Carregando
PUBLICIDADE

Saúde > Prevenção e Cuidados

Tenha uma boa noite de sono

Dicas para relaxar profundamente e acordar com mais disposição

Por: Katia Leite

 

A vida agitada de nossos dias talvez tenha nos afastado de verdades muito simples. Diversas preocupações que enfrentamos em nosso dia-a-dia podem ser muito melhor resolvidas se tomamos consciência da necessidade de uma boa noite de sono. Quantas vezes nos deparamos com uma situação difícil que nos exige reflexão e esta preocupação não nos deixa dormir? No dia seguinte, exaustos e estressados, temos ainda menos condição de resolver a questão e a tendência é de que se crie uma "bola de neve" que nos leva, inevitavelmente, a uma decisão não ponderada. Por outro lado, quando algo nos incomoda e nos entregamos a uma boa noite de sono muitas vezes acordamos com a mente mais clara e boas sugestões "surgem" ao despertar. Enquanto dormimos muitos aspectos de nosso metabolismo descansam, ao passo que outros, ligados à limpeza e à recuperação, entram em plena atividade. Dormir - à noite e no escuro - é muito importante para a manutenção de uma vida saudável.

Mas, o que fazer para não cair na armadilha da preocupação que nos tira o sono? Algumas dicas importantes podem ser seguidas. Definir o horário que vamos para cama diariamente é uma boa estratégia e depende de um controle do horário em que nos desligamos de nossas atividades, seja na rua, em casa no computador ou na televisão, ou em nossa convivência social. Além disso, para preparar o sono, podemos nos utilizar de estratégias muito simples, como um banho relaxante, uma técnica básica de respiração, a aromatização do quarto com um óleo essencial, uma breve meditação, escutar uma música ou mantra ou fazer uma imaginação dirigida. O importante é você descobrir o que te acalma e relaxa. Abrace uma bela noite de sono e o dia seguinte te receberá muito melhor!

Sugestões para obter uma noite de sono profundo e relaxante:

  • 1O banho antes de dormir pode ser um importante aliado do sono para a maioria das pessoas, aquecendo no inverno e refrescando nas noites quentes. Mas é importante que você se observe: há pessoas que despertam com o banho!
  • 2Receber uma massagem é sempre muito relaxante, mas na impossibilidade de isso ocorrer, dedique alguns minutos antes de dormir massageando os seus próprios pés.
  • 3Deitado de barriga para cima coloque suavemente suas mãos abaixo do umbigo. Respire lenta e profundamente procurando "empurrar" suas mãos com a barriga. O ideal é que o seu peito mova-se minimamente. Insufle o ar e segure a respiração pelo tempo que puder. Ao expirar, sopre pela boca todo o ar que conseguir. Repita este ciclo sete vezes. Você se surpreenderá com o nível de relaxamento que este exercício respiratório tão simples promove!
  • 4Coloque no quarto onde vai dormir um aromatizador, de preferência elétrico, com três gotas de óleo essencial de lavanda. Se você não tiver o aromatizador pode pingar uma gota do mesmo óleo debaixo de seu travesseiro.
  • 5Meditar antes de dormir pode ajudar muito.
  • 6Desligue a TV! Dormir embalado pelos programas televisivos pode não ser a melhor opção. Se você tiver este hábito, substitua-o por música suave ou mantras usados para meditação.
  • 7Dirigir sua imaginação para ambientes e situações relaxantes e acolhedoras também pode ser um aliado excelente na hora de dormir. Visualizar paisagens, pensar em si mesmo tomando um banho de mar ou caminhando numa estrada agradável pode ajudar a afastar outras imagens e pensamento recorrentes.

Se após estas tentativas você ainda tiver dificuldade para dormir, procure um profissional que possa orientar alguma terapia não invasiva, como a terapia floral, a hidroterapia, a massoterapia, a auriculoterapia, a arte integrativa, a automassagem, a reflexologia entre outras. A natureza oferece muitos elementos que podem melhorar seu sono e, em conseqüência, sua qualidade de vida.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Katia Leite

Com formação universitária em Naturologia, dedica-se a atendimentos individuais e em grupo em São Paulo. Busca nos elementos da natureza os instrumentos que ajudam a manter e recuperar a saúde. Saiba mais »

contato: katiaaj@hotmail.com
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS