Equipe Personare
  • Por Equipe Personare
  • Leia em 3 min.
  • 01/02/2017
  • Atualizado em 20/02/2020 às 18:00

10 significados de fantasias de carnaval

Descubra o que sugere se fantasiar de animais, super-heróis e mais

10 significados de fantasias de carnaval

Tradição em datas festivas – como no Carnaval ou em aniversários temáticos – as fantasias fazem com que as pessoas se transformem em diferentes personagens, além de ser uma ótima forma de descontrair.

A escolha pela fantasia ideal pode dizer muito sobre quem irá usá-la.

Para o simbolista Yubertson Miranda, o carnaval é a oportunidade ideal de se sintonizar com a força que as fantasias têm, para proporcionar sensações e sentimentos mais amplos e profundos do que as pessoas costumam viver no dia a dia.

“Querer se fantasiar de rainha ou imperador pode mostrar, por exemplo, o quanto quem usa essas roupas gostaria de ter súditos ou mais poder. O mesmo acontece quando uma moça recatada escolhe uma fantasia ousada para pular o carnaval. Já o uso de máscaras, velhas conhecidas dos foliões, pode sugerir vontade de esconder a verdadeira identidade”, explica a psicoterapeuta Celia Lima.

Celia acredita que usar uma fantasia pode estar relacionado ao desejo de representar ou ser outra pessoa, nem que seja por algumas horas.

Ficou com vontade de descobrir o significado de algumas fantasias? Confira abaixo o simbolismo de fantasias de animais, super-heróis, famosos e mais.

1 – Fantasias de personagens de contos de fadas

mulher maquiada usa coroa como fantasia de carnaval

De acordo com o simbologista Yubertson Miranda, existe um encantamento e certo romantismo envolvendo contos de fadas.

A mulher que se veste de rainha ou princesa, por exemplo, pode desejar secretamente um clima mais romântico e encantador no carnaval e manifestar a vontade de ser conquistada por um pretendente, seu “príncipe encantado”.

Já quem escolhe a fantasia de bruxa pode estar em uma fase romântica, mas ainda insegura. E, ao contrário da princesa, deve estar mais disposta a conquistar do que ser conquistada. Afinal, uma bruxa sabe lançar seus feitiços para conseguir o que almeja.

2 – Fantasia de animais

O simbologista acredita que as pessoas que se vestem com tais fantasias de animais podem estar em uma fase na qual desejam sentir um poder instintivo maior.

“Quando um animal, seja qual for, aparece em nossos sonhos, ele costuma representar um lado mais bruto e inconsciente. E tende a retratar padrões de comportamentos que estão fortemente impelindo a personalidade a fazer certas escolhas sem uma reflexão maior.

Por isso, pessoas que escolhem fantasias de pantera, cachorrinho ou gato, por exemplo, podem querer se livrar um pouco do controle do cotidiano e da moralidade, aproveitando o carnaval para deixar de lado os prós e os contras de cada decisão”, esclarece Yubertson.

O especialista explica que se a fantasia escolhida for de gato, por exemplo, pode representar um desejo de se comportar de forma misteriosa e sedutora, sem julgar se o que está fazendo é correto.

Já se a opção for pela fantasia de cachorro, a pessoa pode querer agir de forma inocente e brincalhona, sem se incomodar com o que os outros podem pensar.

3 – Fantasias de super-heróis

Vai sair de Batman, Homem Aranha ou Mulher Maravilha no carnaval?

Para Yubertson, a pessoa que escolhe esse tipo de fantasia pode estar se sentindo oprimida pelas circunstâncias do dia a dia, tal como um trabalho chato e/ou insatisfatório – e sem condições ou forças para mudar essas situações.

“Ao se tornar um super-herói, existe a sensação de que pode superar quaisquer desafios e obstáculos. Além, claro, de considerar-se especial, poderoso e capaz de conquistar quem desejar”, pontua Yubertson.

4 – Fantasias de pessoas famosas

Comprou uma fantasia de Elvis Presley ou Marylin Monroe? Quem se fantasia como uma pessoa famosa geralmente demonstra ser fã do astro ou deseja, no mínimo, enfatizar o quanto gosta dessa pessoa.

Para Yubertson, é uma forma de atrair na folia quem também gosta do mesmo famoso, já que compartilharão alguns interesses e valores em comum. E daí poderá surgir, no mínimo, uma amizade interessante.

5 – Fantasias de época

Segundo o simbologista, pessoas que se fantasiam vestindo roupas dos anos 60 e da era medieval tendem a gostar do estilo dessa época e querem explicitar aos que pulam carnaval ao seu lado o quanto têm afinidade com os valores do respectivo período. E, claro, também desejam atrair quem tem os mesmos gostos.

6 – Fantasias de profissões

Neste caso, o simbologista Yubertson Miranda explica que o significado dependerá do tipo de fantasia escolhida.

“Um homem vestido de bombeiro – ou uma mulher de enfermeira – desejará ser visto como alguém que gosta de salvar os outros, de estar à disposição das pessoas para servir e ser o herói.

Já a fantasia de policial pode mostrar uma intenção de ter poder e impor sua vontade, ou seja, se quiser conquistar determinada pessoa, quem estiver com essa fantasia se considerará no direito de conseguir”, afirma Yubertson.

8 – Fantasias de monstros de filmes ou histórias de terror

Para o simbolista, além de ter um gosto por chocar, a pessoa que escolhe uma fantasia de monstro também pode estar vivendo uma fase em que quer ser vista de uma forma menos humana. Isto é, com defeitos e imperfeições, entrando em contato com o seu lado “sombra”.

9 – Fantasias culturais

As mulheres que escolhem fantasias dessa natureza, como havaianas e odaliscas, costumam colocar uma pitada de sensualidade em suas intensões.

“Podem desejar conquistar novas pessoas quando se mostrarem assim, já que existem grandes chances de mexerem com o imaginário alheio”, garante Yubertson.

10 – Fantasias de personagens de filmes ou desenhos animados

Pensou em se fantasiar de Harry Potter ou de algum personagem de “Star Wars”? Tais pessoas, além de mostrarem o quanto são fãs desses filmes, séries e desenhos, também estarão em um clima mais bem humorado e desejarão expressar uma alegria ainda mais refinada.

Pelo menos é o que garante o simbologista Yubertson Miranda. “Essas pessoas estarão realmente abertas à diversão, se sentindo mais à vontade e com a criança interior em alta, ou seja, aquele nosso lado que gosta de curtir e brincar”, diz.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais