Carregando pagina

Carreira e Dinheiro > Aperfeiçoamento Profissional

Tai Chi Chuan para realizar no trabalho

Exercício simples combate estresse e pode ser feito durante expediente

 

Você sabia que o Tai Chi Chuan também pode ser colocado em prática no seu ambiente de trabalho? Para ter uma ideia rápida e compreender o porquê, saiba que nos processos de formação dos guerreiros de Tai Chi Chuan antigos, os treinamentos visavam:

1 - Fortalecimento corporal

2 - Equilíbrio emocional

3 - Capacidade de suportar momentos de estresse

4 - Resistência a embates físicos e psicológicos

5 - Capacidade de decisão rápida e efetiva

6 - Clareza mental

7 - Discernimento

8 - Formação ética de alto nível

9 - Sentido de grupo e hierarquia

10 - Sentido de ideal familiar

Se observarmos cada um destes itens, vamos perceber que há uma equivalência com as necessidades dos funcionários de empresas na atualidade. Inclusive o vocabulário utilizado pelos sistemas de treinamento de hoje coincidem com o que os mestres do passado utilizavam para formar seus guerreiros.

Sendo assim, a arte marcial Tai Chi Chuan serve a propósitos bem definidos dentro das empresas, colaborando para que as pessoas de todos os setores possam conquistar os requisitos citados acima e ocupem suas posições, quaisquer que sejam elas, de maneira agradável, colaborativa e participativa. Essa arte milenar ainda ajuda os funcionários a se conscientizarem sobre seu valor pessoal e, ao mesmo tempo, a servir a empresa.

O Tai Chi Chuan conduz o aprendiz, em primeiro lugar, a tomar consciência de si mesmo, de seu corpo e de seus limites. De forma gradativa, o praticante também aprende a superar suas dificuldades, sem correr riscos corporais ou psicológicos. A ênfase colocada em movimentos suaves, contínuos e circulares permite que o aluno se exercite sem estresse, conheça seu corpo, aprenda a respirar e se mantenha no "centro" o tempo todo.

Exercício de Tai Chi Chuan para fazer no trabalho

Que tal aproveitar os benefícios da técnica, por meio de um exercício chamado "Abraçando a árvore"? Qualquer um pode colocar em prática no ambiente de trabalho ou antes de sair de casa. O resultado será mais calma interior, equilíbrio e tranquilidade.

  • 1Em pé, com os pés paralelos na abertura dos ombros, flexione um pouco seus joelhos, deixando a coluna bem ereta e os ombros relaxados. Sinta como se um fio lhe suspendesse desde o topo da cabeça, permitindo que sua coluna cresça um pouco, e vá alongando a musculatura das costas suavemente.
  • 2Mantenha os ombros relaxados, levante os braços e os arredonde na frente do corpo, como se estivesse abraçando uma árvore. A altura das mãos não deve ultrapassar a altura do peito. O peso dos braços deve permitir que os ombros permaneçam relaxados.
  • 3Respire tranquila e profundamente nessa posição, e olhe para um ponto imaginário entre as mãos. Deixe que os pensamentos fluam e não se apegue a eles.
  • 4Permaneça na posição de 5 a 10 minutos, sentindo o peso dos braços, mas sem tencionar os ombros. Vale a pena experimentar!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Angela Soci

É Professora de Tai Chi Chuan e representante da Família Yang no Brasil e na América Latina, através do Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center São Paulo. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS