Alimentação no outono

Até junho, prefira alimentos que protejam pulmões e intestino grosso

Quarta-feira, 20 de março, marca o início da estação, que fica até 21 de junho

O início do outono traz uma excelente oportunidade de cuidar da saúde por meio dos alimentos propícios para essa estação. De 20 de março a 21 de junho, vale dar uma atenção especial aos pulmões e ao intestino grosso. Por isso a importância de cuidar da alimentação no outono.

Procure se proteger dando a esses órgãos os alimentos que gostam e evitando os que não gostam. Assim, a paz reina nas funções do seu corpo. O outono traz a maturidade, época de descartar o inútil e jogar fora o que já foi, o que passou.

No nosso corpo, o pulmão e o intestino grosso exercem a função de assimilar o que é essencial e de descartar o que não tem mais utilidade. Na medicina tradicional chinesa, as funções e o funcionamento do corpo estão associados ao clima e às estações da natureza: o físico não é separado do emocional, está tudo interligado.

Desequilíbrios nesses órgãos geram problemas respiratórios e intestinais como asma, bronquite, tosse crônica, diarreia, constipação.No setor emocional, por sua vez, esse desequilíbrio pode traduzir-se em dificuldades de julgamento, de separar o útil do inútil, depressão, melancolia, ressentimentos, suspiros.

Primeiro, beba muita água. O outono tem um clima seco e traz um ressecamento na boca, nariz e garganta, além de urina escassa. Procure comer alimentos brancos, macios, que o pulmão adora, como: arroz integral, nabo daikon (pode ser comido cru ralado ou no forno com shoyo), alho, cebola, inhame, maçã, pêra, repolho, couve-flor, bardana, clara de ovo, canjica sem leite feita com água, cravo e canela. E ainda damasco, cenoura, gengibre, chá de raiz de lótus e caldo de rã.

Já dos alimentos que o pulmão e intestino grosso não gostam, tente evitar. São eles: leite e todos seus derivados – queijo, iogurte, manteiga, requeijão, ricota – glúten, pimenta, líquido muito gelado, laranja ácida, caqui, manga.

Que tal começar a cuidar da alimentação no outono com uma receita que seu pulmão vai adorar? Esse bolinho de inhame aprendi nos livros da Sonia Hirsh.

Bolinho de inhame

Ingredientes:

  • 1 quilo de inhame
  • 2 cebolas
  • 1 molho de cebolinha
  • 1 alho poró
  • Cominho
  • Pimenta do reino
  • Sal marinho
  • 1 colher de sopa de farinha de arroz

Modo de preparo:

Cozinhe e amasse o inhame. Em seguida, misture com cebola ralada crua, cebolinha e alho poró picados em rodelas, uma pitada de cominho, pimenta do reino, sal. Na sequência, misture um pouco de farinha de arroz ou creme de arroz para dar liga.

Assim, enrole formando bolinhos. Coloque, então, numa forma untada com um pouco de óleo de canola ou sob o papel manteiga em forno já aquecido. Asse por cerca de 40 minutos.

Para dar um charme você pode também enrolar os bolinhos em gergelim branco ou preto como se fossem brigadeiros.

Bom apetite!

Julia Comodo

Julia Comodo

Jornalista, pesquisadora alimentar, acredita que a alimentação natural é uma escolha que pode transformar a vida das pessoas. Mantém o blog http://diariodeumanatureba.blogspot.com/