Carregando pagina

Futuro > Previsões e Tendências

ARCANO DO MÊS: O SOL

Em abril, encarar as coisas como elas são traz sorte e força à vida

 
Foto: Swiss IJJ Tarot - AG Müller, 1970. Foto de Leo Chioda

M'illumino

D'immenso.

Este é o poema 'Mattina', um dos mais poderosos do italiano Giuseppe Ungaretti, escrito em 1917. "Me ilumino imensamente" condensa a forte experiência do arcano O Sol, o regente supremo de abril. Longe de ser um arcano inocentemente associado à felicidade absoluta e eterna, a influência desta carta é como um choque de realidade e uma das portas do verdadeiro sentido de responsabilidade, já que muita luz sobre si indica que há muita escuridão ao redor. E é lidando com as trevas, as próprias e as alheias, que a vida e o mundo podem se tornar mais claros.

A INGENUIDADE NÃO SERÁ PERDOADA

Charlatões e despreparados floreiam este arcano do Tarot: "Um mês repleto de felicidade, alegria, satisfação e surpresas maravilhosas. Iluminação, fé, caridade, esperança renovada na humanidade! Dias de glória, de conquista, de vitória e de sorteio na loteria! Momentos de amor verdadeiro, sexo perfeito e vida coroada de riquezas." Não se deixe enganar.

Para que fique bem claro, O Sol é um momento de clareza, a lucidez diante das situações tal como elas são. A realidade é nítida e palpável quando esta carta se faz presente: você pode alterar algumas coisas ao seu redor, mas nada totalmente. A luz do astro serve para te trazer prudência diante do escuro, que é onde e quando tudo se confunde. Mas nenhuma postura ingênua ou falsamente inocente será poupada. Abril é o mês para arcar com as responsabilidades e ver o mundo com olhos verdadeiros: os olhos do próprio mundo, sem tantas distrações.

TUDO ÀS CLARAS

A excelência deste arcano é colocar as coisas à mostra, como se tudo fosse novo ou estivesse se renovando continuamente. O Sol é o arcano do Tarot que fala da harmonia das palavras, como se momentos de felicidade fossem combustíveis para os dias que virão. Ao mesmo tempo, várias denúncias e verdades vêm à tona com a força deste arcano: muito do que está oculto vem à luz, que acessa até certa parte dos mais profundos abismos. Entenda que alguns mistérios podem ser resolvidos e certas omissões tendem a ser reveladas, já que tudo está visível no arcano solar. Os jornais cada vez mais nus e crus e a nossa pele cada vez mais sensível à realidade.

+ Tarot: significado do arcano "O Sol"

TEMPO BOM, TEMPO DE REAPROXIMAÇÕES

O outono se instala aos poucos. O que não se sustenta, vai secar e morrer para depois renascer num período propício. É assim com o amor. Em abril, o Sol indica reconciliações bem feitas ou mesmo acordos respeitosos, caso exista afeto e consideração suficientes para manter florido o jardim da relação."Em abril, o Sol indica reconciliações bem feitas ou mesmo acordos respeitosos, caso exista afeto e consideração suficientes para manter florido o jardim da relação."

Um meio termo tende a ser encontrado aos que estão se separando, assim como quem busca alguém pode passar a ter sinais de possíveis relacionamentos. Qualquer compromisso é assunto sério. Aos que estão amando (e sendo correspondidos), é como a brisa da manhã trazendo o primeiro sol: tudo novo, tudo dando ânimo para seguir com felicidade. A postura generosa é o ponto alto das relações, tanto afetivas, quanto familiares ou profissionais. Estender a mão não basta; o digno é estender o coração também, porque o mundo precisa, mais que nunca, de mais afeto. Só o calor humano, também regido pel'O Sol, pode fortalecer os vínculos e restaurar a confiança para administrar o mundo com a devida coragem. A vida é para os fortes. E você é.

+ O Sol e a essência do amor

ACREDITE: O SOL NUNCA DORME

No âmbito profissional, a tendência é o fortalecimento das ideias e do trabalho braçal - o que é firme e forte merece ser posto em prática, ainda mais havendo tão boas perspectivas para o futuro. As dificuldades tendem a ser superadas com franqueza e transparência, a palavra de ordem das estratégias de mercado. Mas é a perseverança que garante o êxito em abril, já que O Sol encoraja a caminhada para atingir o topo, não apenas o meio da montanha. Para isso, é preciso rir e confiar cada vez mais na vida. A descontração é uma das condições deste arcano, que faz da alegria uma arma para se atingir determinados objetivos. O recado é claro: a vida, por si só, não é nublada. Mas quando há tempestades, ficar no meio delas ou esperar que passem é sempre uma opção nossa.

LUCIDEZ E ARROGÂNCIA NA MESMA MEDIDA

É comum o floreio deste arcano em diversos livros e consultas de Tarot. O Sol é, realmente, essa força positiva que se alastra rapidamente e torna tudo mais fácil. Mas também é a presunção e a sensação invencível de que se pode tudo.

A arrogância de quem brilha demais é a postura convencida de quem se acha eleito por algum deus ou pela sorte. Em abril, a tentação de cantar vitória tende a falar mais alto. O Sol favorece a superestima, que por sua vez pode não ser tão favorável. Vale aquele ditado: 'luz demais atrai insetos demais'. E é por isso que medir as palavras e não contar tantas vantagens tende a ser uma medida sábia durante esse mês.

A LUZ QUE VEM DO ALTO

O Sol é o corte da espada do arcano mais forte. Quanto mais verdade você semeia no mundo, mais dignos serão os seus passos. E longe de qualquer expectativa absurda que os manuais esotéricos pregam por aí, O Sol é bem óbvio nos seus intentos - tão óbvio quanto todo mistério que mal conseguimos ver: é dia, e mesmo nublado, ele brilha. É dia, e mesmo cansado, ele trabalha. É dia, e mesmo cedo, ele se levanta e age.

 
Foto: The Golden Tarot of Klimt - Lo Scarabeo, 2005. Foto de Leo Chioda

ESPIRITUALIDADE É CONFIANÇA

Ao longo do mês de abril, o mundo vai dar sinais cada vez mais claros de que precisamos de mais força para lidar com ele. Tem sido difícil a cada dia, mas só com uma estrutura interna muito firme é que se passa pelos problemas com resistência. Essa resistência pode ser uma filosofia de vida muito bem trabalhada ou então uma crença que acaba servindo de base para lidar com os desafios. Qualquer que seja sua opção, O Sol favorece a prática de uma postura positiva em relação ao mundo. Isso não significa ver os problemas de modo conformado, como se tudo acontecesse por acaso ou por destino talhado em pedra desde o começo dos tempos. Mas uma postura confiante de que cada coisa acontece como reação de outra coisa, boa ou má. Saber ver o mundo com olhos lúcidos e livres é tão importante quanto qualquer religião. A noção de espiritualidade, sob os desígnios deste arcano, é a de ver as coisas como elas são - sem floreios nem rodeios."A noção de espiritualidade, sob os desígnios deste arcano, é a de ver as coisas como elas são - sem floreios nem rodeios."

Confiar no que nos acontece, por pior que seja, é saber que é possível aprender alguma coisa para nos tornarmos mais fortes. O Tarot é um oráculo que prova, a cada leitura, que a vida é um contínuo de experiências, e não uma voz que prediz de modo fatalista o que vai e o que não vai acontecer. Por isso que o Sol é esse raio de clareza sobre as coisas e as pessoas. A influência dele em abril tende a ser positiva porque nos mostra em quem e o quanto confiar. E essa postura, de se estar na luz, é o que chamamos de espiritualidade.

+ O arcano O Sol do Tarot ensina você a aprender com o passado

UM BANHO DE SOL E DE FIRMEZA

Questione-se, ao longo de abril, sobre suas próprias certezas. É agora que você pode renovar conceitos, crenças e receios, já que 2018 tem se mostrado cada vez mais agressivo em vários sentidos - dos práticos aos mais abstratos. As quatro perguntas a seguir devem ser postas em papel, sem limite mínimo ou máximo de páginas.

PRIMEIRA SEMANA - Qual é o meu propósito neste trabalho?

SEGUNDA SEMANA- O quão grande é meu amor por essa pessoa?

TERCEIRA SEMANA- O que é sucesso para mim?

QUARTA SEMANA- Qual é o meu ideal de vida?

Em vez de se prender aos ingênuos significados do arcano, entenda que O Sol favorece a clareza sobre si e sobre o mundo. O exercício de escrever e depois ler coloca você em contato com a sua própria realidade. E é assim, com a devida sinceridade, que você pode mudar algumas coisas em você para mudar ao seu redor.

E não se esqueça, ao longo de todo esse mês, de saudar o sol.

SEU TAROT MENSAL

SEU TAROT MENSAL
+ Quer saber os 3 principais arcanos para seu mês? Jogue aqui uma versão mini gratuita do Tarot Mensal e descubra as tendências para os próximos 30 dias.

Como é escolhido o arcano do mês?

Dos e-mails que chegam: "Qual a força ou mesmo a idoneidade dos arcanos do mês que aparecem em diferentes páginas? Nunca são iguais! Qual deles seguir?". Sim, existem muitas pessoas que puxam uma carta para o dia, uma para a semana, uma para o mês e até mesmo uma para o ano. E elas são válidas.

"Ué, mas todas elas são válidas? Então, qualquer pessoa pode tirar uma carta que vale para tudo e todos?", alguns podem se perguntar. Não é bem assim. E não é simplesmente tirar a esmo. Deve-se levar em conta o propósito do sorteio (para quê? para quem?) e a marcação de tempo aplicada (para quando? Dentro de qual período?). Esta é uma forma de delimitar a atuação dos símbolos, sendo para uma previsão ou para uma orientação, a um grupo ou um público em particular.

Aqui no Personare, por exemplo, as cartas selecionadas para o mês são sorteadas tendo como premissa aquela que melhor venha a orientar os usuários, nos períodos especificados."Aqui no Personare, por exemplo, as cartas selecionadas para o mês são sorteadas tendo como premissa aquela que melhor venha a orientar os usuários, nos períodos especificados."

São tendências gerais que ressoam, que batem, que agradam, preocupam e até desagradam.

Ao contrário da Astrologia, que tem uma fonte única de cálculos (que são as posições dos planetas e os aspectos, considerados universais), com o Tarot teremos sempre cartas diferentes porque cada oraculista responsável tem um baralho em mãos - um microcosmo à disposição - que refletirá suas respectivas intenções. Ainda que os referenciais sejam os mesmos no mundo todo (78 arcanos: 22 Maiores e 56 Menores), existem deformações simbólicas, sistemas e filosofias diferentes no âmbito do Tarot. A melhor maneira de avaliar a validade e a eficácia desses arcanos é testando a interpretação e percebendo sua atuação em nossas vidas.

Mesmo que os símbolos também sejam universais, eles falam através de vozes diferentes. Vez ou outra as cartas são as mesmas, indicando que certas energias podem estar alinhadas. Mas pode acontecer de serem próximas ou absolutamente destoantes. A prioridade é perceber que cada carta, por mais divergente de um canal para outro, acaba sendo pertinente à pessoa interessada. Os símbolos falam ao melhor e ao pior de nós. E a idoneidade de cada canal é medida pela assertividade da interpretação, não pelas cartas sorteadas.

Portanto, querer ou pressupor que as cartas de todos os canais sejam iguais para validar o Tarot ou dar uma impressão de coerência oracular é o mesmo que desejar que um raio caia várias vezes no mesmo lugar. Pode acontecer, claro, mas não somos nós que determinamos isso.

Então, cabe avaliar o que se lê, assiste e ouve sobre os arcanos selecionados para um período estipulado de atuação. Conviver com os símbolos. O Tarot é um instrumento auspicioso para o aperfeiçoamento pessoal e, sobretudo, para tomar as devidas atitudes diante do mundo.

+ SOBRE TAROT

Tarot x vidência: desmistificando o oráculo

O arcano de 2018: Tarot indica o ano da

retomada da força
O que é a orientação no Tarot?

Tarot e erotismo

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor da análise de Tarot Mensal do Personare. Saiba mais »

contato: chiodatarot@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS