Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

Você vive sem tempo para nada?

Administre melhor seu dia e organize os compromissos

 

Já percebeu que estamos sempre tentando transformar o tempo em algo mais concreto? Temos relógios para contar as horas e os minutos, fazemos agendas para visualizar nossos compromissos, temos calendários para localizar em que dia estamos ou quanto tempo falta para uma data especial. A verdade é que essas estratégias que tornam o tempo mais visível servem de apoio para a nossa organização. Pelo menos é assim que deveria ser!

Essa organização não deve tornar seu cotidiano engessado, muito pelo contrário: vai lhe apoiar a ter mais tranquilidade, abrir mais tempo para se dedicar ao que é realmente importante e, por consequência, conquistar mais qualidade de vida. Então, compartilho com você uma dica prática e simples para dimensionar e administrar melhor seu tempo: veja o todo e as partes. Entenda abaixo como isso pode ser feito:

Use o bom e velho calendário

Costumamos ter alguns compromissos mensais e até anuais, não é verdade? Uma prova marcada com antecedência, festas e eventos, contas a pagar ou o aniversário de alguém. Para visualizar mehor seus compromissos, faça ou compre um calendário com espaço para escrever, como uma planilha, onde você possa registrar os compromissos básicos mensais. Para o calendário funcionar de verdade, no entanto, não basta só escrever, é preciso consultar e tê-lo sempre à vista. Assim você vai ter a visão do todo.

Faça o seu planejamento semanal

Faça isso antes mesmo de começar a semana. Precisamos visualizar esse panorama dos compromissos semanais para ter noção das metas a atingir, como reorganizar o tempo em caso de imprevistos (não conseguiu cumprir aquela tarefa na terça-feira, então qual outro dia pode fazer isso? Veja sua agenda!), quais blocos de tempo existem para encaixar novos compromissos e até para merecidas pausas. Ver a semana inteira faz muita diferença, experimente!

Organize cada dia

O registro diário é a organização imediata do tempo, definindo o que é necessário fazer hoje mesmo. Também aqui, na organização diária, veja o todo e as partes. Registre uma determinada tarefa e as ações relacionadas a ela. Por exemplo:

10h - Tarefa:

Reunião com a equipe de trabalho

Ações:

  • Pedir que a Maria leve o formulário X
  • Checar se os materiais estão todos disponíveis
  • Telefonar para o José e confirmar presença

Dessa maneira, você se prepara melhor, organizando o antes, o durante e o depois, tendo uma visão muito mais palpável do seu tempo.

No início isso vai exigir de você algum tempo? Sim, vai. Você vai precisar, inicialmente, dedicar pelo menos 30 minutos para fazer a sua agenda semanal. Depois, com o tempo, fica tão natural... E, com certeza, o tempo que você ganhará com esse planejamento vai ser muito maior e com muito mais qualidade. Vale a pena se organizar para aproveitar melhor o seu tempo. Experimente.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Juliana Garcia

Master Coach, psicodramatista, palestrante, escritora e facilitadora visual. Seu trabalho é apoiar as pessoas a fazerem aquilo que amam. Realiza atendimentos e consultorias online. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS