Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

Atenção Plena durante o sexo: as vantagens do Mindfulness na cama

A prática de prestar a atenção ao momento presenta está na moda, mas será que você está aplicando-a durante o sexo?

Atenção Plena durante o sexo: as vantagens do Mindfulness na cama

Sexo é prazer, sim, mas também é troca, envolvimento, participação, interação e é presença. Então, me diga: Atenção Plena durante o sexo é importante?

SIM. Assim mesmo, SIM com “letra maiúscula”, com a certeza de que estou sendo claro a quem lê sobre isso.

A seguir, acompanhe por que é importante estar presente no momento do ato sexual e quais as vantagens disso.

Por que Atenção Plena durante o sexo é importante?

Atenção Plena está na moda, mais conhecida talvez como Mindfulness. É uma espécie de achado, a grande descoberta do ocidental quanto aos benefícios da meditação, tão antiga, tradicional e praticada pelos orientais, que há milênios se fartam com os seus benefícios.

Um estudo da Universidade de Emory (Atlanta EUA) apontou que em 47% do tempo a nossa mente divaga. Ou seja, viajamos por inúmeros pensamentos sem ao menos nos darmos conta de quais pensamentos foram esses.

Com objetivos e vantagens variadas, diz-se que a Mindfulness, muito mais do que mantê-lo concentrado, procura trazer você de volta das grandes divagações da sua mente. Inclusive, a Atenção Plena durante o sexo tem o mesmo papel.

Você está presente durante o sexo?

Atenção Plena é, em resumo, prestar atenção no momento presente. E aí, te faço uma pergunta: durante o sexo, onde você gostaria de estar?

Antes de responder, atenção: eu disse durante o sexo! Parece óbvia a resposta. É claro que gostaríamos de estar presentes, de corpo e mente, no sexo. No entanto, será que é lá mesmo que estamos?

Não precisamos de um especialista para responder a mais essa pergunta. É claro que a nossa mente também divaga durante o sexo, as verdadeiras questões que você deveria fazer são:

  • para onde a nossa mente vai quando não estamos presente no ato sexual?
  • quais os grandes prejuízos disso?
  • o que perdemos por não estar com Atenção Plena durante o sexo?

Vantagens da Atenção Plena durante o sexo

Há estudos sobre a Mindfulness que afirmam que a prática gera o fortalecimento do nosso sistema imunológico, diminui a produção de cortisol (hormônio que favorece o estresse), ajuda a dormirmos melhor, melhora a capacidade de aprendizado, aumenta a compaixão.

Tudo isso graças a um fenômeno chamado: espessamento cortical, que é o crescimento de novos neurônios em resposta a práticas repetidas. E ratifica: o que praticamos, se fortalece.

Parece estar cada vez mais evidente, quanto mais tivermos Atenção Plena durante o sexo, melhor será a prática sexual.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Artur Vieira Filho

Artur Vieira Filho

Artur Vieira é Estudioso da Ciência da Felicidade e Psicologia Positiva; Sexólogo e Terapeuta, especialista em Relacionamentos e Sexualidade; Co-fundador no Rio de Janeiro do Centro de Estudos da Felicidade; Palestrante sobre Felicidade, sexualidade humana e relacionamentos; Agente de Transformação Pessoal; Pós-Graduando em Psicologia Positiva e Graduado em Felicidade e Bem-Estar pela Universidade Positivo; possui GBA (Global Business Administration) em FELICIDADE – transformando pessoas e organizações pelo ISAE/FGV - Curitiba; e advogado. Saiba mais