Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Terapia Energética Sensorial elimina mágoas e desânimo

Entenda como trabalho funciona e aprenda dicas para aplicar por conta própria

 
Imagem: Life of Pix

Você costuma se sentir cansado, desanimado, ansioso e sem disposição para as tarefas do dia a dia? Caso sinta identificação com esses sintomas, já procurou fazer alguma coisa para amenizar estas sensações? Ações simples podem lhe ajudar a ter uma vida equilibrada e com mais disposição.

Por meio de uma técnica chamada "Terapia Energética Sensorial", é possível interromper crenças limitantes que travam seu progresso, limpar sentimentos negativos e mágoas e prevenir doenças. O intuito é trazer para a consciência as questões que você precisa trabalhar para ter mais equilíbrio físico, energético e emocional.

Todas as doenças se manifestam primeiro em nosso campo energético e, depois, se instalam no físico se nada fizermos para evitá-las. Trabalhando nossos comportamentos repetitivos, pensamentos obsessivos, sentimentos e emoções de modo geral, a tendência é nos equilibrarmos, melhorando nossa qualidade de vida como um todo.

Como funciona a "Terapia Energética Sensorial"?

A ideia deste trabalho é despertar algumas sensações através dos cinco sentidos (olfato, audição, paladar, visão e tato), por meio de técnicas como Aromaterapia Tradicional e Vibracional, Cromoterapia, Florais de especiarias e Reiki, aliando músicas e Meditações guiadas (ouça aqui uma) durante a sessão.

A duração da consulta é de 40 minutos e o ideal é que a pessoa faça 6 sessões ao todo. O tratamento começa com uma breve anamnese, ou seja, o especialista identifica os problemas a serem trabalhados, avaliando cada paciente individualmente. Depois disso, a pessoa começa a fazer uso das técnicas mais indicadas para seu caso. Ela deita na maca e recebe o Reiki e a Cromoterapia (com as cores indicadas para tratar suas questões). A sala também é preparada com os aromas voltados para seu caso. Por último, o especialista realiza uma Meditação Guiada, no intuito de aprofundar as questões relacionadas ao momento do paciente. Como acompanhamento do tratamento, a pessoa ainda leva para casa uma garrafa de água solarizada, previamente preparada com óleos vibracionais para tomar durante a semana da consulta.

Para quem serve essa terapia?

Todas as pessoas que sentirem vontade de experimentar são bem-vindas! Apesar da "Terapia Energética Sensorial" (TES) precisar ser feita por um terapeuta, para que seu caso seja avaliado e trabalhado individualmente, você pode incorporar algumas dicas fáceis para usar na rotina e obter alguns benefícios. Veja abaixo.

Aromas resgatam boas lembranças

 
Imagem: Istock

Uma das técnicas usadas na Terapia Energética Sensorial é a Aromaterapia. Afinal, quem não se sente acolhido quando chega a um local e inala um aroma que remete a boas lembranças ou momentos vividos? Por exemplo: o cheiro de erva cidreira pode fazer com que seja resgatada a memória afetiva (e olfativa) do aroma emanado pelo chá que a avó fazia."o cheiro de erva cidreira pode fazer com que seja resgatada a memória afetiva (e olfativa) do aroma emanado pelo chá que a avó fazia."

E isso vai ajudar você a sentir as emoções positivas proporcionadas por esta lembrança, aumentando sua sensação de bem-estar e fazendo com que deixe de lado, ao menos por alguns momentos, as preocupações.

Mas vale lembrar que os aromas não resgatam apenas a memória olfativa. Os óleos essenciais trabalham questões específicas, em conjunto. No caso do Capim-Limão, a pessoa também estaria aproveitando os benefícios que este óleo proporciona. São eles: ajuda a diminuir o cansaço físico e mental e a falta de concentração, é sedativo e antidepressivo, melhora a insônia, libera raiva e emoções. Veja aqui como usar o óleo de Capim-Limão.

Para que você faça uso da Aromaterapia por conta própria, tente lembrar quais cheiros proporcionam boas lembranças ou estiveram presentes em momentos importantes da sua vida. Pode ser o aroma que o faz lembrar da pessoa amada ou dos filhos, o cheiro de alguma comida ou tempero que marcou sua infância, etc. Depois disso, utilize algum óleo essencial que tenha o mesmo odor - ou um aroma parecido. Veja abaixo algumas sugestões.

Qual cheiro ativa suas lembranças?

Qual cheiro ativa suas lembranças?
Hortelã: este aroma refresca e ajuda a tratar problemas físicos e emocionais. Veja aqui como usar.
Qual cheiro ativa suas lembranças?
Baunilha: diminui a sensação de vazio e trabalha problemas na relação com a mãe. Aprenda a usar.
Qual cheiro ativa suas lembranças?
Laranja: ameniza estresse, doenças e ainda faz bem para a pele. Descubra aqui mais benefícios e forma de uso.
Qual cheiro ativa suas lembranças?
Eucalipto: com aroma mentolado, substância ameniza asma e falta de ar. Descubra aqui outros benefícios.
Qual cheiro ativa suas lembranças?
Café: aroma da bebida melhora humor e traz lembranças agradáveis. Saiba mais aqui.
Qual cheiro ativa suas lembranças?
Bergamota: auxilia no entendimento das emoções e ameniza a ansiedade. Veja aqui como.
Qual cheiro ativa suas lembranças?
Lavanda: ameniza estresse e ajuda a relaxar. Descubra como usar a seu favor.

Cores trazem energia

As cores estimulam nosso dia a dia, trazendo mais energia e disposição. Por este motivo, a Cromoterapia é uma outra técnica utilizada no TES. Nos atendimentos, é feita uma investigação sobre as principais queixas da pessoa (sejam físicas ou emocionais). Depois, o especialista trabalha as cores específicas para cada caso.

Uma boa forma de você descobrir qual cor precisa no momento é fazendo o teste ao lado. Depois disso, utilize os tons indicados no seu dia a dia, seja em roupas, acessórios, lâmpadas ou até decoração de algum ambiente no qual permaneça muito tempo.

Florais de especiarias

É um sistema floral que transforma e transmuta as emoções, além de trabalhar mais profundamente os líquidos do corpo físico. É um profundo mergulho no próprio ser, para crescimento e evolução emocional e espiritual.

Cada especiaria tem uma função específica e deve utilizada com acompanhamento de terapeuta. Por exemplo, o floral de especiarias de hibisco vai trabalhar a irritabilidade e os medos, além de devolver a autoestima, despertando a natureza feminina. Para saber mais detalhes desse sistema floral é necessária a consulta com um terapeuta para identificar qual essência é mais indicada para seu momento.

+ Descubra aqui como usar os florais em diferentes momentos da sua vida.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS