Carregando pagina

Amor > Separação

Terapias naturais para enfrentar um término

Métodos ajudam a superar e recomeçar após o fim da relação

 
Imagem: Foter

"Quem pagará o enterro e as flores se eu me morrer de amores?", disse o grande e intenso poeta Vinicius de Moraes, em sua bela canção "A Hora Íntima". Mas é possível morrer de amor? Quase. Quando terminamos um relacionamento, sentimos uma dor muito profunda. É como se o mundo desabasse e nos sentíssemos sem chão. É uma dor física e emocional - sentimos um profundo aperto no peito e pensamos que nada mais faz sentido, que todos os planos caem por terra e que nunca mais amaremos ninguém ou nos envolveremos novamente. Mas porque essa dor é tão difícil, tão subjetiva e objetiva ao mesmo tempo?

Pensar somente no passado e no futuro é sinal de ansiedade

Talvez a maior sabedoria esteja em reavaliarmos, de fato, as bases sobre as quais construímos nossos relacionamentos. A maioria das relações é pautada pela lógica do preenchimento, de acordo com a qual buscamos que o outro nos preencha e idealizamos preenchê-lo e mudá-lo."A maioria das relações é pautada pela lógica do preenchimento, de acordo com a qual buscamos que o outro nos preencha e idealizamos preenchê-lo e mudá-lo."

Em vez disso, deveriam ser baseadas na troca mútua - o outro não "arranca um pedaço" nosso quando se vai, mas nos faz entender que esteve presente em nossa vida o tempo necessário para evoluir conosco.

Além disso, é comum sofrer pelo que não foi vivido, pelos planos que foram feitos, mas não se concretizaram. Estamos o tempo todo voltados para o que ocorreu no passado e para o que estava planejado para o futuro, o que nos leva a um grau de ansiedade muito intenso. Com isso, perdemos a magia do instante atual: o presente, uma verdadeira dádiva.

Tratamentos naturais atenuam dor emocional e trazem libertação

Quase sempre estamos cientes dessa teoria que permeia as relações, além de sabermos que, na grande maioria das vezes, as decepções são inevitáveis, mas são o caminho para a nossa evolução."as decepções são inevitáveis, mas são o caminho para a nossa evolução."

No entanto, não é sempre que essa teoria funciona ou que conseguimos colocá-la em prática. O que fazer, então? A leitura de um bom livro pode ajudar bastante, assim como um ombro amigo que nos acolha e console. E, para passarmos mais fortes e conscientes por essa etapa, podemos fazer uso de terapias naturais como Florais, Aromaterapia, Massoterapia e Frequenciais Quânticos, entre outras, através da indicação de profissionais como naturólogos e outros especialistas.

Veja, abaixo, algumas dicas gerais sobre cada uma destas terapias. As dosagens, assim como a melhor sinergia (combinação de florais ou óleos), devem ser orientadas por um especialista.

Florais de Bach

  • Star of Bethlehem - Indicado para situações de choque e trauma, tanto recentes quanto ocorridas há tempos.
  • Larch - Ameniza a insegurança, a baixa autoestima e a falta de autoconfiança, que nos faz projetar para si os fracassos e maus desempenhos.
  • Impatiens - Recomendado para momentos de ansiedade, impaciência, intolerância e irritação, aliviando a tensão que se acumula geralmente na região do peito. Diminui a tendência de pensar apenas no momento futuro, correndo à frente das experiências.
  • Honeysuckle - Para os que estão sempre falando dos relacionamentos passados, vivendo no passado, e são incapazes de lidar com a realidade.
  • Wild Rose - Para momentos de resignação, falta de esperança, apatia e também baixa autoestima.

Florais da Califórnia

  • Bleeding Heart - Contribui com o desapego emocional, a aceitação ao fim de um relacionamento e o desenvolvimento de mais liberdade e objetividade nos relacionamentos. Atenua a codependência emocional.
  • Fuchsia - Ajuda a expressar sentimentos de forma mais profunda e genuína. Enfrenta as sensações de raiva, pesar e rejeição.
  • Borage - Proporciona uma alegre coragem, aliviando o aperto ou o pesar que oprimem o coração.
  • Chamomile - Ameniza os traumas emocionais ou a propensão a discutir em um relacionamento.

Frequenciais Quânticos

  • Traumavit - Indicado em especial para pessoas que sofreram quaisquer tipos de traumas e necessitam apagar estas lembranças, sejam elas antigas ou recentes. Além disso, alivia a depressão e melhora o rendimento mental.
  • Neurovit - Ameniza ansiedade, agitação, agressividade e angústia, além de combater depressão, insônia e estresse. Reduz alterações bruscas de humor e comportamento.

Massoterapia

  • Massagem com Pedras Quentes - É uma técnica que utiliza pedras vulcânicas quentes, que serão aplicadas ao corpo por meio de técnicas de massoterapia. Trabalha efetivamente a circulação sanguínea, reduzindo os níveis de ansiedade, tensão, apreensão, agitação e ainda aliviando dores musculares. Levando o clients a um estado de harmonia, serenidade,relaxamento e paz interior.

Aromaterapia

  • Óleo Essencial de Lavanda - Indicado para quadros de insônia, atuando como calmante e antidepressivo. Proporciona a sensação de acolhimento ("colo de mãe").
  • Óleo Essencial de Gerânio - Restaura e mantém a estabilidade emocional, sendo indicado também para momentos de ansiedade e medo.
  • Óleo Essencial de Litsea Cubeba - Revitaliza e reanima o humor, servindo como antidepressivo e estimulante.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Giane Honorato

Naturóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Possui pós-graduação em Iridologia Alemã e Método Rayd, e em Fitoterapia Clínica e Nutracêutica. Saiba mais »

contato: gianenaturologa@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS