Pesquisar
Loading...

Uma injeção de ânimo na sua vida

Confira os prós e contras de medicamentos à base de guaraná

Atualizado em

O mundo, não há como não notar, passa por transformações de âmbito global intensas e extremas. E as pessoas acompanham esse ritmo frenético em todos os setores de sua existência, ou seja: mental, emocional e físico. Parece que tudo urge, e os modelos que estão sendo adotados pedem rapidez de raciocínio, corpos sarados, dinâmicos e energia a mil por hora. Se por um lado o culto ao corpo determina as posturas comportamentais, por outro lado deparamo-nos com uma realidade caótica onde as drogas estimulantes estão viciando cada vez mais. São tantas novas bebidas e drogas com as quais se busca um estado de ser transcendental, numa fuga quase que em ritmo de “êxodo” da realidade, que parece não existir mais esperanças de abolirmos maus hábitos e substâncias nocivas ao nosso organismo, revertendo todo esse processo.

Diante desse cenário, precisamos ser inteligentes e adotar medidas em prol de uma vida mais saudável. E já que estamos falando em ter mais energia e encarar o dia-a-dia de um jeito mais responsável e integral, não poderíamos deixar de citar o mais famoso energético natural brasileiro: o guaraná.

O guaraná possui propriedades, como a cafeína, que estimulam o sistema nervoso central. Isso facilita a capacidade de concentração e raciocínio, favorece o trabalho muscular, diminui a fadiga motora e psíquica e traz a sensação de conforto e bem-estar. Ainda oferece uma injeção de ânimo à vida daqueles que dele fazem uso.

O guaraná também previne e combate distúrbios circulatórios e alterações nos órgãos, atacando as nevralgias (dores causadas pela irritação de algum nervo), detendo as hemorragias e reduzindo as enxaquecas. Pode diminuir o cansaço e as fraquezas em geral, indisposições, estresse físico e mental, prisão de ventre, além de ser um preventivo do envelhecimento precoce. Quem inclui esse produto natural na alimentação, ainda conta com substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e antitumorais.

Conheça os benefícios do guaraná

Por muito tempo o guaraná foi conhecido apenas como um estimulante natural, ideal para renovar a energia e manter as pessoas acordadas por mais tempo. Contudo, as sementes não acabam apenas com o cansaço, mas sim resultam em outros benefícios para a vida, como:

  • Melhor capacidade de raciocínio
  • Desenvolvimento psíquico
  • Sensação de bem-estar e estímulo ao trabalho muscular
  • Aumento do entusiasmo
  • Maior sensibilidade no poder de descriminação e melhor associação de ideias
  • Melhora da libido
  • Regulador intestinal

Uma pesquisa inédita, realizada por pesquisadores do Hospital Israelita Albert Einstein e da Faculdade de Medicina do ABC, ambas em SP, descobriu que o guaraná pode ser usado para tratar o cansaço de mulheres com câncer de mama em tratamento com quimioterapia. No entanto, segundo o coordenador da pesquisa, Dr. Auro Del Giglio, ainda não existem dados sobre como o guaraná age no corpo.

Além disso, foi realizada uma pesquisa com os moradores na cidade de Maués, no Amazonas, pelo Dr. Euler Ribeiro, especialista em Gerontologia Biomédica, e Ivana Beatrice da Cruz, Drª. em Genética e Biologia Molecular. O estudo avaliou a longevidade dos idosos da cidade, que ultrapassam em 80% os 80 anos. O resultado revelou que os consumidores de guaraná em pó desfrutam de melhores condições de saúde do que aqueles que não consomem o produto. Tal hábito alimentar comprova a existência de um grande número de idosos no município.

Como e quanto consumir

O guaraná pode ser encontrado no formato de cápsulas ou em pó, em lojas de produtos naturais e farmácias. Mas agora você deve estar se perguntando: “e o guaraná presente em refrigerantes?”. Por causa das diversas substâncias químicas que fazem parte de sua composição, como conservantes, corantes e aromatizantes, os refrigerantes são prejudiciais à saúde se bebidos com frequência.

Como os efeitos do guaraná duram aproximadamente seis horas, o ideal é que a pessoa tome pela manhã uma colher de chá de pó de guaraná – diluída em suco, iogurte, água ou leite – a fim de não perturbar o sono noturno. Se preferir ingerir a substância em cápsulas, tome de dois a três comprimidos ao dia.

Apesar dos benefícios que o guaraná oferece, é importante tomar cuidado na hora de fazer uso do produto. Pelo alto teor de cafeína, o produto não deve ser consumido por pessoas que possuam arritmia cardíaca, hipertensão, insônia e/ou úlcera. Usar com supervisão medica é o modo mais seguro e correto.

Agora, que tal repensarmos nossos valores e prioridades para focarmos com maior cuidado nossa integridade física, mental e emocional e, por que não dizer, também energética?

Sandra Hasmann

Sandra Hasmann

Naturóloga, coach e escritora, ministra cursos e palestras sobre problemas do universo feminino e autogestão. Atende em consultório ou empresas. E-mail - sandrahasmann@hotmail.com / Blog - www.sandrahasmann.blogspot.com

Saiba mais sobre mim