Carregando pagina

Amor > Solteiros

Você quer ficar solteiro ou buscar um amor?

Especialistas comentam os prós e contras de cada situação

 

Quem está vivendo a solteirice costuma ouvir perguntas - ou até mesmo cobranças - sobre o porquê de não estar em um relacionamento amoroso. Mas, afinal, é melhor estar solteiro ou comprometido?

Para ajudar você a encontrar essa resposta, a Equipe Personare entrevistou especialistas em diversas áreas, que listaram 4 motivos para alguém continuar solteiro e mais 4 motivos para sair uma pessoa começar a buscar um amor. Agora a escolha é toda sua.

4 motivos para ficar solteiro

1- Solteirice ajuda a se conhecer melhor

Para a terapeuta energética Ceci Akamatsu, um dos benefícios de estar solteiro é a possibilidade de se conhecer de uma maneira mais profunda e aberta. "Você pode redescobrir sua identidade, seus próprios desejos e limites, sem confundir-se com a identidade e os desejos de outra pessoa", declara Ceci. A terapeuta acredita que o exercício do autoconhecimento pode ajudar em várias áreas da vida, incluindo a convivência com outras pessoas.

2- Aproveitar o tempo livre para cuidar de si mesmo

Na opinião da psicóloga Maria Cristina, sentir o prazer de estar em sua própria companhia é a melhor parte da condição de estar solteiro. "A pessoa pode aproveitar seu tempo para ler um livro, sair com os amigos ou ir ao cinema. São nesses pequenos momentos do dia a dia que melhoramos nossa qualidade de vida", explica Maria Cristina. Se você está solteiro, que tal experimentar uma atividade nova?

3- Descobrir novos hobbies ou voltar a fazer antigas atividades

Se a vontade é de se redescobrir, por que não apostar em uma atividade nova? Maria Cristina também acredita que encontrar um novo hobby ou se dedicar a uma antiga paixão são ótimas formas de aproveitar a solteirice. "A pessoa pode aproveitar seu tempo livre e fazer alguma atividade física, artística ou artesanal que lhe agrade", declara a psicóloga. Este pode ser o momento para tentar aquele curso que você sempre sonhou, mas que acabou adiando por algum motivo. Experimente.

4- Entender que você pode ser feliz sozinho

Apesar de algumas pessoas não perceberem ou não aceitarem, ser feliz e estar sozinho são duas condições que podem conviver juntas da melhor forma. Para Ceci, é justamente a felicidade plena, independente da vida amorosa, que liberta e permite que uma pessoa viva as relações interpessoais de maneira mais plena. "Muita gente acredita que se abrir mão da crença de que só será completa quando tiver um par amoroso também abrirá mão do romance em sua vida, e vai acabar com a magia do amor. Na verdade, é o oposto disso", defende Ceci.

4 motivos para deixar de ser solteiro

1- Vencer seus próprios desafios

A possibilidade de encarar a vida de outra forma e vencer concepções que estavam enraizadas na mente de cada um é, para Ceci, um dos benefícios de encontrar uma pessoa para estar junto. "Pode fazer parte dos desafios de evolução pessoal aprender a lidar com os relacionamentos. E as relações afetivas podem representar um catalisador de crescimento", afirma a terapeuta energética. Neste exercício de repensar seus desafios, uma pessoa pode acabar vencendo a dificuldade em desapegar-se das ilusões que lhe afastam do amor.

2- Conhecer a si mesmo através do outro

Estar sozinho é um momento propício para buscar a própria identidade e a paz interior. Mas a relação com outra pessoa também pode abrir os caminhos para o autoconhecimento. Para Maria Cristina, entender os motivos que levam uma pessoa a querer outro alguém ao seu lado e o que ela espera dele faz com que ambos possam se compreender melhor e aplicar esse novo conhecimento para beneficiar a relação.

3- Entender o significado de companheirismo

Um dos detalhes que fazem toda a diferença na relação entre duas pessoas, seja de amizade, familiar ou amorosa, é o companheirismo. Encontrar alguém que esteja disposto a dividir a vida com você pode acrescentar ainda mais para o relacionamento. "A relação não deve ser de dependência, mas de compreensão e diálogo, sendo possível encontrar na pessoa companheira muito amor", explica Maria Cristina.

4- Saber que cada relacionamento é único

Segundo a psicóloga, o medo de repetir possíveis fracassos ou insatisfações com relacionamentos amorosos no futuro é um dos motivos mais frequentes para uma pessoa desistir de procurar seu par. Para Maria Cristina, é necessário ter em mente que cada relação é única e pode representar um novo começo, sendo bem diferente das relações fracassadas que possam ter acontecido. "Analise as relações fracassadas do passado e identifique seus erros, para não repeti-los no futuro", aconselha a psicóloga.

Para continuar refletindo sobre o tema

Gostaria de melhorar sua vida afetiva? Alexey Dodsworth, autor do livro "Os seis caminhos do amor", fará uma palestra gratuita em SP, no dia 29 de agosto, às 19h30, sobre as faces do amor. Na ocasião, o especialista ajudará você a trilhar sua história amorosa sem objetivos inalcançáveis. O evento ocorrerá na livraria Saraiva do Morumbi Shopping, localizada na Av. Roque Petroni Jr, 1089 - Morumbi (SP)

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS