Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Tea Tree a favor da saúde

Óleo essencial é eficaz no combate a doenças

 

O Tea Tree, cujo nome científico é Melaleuca, é um dos óleos essenciais mais versáteis e conhecidos. A substância apresenta inúmeros benefícios e funciona como bactericida, fungicida, cicatrizante, antisséptico, antiviral, inseticida e imunoestimulante. Na indústria cosmética é utilizado em cremes, produtos para tratamento de acne, shampoos para prevenção de caspa e seborréia, além de desodorantes, já que seu aroma é forte e refrescante.

O Tea Tree tem uma particularidade interessante: é um dos únicos que pode ser utilizado diretamente sobre a pele. Um dos benefícios mais conhecidos do óleo é seu efeito cicatrizante. Ele pode ser usado sobre picadas de insetos, brotoejas, micoses, fungos, dermatites, aftas, herpes, pé-de-atleta, verrugas, dores de dente, infecções vaginais, assaduras de bebês, entre outros.

Se você tem filho pequeno em casa, livre-se das bactérias aplicando uma gota da substância na lavagem de fraldas e louças dos bebês. O óleo ainda pode ser usado para higienizar banheiros, pias e vasos sanitários. Nesses casos, aplique apenas uma gota misturada em água e use como desinfetante. Isso também vale para quem costuma usar banheiros públicos. Antes de utilizá-lo, pingue uma gota no vaso sanitário e logo depois espalhe com papel higiênico, para desinfetar o local. Por esse motivo, recomendo que o Tea Tree seja carregado na bolsa, para casos de emergência.

O óleo essencial ainda auxilia as defesas do organismo. Por isso ele pode ser utilizado nos processos de quimioterapia e radioterapia, já que protege a pele contras as queimaduras do tratamento e regenera os tecidos cicatrizados. Além disso, o Tea Tree é um aliado para pessoas muitos suscetíveis a gripes, resfriados e pacientes soropositivos, pois ajuda a aumentar a imunidade. Faça um aromatizador de ambiente com óleo essencial de Tea Tree e borrife no quarto ou próximo da cama do paciente, duas vezes ao dia. Você também pode misturar água com algumas gotas de Tea Tree no aromatizador elétrico.

Doenças de verão

No verão, precisamos ter mais cuidado com nossa saúde e, principalmente, com a pele. É nessa época do ano que surgem micoses, dermatites, assaduras e brotoejas. Confira abaixo algumas dicas para evitar que esses problemas apareçam.

  • Combate de micoses, dermatites e brotoejas

Faça uma mistura com 50 ml de creme base neutro e 3 gotas de tea tree + 3 gotas de lavandim. Para evitar micose de unha nos salões de cabeleireiros, utilize sempre seu material e desinfete com uma gota de Tea Tree antes do uso. O óleo ainda pode ser usado como emoliente de cutículas, deixando-as mais macias.

  • Combate à acne

Caso a acne esteja localizada no rosto, utilize 50ml de uma base gel neutra e misture com 3 gotas de Tea Tree + 3 gotas de pau rosa.

  • Contra caspa e seborreia

Pingue de 3 a 5 gotas de Tea Tree no shampoo, de preferência neutro e sem sal.

  • Diga não à sudorese

Utilize uma gota do óleo em cada axila, caso o problema seja muito sério.

  • Pele lisinha

Para evitar que os pêlos encravem, faça uns dias antes da depilação uma esfoliação com um esfoliante neutro ou natural, à base de cloreto de sódio cristalizado e algumas gotas de Tea Tree.

  • Bebês

Nas assaduras de bebês, use um óleo, que deve ser de origem vegetal, de sementes de uva ou de amêndoas doces e misture 2 gotas de óleo essencial Tea Tree. Depois disso, passe na pele da criança.

Antes de aplicar o óleo no rosto ou corpo, faça um teste para verificar se você apresenta sensibilidade à substância. Basta diluir uma gota em água e aplicar na pele. Consulte sempre um aromaterapeuta para sua orientação.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS