Amanda Regina
  • Por Amanda Regina
  • Leia em 3 min.
  • 26/06/2020
  • Atualizado em 30/06/2020 às 17:57

Alimentos para imunidade em tempos de coronavírus

Sua saúde está diretamente ligada ao que você come, conheça alimentos para imunidade que ajudam na defesa do corpo

Alimentos para imunidade em tempos de coronavírus

É fundamental saber escolher o que colocar no prato, pois a alimentação e imunidade estão diretamente ligados. O que você come é um dos pilares da sua imunidade.

Outros fatores também muito importantes para cuidar do seus sistema imunológico, como dormir bem, manter as emoções equilibradas, praticar atividade física (mesmo em casa!) e controlar o estresse!

A sua saúde está muito relacionada com aquilo que você ingere. Exemplo: no preparo de um bolo, você deve ter os ingredientes certos e de boa qualidade.

Para a manutenção da saúde das suas células é o mesmo processo: depende de como você escolhe os alimentos para ter esses bons nutrientes.

Ou seja, o que você come deve ser rico em vitaminas, minerais e outras substâncias que são fundamentais para o sistema imunológico!

Cores para aumentar a imunidade

Em primeiro lugar, é muito importante manter uma alimentação colorida e fresca! Depois, tenha cuidado com o excesso de alimentos congelados, industrializados, fast food, carboidratos vazios.

Essa praticidade está custando a nossa saúde!

Consumir alimentos frescos é primordial para que tenhamos frescor e vitalidade! Um conceito importante é a recomendação diária de frutas e vegetais (pelo menos duas frutas diferentes ao dia e duas porções generosas de hortaliças).

Consumir frutas doces ajuda a diminuir a vontade de comer doces com açúcar refinado. Além disso, ajuda muito a saúde do fígado, trazendo mais vitalidade e auxilia a lidar melhor com as emoções como raiva.

Mas não pode exagerar, pois o excesso de frutose (o açúcar natural das frutas) também pode ser prejudicial à saúde!

Quanto mais colorido, melhor! Aqui vão vários grupos de pigmentos pra ajudar você:

Alimentos para imunidade: roxos

Uva, figo, berinjela, cereja.

Alimentos para imunidade: vermelhos

Tomate, melancia, pimentão, goiaba.

Alimentos para imunidade: laranja e amarelo

Abóbora, pimentão, cenoura, caqui.

Alimentos para imunidade: verde claros

Alface, chuchu, abobrinha

Alimentos para imunidade: verde escuros

brócolis, escarola, couve.

Importante: se o seu prato tem somente tons de amarelo e branco é porque está com excesso de carboidratos!

Alimentos apícolas, como geleia real, mel, pólen, própolis, também contribuem e muito na vitalidade. Faça antes um teste para saber se é alérgico ou não. Para isso consuma uma pequena quantidade e perceba se você sente alguma reação.

A geleia real – que é o alimento da abelha rainha – é um alimento extremamente poderoso, pois atua até na epigenética, ou seja, é capaz de modificar os nossos genes! Sempre utilize esses produtos pela manhã em jejum ou antes de dormir, que os resultados são ainda melhores!

Alimentos para imunidade: conheça os nutrientes que ajudam a blindar o corpo

Vitamina C: aumenta a produção das células de defesa, fortalecendo a resistência. Coma frutas cítricas (laranjas, tangerina, mexerica, limão), acerola, kiwi, tomate, goiaba e também a couve.

Vitamina E: atua em conjunto com a vitamina A e o selênio, agindo como poderoso antioxidante. Coma abacate, folhas verde-escuras, castanha do pará e azeite.

Vitamina A: tem ação anti-inflamatória. Está presente na cenoura, abóbora, espinafre, mamão, caqui, gema de ovo.

Selênio: tem ação anti-inflamatória, antioxidante e imunoestimulante. Você encontra nos frutos do mar, castanha do pará, cereais integrais, ovos.

Zinco: atua na reparação dos tecidos e no sistema imunológico. Tem nos frutos do mar, carne vermelha, leguminosas, semente de girassol, gema de ovo e aveia.

Ácido fólico: atua na formação dos glóbulos brancos. Consuma vegetais verde escuros, como feijões e cogumelos.

Açúcar é ruim para imunidade

Lembrando que uma dieta rica em açúcares interfere na capacidade do organismo de destruir bactérias maléficas:

  • o consumo de álcool diminui a eficácia do sistema imunológico,
  • magreza (baixo peso) e obesidade (excesso de peso) estão associadas a um sistema imunológico debilitado.
  • obesidade aumenta o risco de infecções.
  • Dietas restritas em calorias enfraquecem nossas defesas.
  • o estresse debilita o organismo!

Receita de chá para gripe

Ferver um copo de água com fatias de gengibre e 1 dente de alho inteiro (descascado, sem picar). O gengibre é um poderoso anti-inflamatório e auxilia o sistema imunológico!

Na xícara coloque ½ laranja espremida, ½ limão espremido, uma colher de sobremesa de mel, acrescentar o fervido.

Esse chá não substitui orientações médicas!

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Amanda Regina

Amanda Regina

Nutricionista especialista em "Personal Diet" e Nutrição ampliada pela Antroposofia. Atua em consultório, escolas e ensinando pessoas a cozinhar de uma maneira mais saudável. Saiba mais