Carregando pagina

Futuro > Metas

Use o inconsciente, atinja metas

Dicas da Programação Neurolinguística para realizar seus objetivos

 

A Programação Neurolinguistica (PNL) é classicamente definida como "o estudo da estrutura da mente subjetiva". É um sistema de comunicação e um método prático para alcançar resultados excelentes através da utilização de estratégias mentais, linguagem, fisiologia, estados emocionais, crenças e valores. A PNL estuda como o cérebro funciona e como utilizamos a linguagem para programar nosso inconsciente para nos guiar na vida diária.

A técnica oferece inúmeras ferramentas para se alcançar os objetivos. Hoje falaremos sobre o modelo SMART para a conquista de objetivos pessoais ou profissionais.

O modelo SMART determina que a meta precisa ser Específica, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal.

Vamos procurar entender cada um desses elementos. A maioria das pessoas encontra dificuldades na vida porque não especifica de forma clara os seus objetivos."A maioria das pessoas encontra dificuldades na vida porque não especifica de forma clara os seus objetivos." Todos querem ganhar mais dinheiro, melhorar de vida, viajar, ter um bom relacionamento, boas condições de saúde. Entretanto, poucos especificam esses objetivos em termos práticos. Exemplo: quero ganhar cinco mil reais por mês, quero trocar de automóvel, quero comprar uma nova cadeira para a minha mesa de trabalho, quero me entender bem com minha esposa e filhos, através do diálogo e boa convivência, quero visitar Gramado nas minhas próximas férias,quero me exercitar duas vezes por semana,etc.

Mensurável significa que a meta precisa de um tamanho adequado, saudável, desafiador e atraente. Uma meta grande demais leva ao desânimo e frustração. A maioria das pessoas estabelece metas gigantescas, excessivamente grandes e além das suas reais capacidades. O que acontece nesses casos, é que as datas estipuladas vão chegando sem que as metas sejam cumpridas. Não estou dizendo que a pessoa não possa e não deva sonhar, ter planos, desejos. Isto é saudável e altamente recomendável. Porém sonho é sonho. Meta é meta. Por outro lado, metas pequenas demais, que não representam desafios, que a pessoa realiza sem aquela agradável sensação de conquista, também levam à rotina e desvalorização das conquistas pela mente humana.

Alcançável é o complemento de mensurável. Só estabeleça metas que dependam de você. E também que você tenha a energia, os recursos, a determinação e a capacidade de realizar. Muitas pessoas fazem metas contando com outras pessoas e ficam frustradas quando os outros não se comprometem. Estabelecer metas sem avaliar os recursos que você possui e precisa é condenar-se ao insucesso. Considere os recursos financeiros, materiais, pessoas. Mas considere também seus próprios recursos pessoais, como automotivação, determinação, flexibilidade, persistência, capacidade de negociar, entre outros.

A meta deve ser relevante, ou seja, ela precisa estar alinhada com as suas crenças, princípios e valores. As perguntas a serem feitas são: "Por que eu quero alcançar esse objetivo?" "Essa meta vai de encontro a alguma coisa que acredito e valorizo?" Se for, esqueça, ou prepare-se para pagar o preço com sofrimento após conquistar o seu objetivo. Relevante significa que a meta lhe dará motivação. Ela deve ser tão apetitosa e atraente que tudo que você quer é alcançar aquele objetivo. Uma meta relevante faz você pular da cama todos os dias com o desejo ardente de conseguir, de chegar lá."Uma meta relevante faz você pular da cama todos os dias com o desejo ardente de conseguir, de chegar lá."

O tempo é algo que não pode ser ignorado. A maioria das pessoas que me contratam vivem estressadas porque querem tudo para a semana passada. Vivem com a sensação de que estão devendo algo ao mundo. Quando falo para essas pessoas sobre seus planos para os próximos trinta anos, algumas entram em pânico. Não conseguem se ver lá no futuro, tendo realizado grandes conquistas na vida. Quando olham para o futuro vêem um vazio, uma sensação de que não tem nada lá. Essas pessoas vivem atoladas em compromissos que não conseguem cumprir. E vão se complicando cada vez mais à medida que estabelecem mais objetivos, sabendo que não vão poder realizar. Ao mesmo tempo, olham para a agenda cheia de tarefas que não foram cumpridas. O resultado disso é o estresse, a ansiedade, doenças psicossomáticas.

Sonhos de hoje, metas de amanhã

Separe suas metas de seus sonhos e desejos. Meta é destino. No futebol a meta é o gol, o lugar onde o atleta vai colocar a bola para marcar o ponto e vencer a partida. Quando estabelecemos a meta é porque estamos prontos. Uma vez escritas, devemos persistir nelas sem nos desviarmos do caminho. Isso quer dizer que não devemos colocar no papel os nossos sonhos? Não! Escreva os seus sonhos, seus desejos, sua visão de futuro. Os sonhos de hoje são as metas de amanhã.

Organize suas metas por ordem de tamanho e relevância, colocando mais perto de você aquelas que são mais fáceis de realizar e deixando aquelas que darão mais trabalho e exigirão mais esforço para mais tarde. Mas estabeleça datas e ponha todas no papel. Mas lembre-se que as coisas não acontecerão por si só. O que vai materializar os seus objetivos é a ação. Então, mãos a obra! Uma vez escritas as metas, comece a agir imediatamente para torná-las reais.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Claudio Domingos

Trainer internacional e consultor de empresas com mais de vinte e cinco anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e formação de líderes em grandes organizações. Especialista em aprendizagem acelerativa. Saiba mais »

contato: claudiodomingos@conexaorh.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare