Agosto Dourado: amamentação é a base da vida

Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1 a 7/08, dá início a ações de conscientização sobre o tema

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) acontece em todo o mundo desde 1992, sempre nos primeiros sete dias de agosto, e tem como objetivo lançar foco sobre a importância do aleitamento materno.No Brasil, desde 2107, o tema é trabalhado durante todo o mês, no chamado Agosto Dourado. Uma lei sancionada no Congresso definiu que o período seria dedicado a as ações de conscientização sobre amamentação.

A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. 

A cor dourada foi escolhida para sinalizar o valor do leite materno: a Organização Mundial da Saúde o classifica como um alimento de ouro para a saúde das crianças

Semana no Aleitamento Materno 2018: Amamentação é a base da vida

A Semana do Aleitamento Materno define anualmente um tema central para campanha. O tema de 2018 é  Amamentação é a base da vida”. Isso porque o leite materno é o primeiro alimento com o qual o ser humano tem contato.

Sua composição nutricional é perfeita, contém todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento do bebê, distribuídos de forma balanceada, associados com substâncias digestivas e que facilitam a absorção de seus nutrientes, além de rico em componentes imunológicos importantes para a saúde.

Quais as vantagens da amamentação?

Amamentar um bebê exclusivamente no peito em seus seis primeiros meses de vida e de forma continuada até 2 anos ou mais está relacionado a uma série de vantagens para a mãe e bebê, tais como:

  • Diminuição dos casos de diarréia, infecções respiratórias e alergias em crianças
  • Menor risco de hipertensão arterial sistêmica e elevação do colesterol quando adulto
  • Fator de proteção ao desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 tanto para mãe quanto ao filho
  • Comprovada redução de incidência de câncer de mama em mulheres que amamentam.

Não há exagero nenhum em afirmar que o leite materno é, sim, a base da vida. Seus benefícios vão além de nutrir um bebê: criam um alicerce favorável para uma boa saúde durante toda sua existência.

 

Carolina de Vasconcellos

Carolina de Vasconcellos

Nutricionista graduada pela UNIRIO e Mestre em Nutrição Clínica pela UFRJ. Consultora em Amamentação e idealizadora do perfil @mamar_e_nutrir.