Terapias naturais para grávidas

Confira dicas para ter uma gestação mais tranquila

Terapias naturais para grávidas

Para ter uma boa gestação e usufruir de uma gravidez tranquila, as futuras mamães podem apostar em terapias naturais. Algumas técnicas ajudam a reduzir a ansiedade, os medos e as angústias comuns nessa fase. Afinal, durante a gestação, a barriga e os seios crescem, enjoos e náuseas são seguidos de dores nas costas, ocorrem inchaço nas pernas e o sono muitas vezes é incontrolável.

As terapias ajudam a aliviar os problemas que uma gravidez pode acarretar, funcionando como alternativas e coadjuvantes à medicina tradicional. Mas antes de iniciar qualquer método ou tratamento desse tipo é necessário consultar sempre seu médico e conversar a respeito do assunto.

Drenagem linfática

É normal durante a gestação a mulher ter maior retenção de líquidos e uma maneira de aliviar esse quadro é por meio de sessões semanais de drenagem linfática, que devem ser ministradas por um fisioterapeuta. Geralmente não é indicada pelos médicos nos três primeiros meses e no último mês da gestação. Também não é aconselhável para grávidas com hipertensão não controlada, trombose venosa profunda, problemas de insuficiência renal e infecções agudas. Antes de iniciar suas sessões de drenagem, converse com um médico a respeito.

Reiki

O Reiki é uma terapia segura, que pode ser feita durante toda a gravidez. No início ajuda a aliviar o estresse e o desconforto causado por enjoos, insônias e náuseas. Durante a gestação ajuda a diminuir a ansiedade até próximo do parto, deixando a mamãe mais tranquila e segura para ter o seu bebê. Depois do nascimento, o Reiki ajuda a tranquilizar a mente e absorver melhor as novas sensações e emoções que surgirão com a chegada da criança.

Shiatsu

Durante a gravidez, o shiatsu pode ajudar a aliviar diversos sintomas como dores nas costas, tensões musculares, dor ciática, pernas pesadas e cansadas, hipertensão, ansiedade e depressão, entre outros. As grávidas devem procurar um profissional qualificado e responsável na prática, já que alguns pontos não devem ser pressionados, pois podem induzir o aborto. É aconselhável fazer uso da terapia do terceiro ao oitavo mês de gestação, com prévia autorização do médico. Após o parto, o shiatsu ajuda a equilibrar a energia e traz uma recuperação mais rápida para a mãe.

Aromaterapia

É a terapia que utiliza os óleos essenciais das plantas para a obtenção de saúde, equilíbrio e bem-estar. Os óleos são 100% puros e extraídos das diversas partes das plantas (raízes, sementes, folhas, frutos, cascas e resinas). Os ingredientes dos óleos aromáticos entram no corpo através da inalação do aroma ou são absorvidos pelos poros da pele, através da corrente sanguínea, e levam os benefícios para todo o corpo.

Florais

Cromoterapia

Os florais ajudam a trazer equilíbrio e bem estar emocional, permitindo que a futura mamãe possa lidar melhor com o medo, a insegurança e a ansiedade. Ajudam a relaxar, acalmar e melhorar o sono. Os resultados dessas práticas ajudam as mamães a manterem a qualidade de vida com equilíbrio entre corpo, mente e espírito, sendo que isso também é sentido pelo bebê que se desenvolverá mais saudável e tranquilo.

A Cromoterapia é a terapia que utiliza as cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. As cores atuam no nosso corpo, principalmente em nossos campos de energia (chakras), fortalecendo e equilibrando-os.

Solange Lima

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo.