mau humor

Agora você poderá usar aquela receita de creme de avelã com cacau para fazer algo ainda mais delicioso: bombons! Você pode, sim, se deliciar com um bombom à base de creme de avelã e chocolate, e ainda ter benefícios para o seu humor, a sua disposição, para a sua pele e até para o ciclo menstrual, no caso das mulheres.

As gorduras da avelã, os antioxidantes do cacau e as fibras da chia, combinados, não apenas deixam tudo mais gostoso, como também formam o time perfeito para equilibrar os hormônios que governam o humor e a TPM.

Bombom de creme de avelã com cacau

Tempo de preparo: 50 minutos a 1 hora | Geladeira: 10 a 15 minutos | Serve 6 a 8 pessoas

Ingredientes

  • 3/4 xícara de avelãs cruas, sem pele*
  • 5 colheres de sopa de creme de avelã com cacau
  • 2 colheres de sopa de manteiga de cacau derretida (ou óleo de coco)
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha natural (ou uma fava)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de chia
  • 1 colher de sopa de mel silvestre ou melado de cana
  • uma pitada de sal marinho
  • 1/4 de xícara de liquor de cacau (ou chocolate 85 a 100%)

Modo de preparo

Em um processador, pulse juntos 1/2 xícara de avelãs e a chia, até virar uma farinha fina. Enquanto isso, derreta em banho-maria, em uma tigela de aço inox média, a manteiga de cacau. Pegue o restante das avelãs e pique grosseiramente. Em uma tigela grande, misture a farinha e 1 colher de sopa da manteiga com o creme de avelã, a baunilha, o cacau em pó, o melado/mel e o sal.

Misture bem para que a massa fique bem homogênea, preferencialmente com as mãos untadas em um pouco de óleo de coco. Faça bolinhas e passe-as na avelã picada. No restante da manteiga derretida, derreta o liquor de cacau/chocolate e misture bem. Usando um garfo, mergulhe os bombons na mistura e coloque para endurecer em uma travessa coberta de papel-manteiga. Depois de todos os bombons estarem cobertos, coloque a travessa na geladeira por 10 a 15 minutos, ou até ficarem firmes.

Guarde em um recipiente de vidro fechado por 3 a 5 dias. Se o clima estiver muito quente, armazene no lugar menos frio da geladeira e retire alguns minutos antes de consumir, para ficar macio.

*Em uma travessa rasa, toste as avelãs em forno pré-aquecido a 160/180ºC por 10 minutos ou até a pele começar a soltar. Retire-as do forno, coloque dentro de um pano de algodão limpo, enquanto ainda estiverem quentes, e esfregue para retirar as cascas (não tem problema se restar um pouquinho).

Melissa Setubal

Melissa Setubal

Profissional pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, criou sistemas que apoiam mulheres que sofrem com sintomas do ciclo menstrual e com sua imagem no espelho. Atua como coach de saúde, com atendimentos individuais e em grupo.