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Saúde

Você costuma comer sem parar?

Buscar prazer na comida pode levar ao exagero alimentar. Entenda como

 

Almoço do self-service durante um dia de trabalho. Por que não usufruir daquele empadão de frango, da picanha e da mousse de chocolate que estão ali ao alcance das mãos? Festa de aniversário do amigo. Por que não se deliciar com mais um pedaço daquele bolo com cobertura de brigadeiro que alguém oferece? Pizza do domingo. Por que desperdiçar os dois pedaços que sobram na forma?

A resposta para todas essas questões é: prazer. Todos somos movidos a querer repetir de novo e de novo as experiências que nos trazem esta maravilhosa sensação de bem-estar e plenitude. Desde que nascemos, associamos a comida a algo que vai além da função de sobrevivência, mas também a um momento de grande prazer, com inúmeros estímulos aos nossos sentidos.

Juntando-se a isso, vivemos nos dias de hoje em uma cultura que nos estimula a buscar o prazer pela comida constantemente, com um bombardeio de mensagens publicitárias em todos os lugares que estamos, e com a disponibilidade de comida a todo momento do dia e da noite. Não é a toa que muitos de nós perdemos a guerra para o exagero na hora de se alimentar. Se pararmos para pensar que lutamos contra as poderosas forças do instinto de sobrevivência e da busca do prazer, percebemos que a força de vontade e a velha máxima de "fechar a boca" pouco podem fazer por nós para evitar que sejamos vítimas desta compulsão.

Não seja escravo da comida

Mas é justamente aí que mora a chave desta questão, que parece uma causa perdida. Para não continuarmos "escravos" deste mecanismo perverso de comer exageradamente, temos que criar consciência sobre como nosso corpo e nossa mente funcionam. Se passamos a respeitar a programação do nosso corpo, fornecendo os nutrientes que ele foi criado para usar de forma consistente e eficaz, os desejos por determinadas comidas começam a se dissipar."Se passamos a respeitar a programação do nosso corpo, fornecendo os nutrientes que ele foi criado para usar de forma consistente e eficaz, os desejos por determinadas comidas começam a se dissipar."

E ao invés de sermos levados pelos estímulos que estão ao nosso redor, somos mais capazes de tomar decisões conscientes.

Ao mesmo tempo, se passarmos a respeitar a necessidade de nossa mente de parar para processar as emoções que vivenciamos durante o dia, de forma consistente e eficaz, essa vontade de nos anestesiar comendo sem parar aquela guloseima - além da sensação de "vazio" que muito de nós sentimos, mesmo depois de ter comido muito - passam a não mais nos governar. Isso acontece porque vamos aprendendo a lidar com nossos sentimentos antes que eles nos levem a comportamentos sabotadores e autodestrutivos.

Mas como parar com este exagero no consumo de comida e começar a desenvolver uma autoconsciência na forma como você se alimenta?

Dica 1: comece a incluir vegetais e frutas frescos em todas as suas refeições. Se vai comer o empadão do self-service, coloque junto uma porção de cenouras. Se vai comer doces em uma festa, coma frutas antes de sair de casa. Se vai comer pizza, peça para acrescentar uma porção generosa de alguma folha, como salsa ou rúcula. Acredite em mim: aos poucos, seu corpo vai começar a criar desejos pelos alimentos mais saudáveis!

Dica 2: pare com as proibições, dietas ou culpa. A não ser que você tenha doenças e alergias a determinados alimentos que lhe fazem mal, impor uma restrição alimentar faz com que o mecanismo de nossa mente entre em modo de escassez. Isso imediatamente faz iniciar o comportamento de "não sei quando poderei comer isso novamente", e consequentemente dispara um desejo incontrolável de comer o máximo que puder na primeira oportunidade que aparecer.

Dica 3: medite com a sua comida. É isso mesmo! Sente e respire, criando um momento de consciência plena com seu alimento. Que tal na sua próxima refeição você experimentar a Meditação da Maçã? Você pode substituir a maçã pela comida que preferir e ter a experiência do verdadeiro prazer de se alimentar, sem exageros e com saúde.

Meditação da Maçã

Pegue uma maçã em sua geladeira, qualquer uma serve. Lave-a. Seque-a. Antes de mordê-la, pare por um momento. Olhe para a maçã na palma da mão e pergunte-se: "quando eu como uma maçã, eu tenho prazer em comê-la? Ou eu estou tão preocupado com outros pensamentos que eu perco as delícias que a maçã me oferece?".

Se você é como a maioria de nós, você responde "sim" à segunda questão com muito mais frequência do que a primeira. Na maior parte de nossas vidas, temos comido maçã depois de maçã sem pensar duas vezes. No entanto, desta forma quase inconsciente de comer, temos negado a nós mesmos as muitas delícias presentes no simples ato de comer uma maçã. Por que isso acontece, especialmente quando é tão fácil apreciar verdadeiramente a maçã?

A primeira coisa é ter plena atenção ao comer a maçã. Quando você come a fruta, apenas concentre-se em comê-la. Não pense em mais nada. E o mais importante, esteja parado. Não coma a maçã enquanto você estiver dirigindo. Não coma enquanto você estiver andando. Não coma enquanto você estiver lendo. Apenas esteja parado. Ao focar e desacelerar, você se permitirá realmente saborear todas as qualidades que a maçã oferece: sua doçura, aroma, frescor, suculência e "crocância".

Em seguida, pegue a maçã da palma da sua mão, e observe-a novamente durante um tempo. Inspire com consciência algumas vezes para ajudar você a se concentrar e ficar mais em contato com a forma como se sente sobre a maçã. Na maioria das vezes, você mal olha a maçã que está comendo. Nós simplesmente agarramos, mordemos, mastigamos rapidamente e depois engolimos. Desta vez, preste atenção: que tipo de maçã é? Qual é a sua cor? Como você a sente em sua mão? Qual é o seu cheiro? Passeie por esses pensamentos, e você vai começar a perceber que a maçã não é simplesmente um lanche rápido para acalmar o estômago reclamando de fome. É algo mais complexo, algo que faz parte de um todo maior.

Então, dê um sorriso para a maçã e lentamente, conscientemente, morda e mastigue a fruta. Tome consciência de sua inspiração e expiração algumas vezes, para ajudar você a se concentrar somente em comer a maçã: o que você sente em sua boca, o gosto, como é mastigar e engolir a fruta. Não há nada mais em sua mente - sem projetos, sem prazos, sem preocupações, sem lista do que fazer depois, sem medos, sem dor, sem raiva, sem passado e sem futuro. Fique apenas com a maçã.

Quando você mastigar, saberá o que você está mastigando. Mastigue devagar e completamente. Mastigue conscientemente, saboreando o gosto da maçã e sua nutrição, imergindo-se 100% no processo. Dessa forma, você realmente apreciará a maçã como ela é. E como você fica plenamente consciente ao comer a maçã, você também se torna plenamente consciente do momento presente. Você se torna totalmente engajado no aqui e agora. Ao viver o momento, você pode realmente sentir o que a maçã oferece a você, e você se torna mais vivo.

Ao comer a maçã desta forma, verdadeiramente saboreando-a, você tem um gostinho do que é a plena atenção, o estado de total consciência que vem quando estamos totalmente imersos no momento presente. Desapegando de todo o resto em alguns poucos minutos e vivendo no aqui e agora, você poderá começar a sentir o prazer e a liberdade de não sentir a ansiedade que uma vida vivida em plena consciência pode oferecer. (Fonte: livro "Savor: Mindful Eating, Mindful Life", Ed. HarperOne)

Para continuar refletindo sobre o tema

Veja mais informações sobre como incluir frutas e vegetais frescos em todas as suas refeições.

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SOBRE O AUTOR

Melissa Setubal

Profissional pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, criou sistemas que apoiam mulheres que sofrem com sintomas do ciclo menstrual e com sua imagem no espelho. Atua como coach de saúde, com atendimentos individuais e em grupo. Saiba mais »

contato: melissa@melissasetubal.com
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