Equipe Personare
  • Por Equipe Personare
  • Leia em 3 min.
  • 10/12/2014
  • Atualizado em 28/05/2018 às 15:34

Artesanato de Natal: faça você mesmo

Confeccione árvore natalina com barbante e livros, mesa com elementos da natureza e mais

Artesanato de Natal: faça você mesmo

Com a proximidade das festas de fim de ano, muita gente começa decorar a casa para celebrar o Natal e o Ano Novo. No entanto, deixar o lar em clima natalino costuma exigir tempo e, muitas vezes, um bom investimento financeiro. A boa notícia é que é possível arrumar seu espaço com projetos simples de colocar em prática e o melhor: baratos.

Isabela Kastrup, autora do blog Arrumadíssimo, lembra que todo ano as pessoas investem um bom dinheiro em enfeites para decorar a casa, mas depois que as festas acabam, estes objetos ficam guardados, isso quando não são descartados.

todo ano as pessoas investem um bom dinheiro em enfeites para decorar a casa, mas depois que as festas acabam, estes objetos ficam guardados, isso quando não são descartados.

“Por esse motivo, este ano eu proponho que você faça diferente, fuja um pouco da arrumação tradicional e temática e aposte em uma decoração natural, tirando proveito máximo das belezas que a natureza oferece. Exerça um novo olhar sobre tudo que está ao seu redor, utilizando folhas secas, galhos, frutas, etc.”, sugere a blogueira.

Simone Collet, consultora de decoração do blog Apezinho, alerta para a questão da sustentabilidade. Segundo ela, cada vez mais pessoas preocupadas com a preservação da natureza e o consumo consciente enfrentam um dilema quando chega a época de festas: comprar ou não uma árvore de Natal, por exemplo? “A questão é que ao comprar uma árvore natural, além de contribuir com o desmatamento, você acaba gerando um problema de descarte depois das festas. E como uma árvore artificial também não é uma saída muito amigável para o meio ambiente, já que é feita de plástico, que não é biodegradável e nem pode ser reciclado, a opção é fazer você mesmo seus enfeites de Natal”, orienta Simone.

Sendo assim, confira o passo a passo para montar uma mesa de Natal usando apenas elementos da natureza, ensinado por Isabela Kastrup, e de uma árvore de natal de barbante ou de páginas de livros, além de um castiçal que imita um globo de neve, sugestões de Simone Collet.

Árvore de Natal de barbante

Projeto de Simone Collet, do blog Apezinho

Ter uma árvore de Natal em casa nunca foi tão simples. A consultora de decoração do blog Apezinho ensina a fazer uma usando barbante e outros materiais que já possui em casa. Aprenda abaixo como é simples.

“A ideia desse projeto é misturar materiais simples que você já tem em casa com enfeites antigos para criar algo novo e original. Assim, você fica com uma casa decorada com a sua cara, se diverte e ainda ajuda o planeta!

Minha sugestão é que antes de escolher o seu projeto e por a mão na massa você faça um inventário do material que tem disponível. Vale tudo: fitas, vidrinhos fofos, rolha de vinho, etc. Também separe pistola de cola quente, cola branca, barbante, fita adesiva e tesoura. Deste jeito você escolhe o seu projeto de acordo com os materiais que já tem e não precisa comprar nada – ou quase nada.

Aqui em casa, eu tinha uma sobra de barbante e rolinhos de washi tape (fita adesiva decorada), que eu usei na decoração do aniversário das minhas filhas. Então, resolvi fazer uma árvore de Natal de barbante. É bem simples.

  • Primeiro você gruda o barbante na parede, usando a fita adesiva decorada. A dica é escolher um formato simples para a sua árvore. Eu usei fitas de cor verde para prender o barbante.
  • Depois, basta prender os enfeites. Eu usei fita adesiva vermelha para eles, com o intuito de diferenciá-los da árvore. Os enfeites usados eu já tinha do Natal passado e também inclui dois cartões de Natal.

Mesa de Natal com elementos da natureza

Projeto de Isabela Kastrup, do blog Arrumadíssimo

Abaixo, a blogueira Isabela Kastrup ensina a montar uma mesa de Natal usando apenas elementos encontrados na natureza, como folhas secas, galhos, frutas, etc. Confira!

“Feiras e mercados são ótimos lugares para garimpar enfeites comestíveis para decorar a sua mesa de Natal. Invista em frutas, já que elas são lindas, coloridas e muito decorativas. Além disso, depois você não vai precisar se preocupar em guardar todos aqueles enfeites que costumam ocupar um espaço que poderia ser aproveitado com outras coisas mais úteis.

Use e abuse da juta como centro de mesa ou até mesmo para cobrir o móvel inteiro, como uma toalha de mesa. Você pode escolher juta colorida ou nas cores natalinas tradicionais, como verde ou vermelho. A juta vai conferir um toque rústico e todo cheio de charme à mesa, acredite!

Neste Natal, aproveite o que você já tem na sua casa, customize, transforme, compre menos e invente mais. A ideia é que você use elementos da natureza para criar uma decoração diferente, natural e graciosa. Mas como fazer isso?

  • Flores, plantas e folhagens dão um toque de charme. Espalhe no centro e ao redor da mesa.
  • Rolhas, canela, frutas e velas ajudam a compor uma linda mesa natural. Deixe a imaginação rolar solta e divirta-se!
  • Não abra mão de uma bonita louça. Louças brancas são uma ótima pedida, pois combinam com qualquer decoração, são elegantes e verdadeiros coringas.
  • Frutas como maçã (verde), uvas e cerejas decoram, dão uma pitada de cor e ainda por cima são uma delícia.
  • Reaproveite os papéis que você já tem, envelopes de papel pardo, pedaços de cartolina, papel cartão, cartões de natais, etc. Tudo isso pode se transformar em tags e enfeites criativos para a sua mesa de Natal natural e ecológica. Reaproveitar está com tudo e faz bem para a alma e para a natureza!
  • Caso tenha criança em casa, envolva os pequenos na decoração natalina. Peça que eles façam desenhos, recortes, bilhetinhos e criem enfeites. Eles adoram participar, ajudar e tudo isso tem a ver com o verdadeiro clima de natal, união, confraternização e alegria. O resto é o resto!

Com essas simples e práticas dicas, a sua mesa ficará linda, bem criativa e com o seu toque pessoal. Isso faz toda a diferença.

Um beijo e mãos à obra!”.

Árvore de Natal com página de livro

Projeto de Simone Collet, do blog Apezinho

“Pensando na decoração da mesa da ceia, eu fiz uma árvore de Natal com páginas de livros antigos e gostei tanto do resultado que vou fazer várias, de diversos tamanhos, para decorar a casa toda.

Separe por volta de 10 páginas de livro, recorte a árvore no formato desejado e depois grampeie dois pontos diferentes no centro da árvore. Agora é só dobrar as folhas, como mostra a imagem”.

Castiçal que imita globo de neve

Projeto de Simone Collet, do blog Apezinho

“Outra opção para decorar sua casa para as festas é fazer um castiçal imitando aqueles globos de neve tradicionais. Para o castiçal eu usei uma taça de vinho, um pratinho de pão, sal grosso, uma árvore de cartolina e um mini papai noel”.

Agora é só colocar a mão na massa que dá tempo de fazer um monte de coisa legal até as festas. Divirta-se!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais