Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

Tudo sobre Chakras

Sete centros energéticos que comandam nossa vida

 
Imagem:Shmeljov, via Bigstock Photo

Os sete centros energéticos, chamados Chakras, podem proporcionar um estado físico, mental e emocional de equilíbrio perfeito e têm uma função muito útil para nossa evolução em direção à harmonia interior. Cada um dos sete Chakras está associado a diferentes sentimentos, emoções, desejos ou medos. Todos guardam lembranças do que vivemos no dia a dia e que impactam os resultados de nossas metas."Todos guardam lembranças do que vivemos no dia a dia e que impactam os resultados de nossas metas."

Essas memórias que nos afetam negativamente são as situações de sofrimento ou traumas que vivemos desde que nascemos.

Conforme cada Chakra está com ou sem energia e conforme o grau de consciência com que lidamos com ele, isso irá despertar um comportamento diferente em nós. Eles são fundamentais na regulação de nosso organismo, proporcionando harmonia e equilíbrio entre o físico, o emocional e o mental, fazendo a ligação entre o corpo material e o mundo subjetivo.

Todos estes centros são distribuídos próximos e ao longo da coluna vertebral, voltados para os lados da frente e de trás do corpo. Sua forma se assemelha a uma antena parabólica. Os Chakras são ligados a:

  • a cores diferenciadas;
  • a uma corrente elétrica específica;
  • ao gosto, para saborear a vida;
  • a uma nota musical;
  • a aromas;

Estes centros energéticos têm uma percepção que funciona como um radar. Percebem o mundo em volta e sofrem o impacto emocional e energético de acontecimentos e pessoas à nossa volta.

Chakras revelam qual área da sua vida precisa de atenção

Chakras revelam qual área da sua vida precisa de atenção
Desarmonia em pontos energéticos do corpo reflete o que você está fazendo de errado

Também funcionam como verdadeiras usinas de irradiação de energia, emoções e pensamentos geradas por nós de forma consciente ou não. Atuam sobre as glândulas, integram as emoções ao corpo e, conforme o nosso estado emocional, enviam mensagens às glândulas para que secretem ou não seus diferentes hormônios.

Abaixo, foram abordados todos os sete principais Chakras, um por um, para que você tenha uma pequena ideia e possa compreender como eles funcionam, para que servem e de que forma. Munido destas poucas informações, você pode começar a mudar sua disposição, seu humor e desenvolver melhor o seu autoconhecimento.

 
Imagem: Regina Restelli

1º Chakra: Básico ou Mulãdhãra

Localizado na base da coluna dorsal (região do Cóxi)

Sua cor correspondente é o vermelho e, neste centro, são ativadas a vida e a força. Ele trata também de bens materiais, prisão de ventre, raiva, medo de perder algo, prazeres sensoriais como comida, bebida e muitos outros. Seu hipofuncionamento (baixa energia) pode gerar ações que girem em torno de pouca resistência física, insegurança, falta de força de vontade e até a sensação de não pertencimento. Neste Chakra ficam presas todas as energias inferiores e densas (ódios, invejas, olho gordo, magias) que são mandadas para nós ou que adquirimos em lugares e convivência com pessoas de comportamentos negativos.

+ Cheiros para amenizar ferias emocionais

2º Chakra: Umbilical/Sexual ou Svãdhishthãna

Localizado logo abaixo do umbigo

Sua cor correspondente é o laranja e seu principio básico é a reprodução criativa do ser e o paladar. O funcionamento falho deste Chakra comumente tem início na puberdade. Em desarmonia, traz disfunções sexuais, problemas de pele, hemorróidas, problemas renais, falta de autoestima, problemas com o feminino, obsessão, abusos e poder pessoal baixo - como não acreditar em si mesmo, entre outros distúrbios muito frequentes na dinâmica da vida moderna.

+ Por que você tem dificuldade de se amar e cuidar de si mesmo?

3º Chakra: Plexo Solar ou Manipura

Localizado abaixo do esterno

Sua cor é o amarelo solar e ele é o centro de sabedoria e do conhecimento. Representa o nosso centro de força e criatividade. O terceiro Chakra esta ligado à mente, e esta é a razão pela qual quando recebemos um choque mental ou passamos por uma emoção forte, sentimos a reação neste ponto, ativando as células glandulares no estômago, fígado, rins e pâncreas. Ele é portador de nossas emoções e se estiver em desarmonia podemos estancar nossos sentimentos gerando assim problemas digestivos, bulimia, pancreatite/diabetes, artrite e muito mais.

+ O corpo fala, você quer ouvir o seu?

4º Chakra: Cardíaco ou Anãhata

Fica no meio do esterno/peito, liga corpo físico e espiritual

Sua cor predominante é verde claro, mas nas questões do amor é de cor de rosa. A função de seus sentidos é o tato. Sua glândula correspondente é o timo, que entre outras coisas fortalece o sistema imunológico. A tarefa deste centro é unir em harmonia os três centros inferiores - físicos e emocionais, aos três centros superior - mentais e espirituais. Seu símbolo é o hexágono, que demonstra plasticamente como as energias dos Chakras inferiores e superiores se penetram mutuamente.

Quando o seu Chakra do coração esta em total harmonia com os demais Chakras, você se torna um canal do amor universal. Você ama com vontade de dar alegria sem esperar nada em troca pois se sente realizado em poder ver o outro feliz. E o contrário, quando está em desarmonia, nos sentimos afetados pelos fatos e vitimizados por eles. Ficamos tristes e deprimidos, com medo de sermos rejeitados e excluídos. Esta desarmonia nos causa em alguns casos problemas respiratórios, problemas nas mamas, dores nas costas e nos ombros. A abundância e a prosperidade se manifesta neste centro de energia.

+ Ho'ponopono: 4 frases para curar seus relacionamentos

5º Chakra: Laríngeo ou Vishuddha

Fica na base da garganta, é o centro de poder e entusiasmo

Sua cor é azul-real claro e este centro esta ligado à glândula tiroide. Afeta o poder da fala, é a ligação entre o nosso mundo interior com o exterior. O poder das palavras são lançadas para fora do centro de poder e estão sempre prontas para serem concretizadas. Se criticamos, elogiamos ou falamos palavras de amor, nossas próprias palavras pronunciadas vão trazer a mesma coisa para nossas vidas. É aqui também que entramos em contato com nossa voz interior e com a escuta. Sentimentos de culpa e de medo inconsciente, manipulação, timidez, crenças de inferioridade, de um mundo violento e humilhante são os sintomas de um mal funcionamento.

+ Sua vida pode ser resultado de suas crenças e palavras

6º Chakra: Frontal ou Ãjnã

Situa-se entre as sobrancelhas e é chamado de terceiro olho

Este é o olho que nos permite ver perceptivelmente e esta ligado a glândula pineal. A sua cor é anil-índigo. Este centro liga todos os cinco sentidos, audição, tato, olfato, paladar, visão e executa nossa capacidade mental, imaginação, memória - compreender conceitos, por ideias de forma pratica. É o maior centro de comando do sistema nervoso central, no corpo físico. Problemas relacionados ao seu mal funcionamento passam por medos de ser julgado, rigidez, pensamentos negativos e destrutivos, problemas de visão, dores de cabeça, falta de concentração e confusão mental, entre outros.

+ Pensamentos negativos podem prejudicar suas conquistas

7º Chakra: Coronário ou Sahasrãra

Localizado no ponto mais alto no centro da cabeça

Seu vórtice abre para cima. Seu princípio básico é a nossa conexão com o universo/ espiritual. Sua cor é purpura ou violeta variando de claro para escuro e seu símbolo é o lótus da 1.000 folhas. Problemas emocionais comuns na disfunção deste centro energético é a incapacidade de acreditar na vida, apegos, ausência de fé, falta de inspiração, problema nos ossos e no sistema músculos e nervoso.

+ Quais armadilhas inconscientes travam sua vida?

Cada Chakra nos liga a uma dimensão diferente do nosso eu como nos percebemos. Este, é um estudo muito amplo e vale aprimorar mais nossa atenção e aprendizado.

Plantas equilibram os sete Chakras principais do corpo

Plantas equilibram os sete Chakras principais do corpo
Fitoenergética utiliza energia das ervas para prevenir e curar doenças

Há várias maneiras de se harmonizar os Chakras - trabalhando determinadas posturas físicas e exercícios de respiração ou também por meio do autoconhecimento. Os Chakras são o espelho de nossos comportamentos positivos ou negativos e, para potencializá-los, podemos fazer através da escolha consciente e adequada uma mudança de comportamento que impactará diretamente sobre eles. A mais importante ferramenta de harmonização é buscar, todos os dias, o silêncio interno, almejando a meditação que organizará todos os seus Chakras naturalmente.

+ Restaure o equilíbrio com o Yoga dos Chakras

É possível fazer um estudo de medições dos Chakras com a Radiestesia e mostrar claramente o que esta acontecendo em nosso inconsciente. Podemos também após constatar os distúrbios, limpá-los e potencializá-los. Munidos das informações que acarretam a disfunção é possível alcançar mais equilíbrio nestes centros de energia vital utilizando algumas ferramentas diárias de autocura.

Procure mais informações sobre o que gostaria de fazer para poder escolher seu exercício de autoorganização e se livrar das instabilidades energéticas, mentais e emocionais que habitam em você. Um Chakra vitalizado e harmonizado nos deixa aptos a lidar com um ambiente desorganizado e com condições externas desafiadoras, sem comprometer nosso equilíbrio físico, mental e emocional.

Como harmonizar os sete Chrakras

Regina Restelli, autora do artigo, oferece uma meditação guiada para equilibrar os sete principais Chakras do corpo.

+ SOBRE CHAKRAS

Desvendando o significado dos Chakras

Posturas de Yoga para equilibrar Chrakras
Equilibrar Chakras pode aumentar a libido

Os Chakras menos conhecidos

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação. Saiba mais »

contato: sanatkumara.tera@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS