Pesquisar
Loading...

Você coloca suas vontades em prática?

Anseios estão ligados à essência e vitalidade de cada um

Atualizado em

A vontade é uma potência do ser humano, que permite que alguém exerça uma ação no mundo. Não se trata simplesmente do que chamamos habitualmente de vontade, como “estou com vontade de ir ao cinema”, ou “não estou com vontade de fazer nada”. Antes, é algo profundamente enraizado no “Eu” interior. Na medicina chinesa, a vontade está ligada à essência e à vitalidade, e é considerada herança de nossos ancestrais. Quanto mais perdemos vitalidade, menos conseguimos expressar nossa vontade. E quanto menos expressamos nossa vontade, mais desvitalizados nos tornamos. A vontade é a força de realização de nossos propósitos, sejam eles transcendentais ou banais.

Muitas de nossas ações no mundo são determinadas por circunstâncias externas. Ligo o ar condicionado porque sinto calor, me cubro porque sinto frio. Também agimos pautados por outras pessoas, seja diretamente – ao cumprirmos a ordem de alguém – ou indiretamente, ao realizarmos algo porque alguém o fez. Em suma, reagimos mais do que agimos. Quando agimos em favor daquilo que acreditamos ser importante para nós mesmos ou para os outros – por estar em consonância com nossos propósitos e intenções – aí então estamos colocando nossa vontade em ação.

Quando agimos em favor daquilo que acreditamos ser importante para nós mesmos ou para os outros – por estar em consonância com nossos propósitos e intenções – aí então estamos colocando nossa vontade em ação.

Portanto, abrir mão de algo que se gosta pode ser um bom exercício da própria vontade. Ou, melhor ainda, fazer algo que você gosta ou gostaria de fazer e vive adiando é um maravilhoso exercício da vontade. Aquela caminhada regular que você está sempre planejando e nunca começa, por exemplo. Marcar efetivamente o dia de parar de fumar é um exercício da vontade extremamente benéfico para sua saúde! Organizar seus escritos e escrever novas poesias trará mais força para a sua vida, e mais lirismo para outras pessoas.

A vontade precisa ser exercitada, assim como os músculos numa academia. Vontade requer disciplina, e estipular uma data para iniciar aquilo que você quer realizar é um bom começo. Leia dentro de si mesmo o que você gostaria de transformar em ação e imprima sua vontade ao que faz. Você e o mundo agradecerão!

Marcelo Guerra

Marcelo Guerra

Médico graduado pela UFRJ. Começou a carreira como Psicanalista e depois enveredou pela Homeopatia e Acupuntura. Ministra oficinas e palestras em todo o Brasil e atende em consultório no RJ.

Saiba mais sobre mim